A zebra rondou três dos quatro terrenos de jogo das quartas-de-finais do torneio olímpico de futebol, mas fez apenas uma vítima. Após a vitória fácil do Japão frente ao Egito, por 3 a 0, os favoritos México e Brasil suaram para superar seus adversários e garantirem classificação para a semifinal da competição. A única decepção ficou por conta da anfitriã Grã-Bretanha, derrotada pela Coréia do Sul.
Duas vezes atrás do placar, o Brasil venceu o surpreendente Honduras, por 3 a 2, e encara a Coréia do Sul por um lugar na final olímpica. Destaque para a atuação de Leandro Damião, especulado no Tottenham, que além de anotar dois gols ainda sofreu o pênalti para o tento de Neymar. Oscar, titular e em campo durante os 90 minutos, é o único Blue que persiste na luta pelo Ouro nos Jogos de Londres.
Em dia de atuações discretas de Daniel Sturridge e Ryan Bertrand, a Grã-Bretanha, com pouca inspiração, voltou a decepcionar os seus fãs e está eliminada da disputa de medalha no futebol masculino. Mesmo com duas penalidades marcadas a seu favor e, apenas uma convertida durante o tempo normal de partida, o time britânico foi derrotado nos pênaltis pela Coréia do Sul, depois de empate em 1 a 1. Sturridge foi o responsável pela cobrança desperdiçada que selou o triunfo sul-coreano.