Pela semifinal da UEFA Europa League, o Chelsea recebeu o Basel em Stamford Bridge, e ganhou por 3 a 1. Os suíços, no 4-3-3, abriram o placar com a revelação Mohamed Salah. Os londrinos, jogando no 4-2-3-1 habitual, conseguiram marcar e virar o jogo com Torres, Moses e David Luiz, o último, uma pintura do zagueiro brasileiro. Com esta vitória os blues avançaram à final, e vão para Amsterdã no dia 15 de Maio enfrentar o Benfica, que bateu o Fenerbahce pelo mesmo placar.
O esquema atual de Benítez teve algumas diferenças. David Luiz como volante, além de Ramires, Hazard e Moses na linha de três meias. A velocidade do camisa 7 azul pela direita deu dinamismo e melhorou a marcação daquele lado. Entretanto, os suíços chegavam com perigo por ali com Stocker.
Precisando do resultado, o Basel começou com três atacantes e uma linha de três no meio para abastecer-los. O time suíço contou com a “ajuda” de Azpilicueta e Bertrand, que falhavam na recomposição da linha defensiva, para chegar com perigo ao gol de Cech, e foi em uma dessa falhas que saiu o gol. Stocker enfiou a bola para Salah, sozinho (os dois laterais deram condição), abrir o placar ainda no primeiro tempo.
O empate veio no segundo tempo com os três meias falando a mesma língua. A partir daí, o Chelsea foi arrasador. Jogada de Hazard na esquerda, Lampard chutou e a Torres só empurrou para o fundo. Os blues nem tiveram muito tempo para usar a tática de contra-ataque, logo após o gol, Moses, em jogada semelhante, desempatou e seis minutos depois, o volante David Luiz acertou belo chute e sacramentou a classificação.
Após os gols, o Chelsea melhorou em campo, controlou a partida, compactou suas linhas, não cedeu tanto espaço quanto no primeiro tempo, substituiu alguns dos pendurados e assim foi cozinhando o jogo até o apito final.
Apesar de não ter feito nenhum gol de jogada trabalhada, o esquadrão de Benítez jogou bem, principalmente nos minutos iniciais da etapa complementar. Fica a ressalva sobre as ainda presentes falhas de posicionamento defensivo, pois foi em uma delas que saiu o gol suíço. Contra o Benfica elas não podem aparecer, afinal é apenas um jogo e o time lusitano tem bons jogadores a seu favor.