Chelsea X Chelsea?

Jogadores do Berekum Chelsea comemoram gol na CAF Champions League.

O Mundial de clubes da FIFA deste ano pode ter uma peculiaridade. Pela primeira vez na história, dois clubes com o mesmo nome podem se enfrentar no torneio entre clubes mais importante do mundo. Se, por um lado o Chelsea Football Club, da capital inglesa, será o representante europeu no torneio intercontinental, do outro, o continente africano pode ser representado também por um Chelsea. Mas não o azul de Londres, e sim o ganês Berekum Chelsea, da cidade de Sunyani.

Fundado em 10 de junho de 2000, o Berekum Chelsea Football Club, do treinador holandês Hans van der Plyum, é o atual campeão da Ghana Premier League, e busca sua vaga no Intercontinental via CAF Champions League (a Liga dos Campeões da África). Como se pode imaginar, o clube foi criado inspirado no time inglês; tendo recebido, inicialmente, o nome de Bechem Chelsea, antes de virar Berekum Chelsea. E as semelhanças não param por aí. Além do nome, o Berekum Chelsea possui as mesmas cores do atual campeão da UEFA Champions League, e seu escudo é praticamente idêntico ao dos Blues. Sendo a única grande diferença, a imagem de uma águia (mascote do clube) no lugar do leão.

Com um elenco avaliado em 650 mil euros (aproximadamente R$ 1,6 milhão) e média de idade de 21,5 anos, o Chelsea ‘genérico’ está na fase de grupos da CCL, e compõe o grupo B, ao lado dos egípcios Zamalek e Al-Ahly, e do algoz do Internacional em 2010, o congolês Tout Puissant Mazembe, do famoso goleiro Muteba Kidiaba.

Para chegar até a fase de grupos, o Chelsea de Gana teve que passar, na fase preliminar, pelo LISCR, da Libéria, com duas vitórias; pelo famoso multicampeão marroquino e três vezes campeão africano, Raja Casablanca, com uma vitória e uma derrota (primeira fase); e pelo camaronês Coton Sport, com um empate e uma vitória, na segunda fase da competição.

A equipe já estreou na fase de grupos, com uma grande vitória sobre o Zamalek SC, por três a dois, e lidera a chave junto com o Al-Ahly, que bateu o TP Mazembe pelo placar de dois a um. Se avançar à próxima fase, o Berekum Chelsea chegará as semifinais e estará a dois passos de se juntar a Corinthians, Monterrey, Auckland City, Chelsea e outras duas equipes a serem definidas (o campeão da Ásia e o representante japonês) no Mundial de Clubes da FIFA de 2012. As duas primeiras equipes de cada grupo avançam para as semifinais da Liga dos Campeões da CAF.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Patrick Monteiro