CAN 2013: Duelo que vale vaga na semi mexe com coração de torcedores dos Blues

Torcedores da Costa do Marfim esperam acabar com jejum de mais de vinte anos (Foto: goal.com).
Marfinenses esperam acabar com jejum de mais de vinte anos (Foto: goal.com).

Após a classificação já prenunciada de Gana sobre Cabo Verde e a eliminação da anfitriã África do Sul para a seleção de Mali, a fase de quartas de final da Copa Africana de Nações terá  prosseguimento neste domingo (3), com mais duas partidas que definirão os últimos semifinalistas do torneio. Liderada pela experiência de Didier Drogba, a seleção marfinense chega ao mata-mata da CAN 2013 com a melhor campanha da competição até o momento.

Donos do melhor ataque da primeira fase, os elefantes superaram Togo (2 a 1), Tunísia (3 a 0) e, com a vaga já na mão, esbarraram apenas na já eliminada Argélia, num jogo em que, mesmo perdendo os 100% de aproveitamento, o time do técnico francês Sabri Lamouchi demonstrou empenho e dedicação nos minutos finais para buscar o empate, após estarem perdendo por uma diferença de dois gols.

Com uma campanha mediana na fase de grupos, a Nigéria, dos Blues Kenneth Omeruo (emprestado ao ADO Den Haag), Victor Moses e John Obi Mikel, iniciou a CAN com dois empates por 1 a 1, contra Burkina Faso e Zâmbia. Desta forma, as “Super Águias” foram buscar a classificação na última rodada, contra a seleção da Etiópia. Os dois gols de pênalti de Moses mantiveram os nigerianos vivos na competição, mas o segundo lugar do Grupo C levaram os comandados de Stephen Keshi ao desagradável caminho dos marfinenses.

Mais do que um jogo entre favoritos e tradicionais, o público do estádio Royal Bafokeng presenciará neste domingo um duelo entre atuais e ex-jogadores do Chelsea. Se Omeruo, Moses e Mikel representam o clube londrino nesta edição da CAN, Didier Drogba e Salomon Kalou trazem consigo toda uma história de títulos e anos de dedicação à camisa azul. Vale lembrar que o artilheiro que veste a 11 foi um dos principais responsáveis pela conquista da inédita e obcecada taça da Liga dos Campeões da Europa, no ano passado.

Decisivo na reta final do principal torneio entre clubes do velho continente, Drogba foi peça fundamental nas classificações advindas contra Barcelona e Bayern de Munique. Neste último jogo, disputado na Allianz Arena, foi dele o gol que ressuscitou a equipe que perdia por 1 a 0 dentro do território rival, a poucos minutos do fim. Foi também dos pés do ex-centroavante do Olympique de Marseille que disparou-se o último tiro contra a meta de Manuel Neuer, na eletrizante decisão por pênaltis, que acabou com o longo jejum da equipe inglesa.

O seu companheiro, Salomon Kalou, pode não ter sido tão decisivo quanto, mas defendeu as cores do clube da capital por longos seis anos e ajuda a colocar um ponto de interrogação na cabeça dos torcedores dos Blues: para quem torcer nesta grande decisão? Os que fizeram história ou os que chegaram para tal.

Prováveis escalações

Costa do Marfim: Yeboah, Boka, Traore, K. Toure, Lolo, Romaric, Razak, Kalou, Bony, Konee e Drogba.

Nigéria: Enyeama, Ambrose, Omeruo, G. Obobona, Echiejile, Mikel, F. Ogude, Moses, S. Mbah, Uche e Emenike.

Burkina Faso e Togo encerram série de confrontos das quartas de final

Azarões. Assim podem ser chamadas as equipes que se enfrentam no segundo jogo deste domingo, fechando a fase de quartas de final da CAN 2013. Ao garantir o primeiro lugar do Grupo B, Burkina Faso não só conseguiu sua vaga como a melhor seleção da chave, como também eliminou os atuais campeões do continente africano. Vencedora da CAN 2012, a seleção de Zâmbia se despediu da África do Sul com três empates, sendo o último – o zero a zero contra os burquinenses-, determinante para tal fracasso no torneio continental.

Por outro lado, Togo teve a ingrata missão de sobreviver ao “Grupo da morte“. A derrota, logo na estreia, para a favorita Costa do Marfim, dava o indício de que a campanha da seleção de Emmanuel Adebayor não teria vida longa na terra dos “Bafanas Bafanas”. Mas, o triunfo, logo na segunda rodada, diante da irreconhecível Argélia, e o empate contra os tunisianos foram o suficiente para levar os “Gaviões” as quartas de final da competição.

É nesse clima de zebra, que burquinenses e togoleses fazem, às 16:30min, no estádio Mbombela, o duelo mais equilibrado desta fase, em busca de um lugar entre as quatro melhores equipes do continente.

Prováveis escalações

Burkina Faso: Diakite, B. Kone, Panandetiguiri, Koulibaly, Kone, Koffi, Rouamba, Traore, Pitroipa, Balima e Kabore.

Togo: Agassa, D. Djene, Nibombe, V. Bossou, Akakpo, Mamah, Amewou, Ayite, Romao, Adebayor e Gakpe.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.