O novo estudo do Observatório do Futebol CIES foi revelado nos últimos dias. A lista bianual elege os jogadores mais valiosos do mundo, de acordo com uma série de critérios como idade e potencial. Assim, o Chelsea teve três jogadores entre os 20 primeiros colocados do estudo: Timo Werner, na décima primeira posição, Kai havertz, no décimo lugar e Mason Mount em décimo sétimo. Quem encabeçou os nomes foi Marcus Rashford, do Manchester United.
Entretanto, o estudo gerou polêmica. Isso se deve ao fato de que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, ambos na fase final de suas carreiras, ficaram somente nas posições 97 e 131. Assim, viram seu valor de mercado cair. Para se ter uma ideia, a valoração de Rashford é maior que a dos dois juntas – 149 contra 48 e 42 milhões de libras.
Quem completa o top 3 são o norueguês Erling Haaland e o lateral Trent Alexander-Arnold. No total, 11 atletas da Premier League chegaram ao top 20. Além disso, a Inglaterra conseguiu posicionar seis jogadores nos vinte primeiros, com representantes de todos os clubes do Big Six. Confira o topo da lista completo abaixo: