Análise Tática: O Chelsea de José Mourinho

Mourinho em sua primeira passagem pelo Chelsea  Foto: Reuters
Mourinho em sua primeira passagem pelo Chelsea
(Foto: Reuters)

Após seis anos longe de Stamford Bridge, José Mourinho retorna ao Chelsea fazendo juras de amor ao clube. Sendo assim, a esperança de ainda mais títulos e do time voltar a jogar um grande futebol é cada vez maior.

Mourinho foi um dos técnicos que mais deixou saudades em Londres, quebrou alguns recordes na Premier League e parou nas semifinais da UEFA Champions League com os blues. Ex-técnico do Real Madrid, o lusitano fez bom trabalho, deu fim a uma hegemonia catalã nos campeonatos domésticos e parou por 3 vezes nas semifinais do maior intercontinental do planeta.

A constante rivalidade com o Barcelona de Guardiola e as divergências com parte do elenco fizeram com que Mou e sua trupe não conquistassem ‘la décima‘. Nos blancos, Mourinho montou o 4-2-3-1 com ótimas peças, pressão na saída de bola adversária, bons passadores, linhas compactas e com boa movimentação.

Esquema do Real Madrid

Mesmo tendo esquema  semelhante ao Madrilenho, Benítez não conseguiu consertar as falhas de posicionamento, de marcação e o espaço entre as linhas do time azul. Porém, ainda assim, o Chelsea se sagrou campeão da Liga Europa e foi terceiro colocado na Premier League.

Esquema do Chelsea de Rafa Benítez

Tendo o elenco na mão e sem desavenças com a diretoria, Mourinho tem tudo pra dar certo na sua nova passagem por Londres. Como há um período para transferências antes de iniciar uma temporada, alguns nomes já são especulados nos blues, mas dá pra formar um bom time com as peças que já estão no time. O técnico português só precisa aplicar o dinamismo dado ao Real Madrid para fazer o Chelsea trilhar os caminhos do bom futebol novamente.

Provável esquema do Chelsea de José Mourinho

Continuar no 4-2-3-1, melhorar o posicionamento a frente da defesa e encurtar o espaço entre a defesa, o meio e o ataque será uma das prioridades de Mourinho. Assim, o time não precisará começar as jogadas em ligações diretas e o talento de Lampard e Mata aparecerá, criando jogadas para os companheiros.

A volta de Mourinho para Londres é um ótimo negócio para ambos os lados, o técnico português volta para ‘casa’, tem tranquilidade para trabalhar e o clube tem confiança no trabalho de um homem que vai fazer o Chelsea trilhar os bons caminhos novamente.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.