Argentina e Bélgica duelam por vaga nas semifinais

(Foto: Divulgação FIFA / Getty Images)
(Foto: Divulgação FIFA / Getty Images)

No próximo sábado, às 13hs o estádio Mané Garrincha, em Brasília, recebe a penúltima partida das quartas-de-final da Copa do Mundo. Argentina e Bélgica tentam chegar as semifinais. Ambos chegam a esta fase com campanhas semelhantes: quatro vitórias em quatro jogos. Caso os Diabos Vermelhos avancem, o 4º lugar já estará garantido, ou seja, no mínimo igualará a histórica campanha de 1986. A partida terá transmissão dos canais Rede Globo, Bandeirantes, ESPN Brasil, SporTV, Fox Sports, FoxSports 2 e Bandsports.

Courtois sente o joelho no treino e preocupa

O goleiro titular da seleção belga, Thibaut Courtois, pode ser sério desfalque para a decisão de amanhã. Ele sentiu o joelho esquerdo durante um treino da seleção belga, sendo que a comissão técnica ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Por outro lado, Thomas Vermaelen está recuperado de uma contusão muscular na coxa e está disponível para o técnico Marc Wilmots.

Se Courtois ficar de fora, o provável substituto do goleiro será Simon Mignolet, jogador do Liverpool. Eden Hazard e Romelu Lukaku, os outros dois atletas dos Blues devem ser os titulares de Wilmots. O atacante retoma a condição de centroavante titular após ser bancado na última terça-feira, quando Divock Origi foi o escolhido.

Agüero treina normalmente e pode voltar neste sábado

Um dos principais atacantes da seleção argentina, Sergio Kun Agüero, pode ser opção para o técnico Alejandro Sabella. Ele treinou normalmente com o restante do grupo, durante os 15 minutos liberados para a imprensa. Não se sabe se ele será titular, ou se começará no banco.

Entrevistas Pré-Jogo

Alejandro Sabella (Argentina)

(Foto: EFE)
Sabella acha que argentinos se supervalorizam (Foto: EFE)

Em sua entrevista coletiva, o treinador da Argentina, Alejandro Sabella, afirmou que o povo argentino sempre se supervalorizou, coisa que pode ser tanto boa, quanto ruim, em seu ponto de vista.

“Os argentinos sempre pensam que são mais do que são. Às vezes isso é bom e às vezes isso é ruim. Tem a sua parte boa e a sua parte ruim.”

“Se não conseguirmos (a vaga), seria frustração. Temos esperança, fé e confiança de que alcançar. É uma maneira de ser nossa (essa supervalorização), um aspecto cultural. Quando era menino, sempre escutava que éramos os melhores do mundo e, veja bem, nunca havíamos vencido uma Copa do Mundo.”

Marc Wilmots (Bélgica)

(Foto: Marcos Ribolli)
Wilmots evita polêmica sobre arbitragem (Foto: Marcos Ribolli)

Marc Wilmots, treinador da seleção belga, evitou polêmicas ao falar sobre o árbitro italiano Niccola Rizzoli. Ele também falou sobre o sistema de jogo belga e por último sobre o craque dos hermanos, Lionel Messi.

“Vários erros já aconteceram, mas não contra nós. Nesse momento não estou muito preocupado, mesmo sabendo que o árbitro é italiano, e muitos jogadores da Argentina jogam na Itália. Mas não me preocupa neste momento. Vi o (Mark) Webb no jogo entre Brasil e Chile e ele foi responsável. Tiveram alguns erros (na Copa do Mundo), mas todos podem errar, às vezes contra ou a favor. Nós também erramos.”

“As pessoas às vezes se concentram no Messi de forma correta, mas esta manhã assisti ao jogo da Argentina contra a Suíça. Não é só um jogador. É questão de detalhes. Contra os EUA tivemos algumas chances e demoramos a marcar o gol. Às vezes um jogador numa individualidade faz a diferença, mas não é um só.”

“Acho que tudo vai depender. É um espaço que temos pelos lados, pelas laterais. Isso vai ser decidido uma hora e meia antes do jogo. Podemos ter cinquenta mil cenários na cabeça, conhecemos os jogadores, e assim definiremos a composição. Sempre falo com jogadores nos vestiários como vai ser o nosso sistema. “

Curiosidades

– Em 21 partidas como titular pela Bélgica, Thibaut Courtois jamais sofreu uma derrota. Foram 15 vitórias e seis empates neste período.
– A Argentina eliminou a Bélgica nas semifinais da Copa do Mundo de 1986. Os dois gols de Diego Armando Maradona colocaram os hermanos nas finais.
– A Argentina venceu os últimos quatro confrontos contra a Bélgica.
– Todos os seis gols da Bélgica nesta Copa foram marcados depois do minuto 70′. E quatro desses seis gols foram anotados por substitutos.
– Lionel Messi marcou ou assistiu cinco dos sete gols da Argentina nesta Copa do Mundo.

FICHA TÉCNICA

ARGENTINA x BÉLGICA

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 5 de julho de 2014, sábado
Árbitro: Niccola Rizzoli (ITA)
Auxiliares: Renato Faverani e Andrea Stefani (ITA)

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Garay, Fernandez, Rojo; Gago, Mascherano; Dí Maria, Lavezzi; Messi e Higuaín. TÉC: Alejandro Sabella.

BÉLGICA: Courtois; Alderweireld, Kompany, Van Buyten, Vertonghen; Witsel, Fellaini; Mertens, De Bruyne, Hazard; Lukaku. TÉC: Marc Wilmots.

Durante toda a Copa do Mundo, o Chelsea Brasil fará a cobertura do torneio, informando, com o já conhecido empenho, o dia-a-dia dos jogadores dos Blues.

Category: Competições

Tags:

Article by: Vinícius Paráboa