Análise Tática: Swansea 0 x 1 Chelsea

Impulsionado pela vitória do Liverpool em cima do Manchester City em Anfield Road, o Chelsea viajou para o País de Gales para enfrentar o Swansea pela trigésima quarta rodada da Premier League e venceu por um a zero, gol marcado pelo senegalês Demba Ba.

A vitória deixa os Blues na segunda colocação dois pontos atrás dos Reds e a frente dos Citizens, que ainda tem dois jogos a menos que os primeiros colocados.

article-2603603-1D1508BA00000578-768_634x452
Ba foi o autor do gol do Chelsea (Foto: Getty Images)

Pressão ineficaz

Jogando fora de casa e precisando do resultado, o Chelsea de Mourinho estava sem seu principal atleta na temporada. Eden Hazard, com lesão na panturrilha, desfalcou o time londrino contra o Swansea. Com Oscar no banco, a responsabilidade de armar a equipe era de Willian.

O camisa 22 era o meia central no 4-2-3-1 de Mou e formava linha dos três meias com Schürrle e o egípcio Salah. A verticalidade e objetividade continuavam as mesmas. O Chelsea tinha menos posse de bola que o time mandante, mas aparecia com frequência no campo de ataque graças a movimentação dos meias, além de mais uma boa partida de Matic.

O esquema dos dois times que fizeram bom duelo até a expulsão de Chico

As coisas ficaram mais fáceis para o lado azul quando o zagueiro Chico Flores foi expulso por acúmulo de cartões amarelos, após falta em cima de Schürrle, logo aos 16 minutos da partida.  A partir disso, o Chelsea cresceu, avançou as linhas e pressionou a saída de bola, mas as chances foram desperdiçadas.

Ba marca e salva de novo

Em cima, mas ineficaz no ataque, Mourinho resolveu mudar a equipe já na volta do intervalo. Oscar e Eto’o entraram nos lugares de Ramires e Schürrle, respectivamente, formando um 4-1-4-1 azul no Liberty Stadium. O atacante camaronês era o meia central ao lado de Oscar, enquanto Salah e Willian se movimentavam pelos flancos.

Chelsea avançou as linhas no segundo tempo e conseguiu o gol com Ba (Foto: Cleisson Lima)

As ações azuis ficaram ainda mais incisivas. Mais posse de bola e mais movimentação entre os quatro meias acuando o time galês no campo de defesa. Matic era responsável por segurar os contra-ataques do Swansea e fez com êxito. Com o passar do tempo, o gol que o Chelsea tanto buscava não saía, por causa das chances desperdiçadas.

Foi aí que uma estrela brilhou mais uma vez. Matic fez belo lançamento, Demba Ba cortou Williams e bateu de esquerda para colocar o time azul de Londres na frente do marcador e de volta na briga pelo título da Premier League.

Mais uma vitória com a cara de José Mourinho e também mais um resultado positivo com outro tento marcado por Demba Ba, que parece recuperar o futebol dos tempos de Newcastle. Com essa confiança, o atacante senegalês pode ajudar o Chelsea nas duas frentes da temporada.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.