O goleiro dos Blues, Petr Cech, falou ao site Pravo sobre a Premier League e confessou não estar nenhum um pouco surpreso com o equilíbrio da competição após doze rodadas. Para o tcheco, os melhores jogadores do mundo querem ir para a Inglaterra e com a negociação dos direitos de transmissão da liga – que ajudou encher os cofres dos times – grandes contratações são feitas não apenas pelos maiores clubes, mas também por equipes do meio da tabela. Além disso, o arqueiro crê que mesmo os times da ponta debaixo são complicados de se enfrentar e que essa dificuldade faz da liga a melhor do mundo.
“No começo da temporada eu já dizia que a disputa pelo título seria bem acirrada. Observe a quantidade de dinheiro que os times da Premier League gastaram em contratações. São valores inacreditáveis, e não apenas para os times da parte de cima da tabela, mas por todos os times. A Premier League é a melhor competição do mundo e os jogadores top querem vir jogar aqui. Eles não vão apenas para os maiores times agora, mas para todos os clubes,” o goleiro declarou.
Cech acha que a competitividade faz bem para a liga e que mesmo times com bom elenco se encontram em dificuldade. Além disso o goleiro citou o Manchester United, que pela primeira vez em 28 anos tem um técnico novo.
“A liga está ficando mais e mais competitiva e, por isso, mesmo o time em último na classificação tem um bom time. A diferença entre os times de cima e os times debaixo é muito pequena. Por exemplo, veja o Sunderland. Eles tiveram um começo ruim de temporada, foram ao fundo do poço, mas veja a qualidade dos jogadores que eles têm jogando pelo clube. Por isso qualquer time pode bater o outro e não é o caso de três ou quatro times dominarem o resto. (Já o Manchester United) ainda tem muitos jogos para fazer. Se você começa a temporada sem o técnico que dirigiu o time por mais de 25 anos, gera uma mudança enorme e era óbvio desde o começo que o novo treinador precisaria de um tempo para colocar suas ideias em prática e para que os jogadores se acostumassem com elas.”
“É muito importante ver como os jogos entre os melhores times terminarão e qual time perderá menos pontos para aqueles que são considerados mais fracos no papel. Isso será determinante,” concluiu Cech.