Champions: três campeões nacionais no caminho do Chelsea

Sorteio coloca Chelsea e Juventus no mesmo grupo (Foto: UEFA.com).

Foram definidos hoje, em sorteio realizado em Mônaco, os grupos da UEFA Champions League 2012/2013. O Chelsea, atual campeão, caiu no Grupo E, ao lado de Shakhtar Donetsk, Juventus e Nordsjælland. Se o grupo pode não ser considerado dos mais fáceis, os Blues podem ficar pelo menos aliviados por terem escapado de um temível ‘grupo da morte’. Posto esse que deve ficar com o Grupo D. Um fato curioso é que os londrinos terão pela frente três campeões nacionais.

A equipe ucraniana é a atual campeã de seu país e conta com os brasileiros Fernandinho, William, Douglas Costa, Alan Patrick, Alex Teixeira, Luiz Adriano e Dentinho. Campeão da antiga Copa da UEFA (2008/2009), o time da cidade de Donetsk não foi bem na última edição da UCL, ficando na última colocação do Grupo G, que contava ainda com APOEL, Zenit e Porto.

Já os italianos vêm de uma bela temporada, tendo conquistando o título nacional de forma invicta, depois de nove anos de jejum. A equipe de Turim já conquistou a Liga dos Campeões da Europa em duas oportunidades.

Completa o grupo o atual campeão dinamarquês. Uma das grandes surpresas dessa fase, o Nordsjælland desbancou o favorito FC København, ficando com o título nacional da temporada passada.

Além dos atuais campeões, o Pote 1 (dos cabeças de chave) continha ainda Barcelona, Manchester United, Bayern München, Real Madrid, Arsenal, Porto e Milan.

As 32 equipes foram divididas em oito grupos de quatro clubes cada (uma de cada pote), com a ressalva de que as equipes do mesmo país não podiam cair no mesmo grupo.

A primeira rodada da competição acontece nos dias 18 e 19 de setembro. A grande final está marcada para o dia 25 de maio do ano que vem, voltando ao Estádio Wembley depois de uma temporada.

O Chelsea estreia em casa, no dia 19 de setembro, contra o Juventus. O último jogo dos Blues na fase de grupos será em dezembro, contra o Nordsjælland. Confira o calendário do Chelsea na Champions League:

Juventus – 19 de setembro (C)*
Nordsjælland – 2 de outubro  (F)**
Shakthar Donetsk – 23 de outubro (F)
Shakthar Donetsk – 7 de novembro (C)
Juventus – 20 de novembro (F)
Nordsjælland – 5 de dezembro (C)

Confira como ficou a composição dos grupos

Grupo A = FC Porto, Dynamo Kyiv, PSG e Dinamo Zagreb

Grupo B = Arsenal, Schalke 04, Olympiacos e Montpellier

Grupo C = Milan, Zenit, Anderlecht e Málaga

Grupo D = Real Madrid, Manchester City, Ajax e Borússia Dortmund

Grupo E = Chelsea, Shakhtar Donetsk, Juventus e Nordsjælland

Grupo F = Bayern München, Valencia, Lille e BATE Borisov

Grupo G = Barcelona, Benfica, Spartak Moskva e Celtic

Grupo H = Manchester United, SC Braga, Galatasaray e CFR Cluj

*(C) – casa
**(F) – fora

Category: Competições

Tags:

Article by: Patrick Monteiro