Em um dos melhores jogos da Copa Africana de Nações até aqui, a Costa do Marfim enfrentou a seleção da Nigéria, no estádio Royal Bafokeng, e viu mais uma vez o sonho da segunda conquista continental de sua história ser adiado.
Com uma bomba de Emmanuel Emenike, em cobrança de falta de longa distância, os nigerianos abriram o placar aos 43 minutos do primeiro tempo. A bola passou pela barreira e o atacante do Spartak Moscou contou com a contribuição do goleiro Barry Copa para sair para o abraço. A forte marcação de Obi Mikel sobre Yaya Touré, somada as chances criadas por Victor Moses deram a Nigéria o domínio da partida nos primeiros 45 minutos, e a equipe de Stephen Keshi foi para o intervalo com a vantagem no marcador.
Precisando reverter a situação para evitar mais um vexame em competições continentais, os elefantes começaram a etapa final em busca do gol de empate e foram para cima das Super Águias. Logo aos cinco minutos, Didier Drogba cobrou falta e colocou a bola na cabeça de Tioté, que aproveitou para deixar tudo igual em Rustenburg. Melhor em campo, a Costa do Marfim quase chegou à virada no chute de Yaya Touré, aos 22, que parou na defesa de Enyeama.
Foi então que o castigo veio à tona para os marfinenses. Aos 33, Sunday Mba passou pela marcação e arriscou na entrada da área. A bola desviou na zaga e acabou encobrindo Copa.
Desesperado, o técnico tunisiano Sabri Lamouchi colocou o centro avante Lacina Traoré, de dois metros de altura. Mas as inúmeras investidas aéreas da equipe laranja não deram resultado e, mais uma vez, a Costa do Marfim deixou a CAN precocemente, após entrar como grande favorita do torneio.
Ficha técnica
Costa do Marfim: Barry Copa; Emmanuel Eboue, Didier Zokora, Souleman Bamba, Siaka Tiene; Cheick Tiote, Romaric (Lacina Traore – 38, 2°t.), Yaya Toure, Gervinho; Salomon Kalou (Max Gradel – 24,2°t.), Didier Drogba.
Gol: Cheick Tiote 50
Nigeria: Vincent Enyeama; Elderson Echiejile, Kenneth Omeruo, Godfrey Oboabona, Efe Ambrose; Sunday Mba, Ogenyi Onanzi, John Obi Mikel, Victor Moses (Joseph Yobo – 45,2°t.); 8-Brown Ideye, Emmanuel Emenike.
Gols: Emmanuel Emenike 43, Sunday Mba 78
Árbitro: Djamel Haimoudi (Argélia).