Já classificada, a seleção da Costa do Marfim enfrentou a Argélia, no Estádio Mbombela, em Nelspruit, pela última rodada da fase de grupos da Copa Africana de Nações. Com a vaga e a primeira posição da chave já garantida, os elefantes entraram em campo sabendo que seu próximo compromisso seria contra a Nigéria, pelas quartas de final do torneio. Já as “raposas do deserto” não tinham mais chances de classificação e tentavam se despedir com honra da África do Sul.
Khaled Mouelhi desperdiçou um pênalti, aos 32 minutos de jogo. Mas, aos 19 da segunda etapa, o árbitro assinalou outra penalidade para os argelinos. E Sofiane Feghouli, que havia entrado dois minutos antes, cobrou e fez o primeiro gol da Argélia na CAN 2013. A equipe verde e branca ainda ampliou seis minutos depois, com Soudani, de cabeça.
Sem marcar em dois jogos, Didier Drogba enfim desencantou e, aos 32, também de cabeça, descontou para os marfinenses. O empate veio logo depois: aos 36, o atacante Bony Wilfried soltou uma bomba de fora da área e a bola desviou antes de ir parar no fundo das redes. O empate em 2 a 2 não alterou a situação de ambas as equipes no torneio. Os argelinos somaram seu primeiro e único ponto, e a única lamentação pelo lado laranja ficou por conta da perda dos 100% de aproveitamento na competição.
Empate dá classificação inédita para Togo
Togoleses e tunisianos duelaram na outra partida do dia do Grupo D, em busca da última vaga para a segunda fase. Os “gaviões” saíram na frente com Serge Gakpé, aos 13 minutos. De pênalti, Khaled Mouelhi empatou para a Tunísia, quando o cronômetro marcava meia hora de jogo. Mesmo precisando da virada, as “aguias de Cartago” não conseguiram chegar ao segundo gol, e o resultado acabou classificando o time de Emmanuel Adebayor, que agora enfrenta a surpreendente Burkina Faso. Esta é a primeira vez que a seleção togolesa avança à segunda fase da CAN.