John Obi Mikel pegou uma suspensão de três jogos e multa de £ 60.000 por entrar no vestiário do árbitro Mark Clattenburg para enfrenta-lo após a polêmica derrota do Chelsea para o Manchester United no dia 28 de outubro, por 3×2. Mikel tinha sido informado por Ramires que Clattenburg tinha usado de comentários racistas durante a partida, as alegações de que mais tarde foram desmentidas.
Christopher Quinlan, executivo da Comissão Reguladora, explicou que a punição à Obi Mikel foi atenuada pela ‘falta de informação’:
“Na época em que ele ameaçou o árbitro, Mikel acreditava que o árbitro havia abusado racialmente dele. Se não fosse por isso a suspensão teria sido significativamente maior”.
Mikel aceitou acusação da FA de ‘usar palavras ameaçadoras e/ou abusivas e/ou insultos e/ou comportamento irregular no vestiário do arbitro’ e agora vai perder os jogos da Premier League contra o Sunderland e Southampton, bem como as quartas-de-final da Capital One contra o Leeds.
O sindicato dos árbitros, fez questão de demonstrar sua insatisfação com a ‘clemência’ de uma punição de ‘apenas’ três jogos contra Mikel.