Com gols de Islam Feruz (2x), Isaías Brown (2x) e John Swift, o Chelsea sub-21 conseguiu uma vitória impressionante diante do Leicester City, em Stamford Bridge.
Descansados após uma grande vitória fora de casa na rodada passada, e com José Mourinho assistindo a partida nas bancadas, havia um interesse muito grande dos jovens blues para fazerem gols.
A equipe adversária causou alguns problemas durante a partida, chegando a botar uma bola no travessão, mas suas chances foram limitadas pela defesa do Chelsea e só conseguiram fazer um gol já no final, sendo apenas um gol de consolação.
Do time que iniciou a partida contra o Southampton na semana passada, quatro alterações foram feitas para a partida no Stamford Bridge. Dion Conroy entrou na defesa no lugar do lesionado Alex Davey e com Jeremy Boga, Lamisha Musonda e Alex Kiwomya também fora, John Swift, Islam Feruz e Anjur Osmanovic foram escalados para o time inicial.
Primeiro tempo
O jogo começou com o centroavante do Leicester City, Marko Futacs, já preocupando a defesa do Chelsea com um remate forte. Feruz tentou uma jogada ofensiva e foi um bom início de partida.
Mas, em seguida, aos sete minutos, o meio campo dos Blues começou a encontrar espaços deixados pelo visitante na intermediária ofensiva e os fez pagar por isso. Após receber passe de Swift, Brown chutou sem chances para a defesa de Adam Smith, abrindo o placar da partida.
A vantagem poderia ter sido perdida menos de 3 minutos depois, quando Jack McCourt roubou a bola de Lewis Baker no meio, mas chutou para fora.
Quanto mais o tempo se passava, mais a equipe de Dermot Drummy controlava a partida, com Baker, Swift e Loftus-Cheek tentando definir jogadas ofensivas. Foi o zagueiro Andreas Christensen que testou realmente o goleiro do Leicester, depois de ter recebido passe de Feruz.
Aos 28 minutos, o visitante teve mais uma oportunidade de empatar a partida, com Harry Panayiotou de bola parada. Dois minutos depois, após jogada de Osmanovic pela esquerda, ele entrou na defesa do Leicester e tentou o chute, embora seu chute tenha sido bloqueado, a bola sobrou livre para Feruz estufar as redes e ampliar o placar.
Feruz ainda teve mais uma boa chance antes do intervalo, tentando um chute difícil com a bola a meia altura.
Segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, o Chelsea trocou Osmanovic por Billy Clifford, o recuando para o meio e avançando Feruz para o ataque. E foi justamente Feruz que fez o terceiro gol da partida, concluindo uma jogada do recém entrado Clifford, deslocando o goleiro do Leicester e transformando em goleada a partida em Stamford Bridge.
Após o gol, Futacs teve uma boa chance de cabeça para os visitantes, com a bola passando muito perto da meta de Blackman. Mas Brown tratou logo de ampliar o marcador para os donos da casa, menos de dois minutos depois do gol de Feruz. Em jogada pelo lado esquerdo, o jogador vindo do West Brown cortou para o meio e deu um belo remate em direção ao gol de Adam Smith, que nada pôde fazer. Foi o quarto gol de Brown em três jogos do sub-21 até agora.
O goleiro do Leicester ainda salvou em mais uma chance de Swift, mas ele não conseguiu segurar o marcador por muito tempo. A contribuição de Clifford era vital, e foi ele quem deu o passe dentro área para Swift só ter o trabalho de empurrar para as redes, fazendo 5×0 para o Chelsea.
Até o final do jogo a chuva ainda caía forte em Londres, e o Leicester City conseguiu o seu o gol, após falha de Conroy que não conseguiu cortar a bola, sobrando para Tom Happer fazer o gol de consolação dos visitantes na partida.
Nos instantes finais, Blackman produziu suas melhores defesas e John Swift perdeu a chance de se juntar a Feruz e Brown com dois gols marcados na partida, após boa defesa de Smith.
O próximo jogo do sub-21 será fora de casa, contra o Aston Villa, no dia 2 de setembro.
Drummy elogia seus jogadores na coletiva após a goleada
“Estou satisfeito com a partida que fizemos hoje.” – disse Drummy, e com Mourinho assistindo a partida das bancadas, foi uma boa vantagem para ele.
“Somos o Chelsea e temos que jogar bem e ganhar bem, e os jogadores fizeram isso. Às vezes eu sou mais crítico, mas eu quero o melhor deles e posso ser exigente.”
“Nós estávamos com cinco desfalques para hoje, bons jogadores. Trouxemos Anjur Osmanovic do sub-19, e Billy Clifford, que está para sair por empréstimo. Nós também conseguimos fazer Loftus-Cheek atuar os 90 minutos e vimos seus níveis de aptidão crescerem, e isso é bom para a sua confiança.”
“Lewis Baker foi excelente no meio-campo e Christensen e Ake tiveram que tirar bolas perigosas da nossa defesa, o que fizeram de uma forma admirável.”
“Eu troquei na volta do intervalo porque não estávamos pressionando o adversário pelo lado direito. Você tem que se adaptar a partida, pois você jogará com equipes que lhe darão problemas e você tem que saber confrontar isso.”
Chelsea (4-3-3): Jamal Blackman; Isak Ssewankambo (Fankaty Dabo 83′), Andreas Christensen, Dion Conroy (Ola Aina 85′), Nathan Ake (c); Ruben Loftus-Cheek, Islam Feruz, Lewis Baker, John Swift, Isaías Brown, Anjur Osmanovic (Billy Clifford 45′).
Leicester (4-3-3): Adam Smith, Ryan Watson, Alfie Sesay (c), Sean Urquart (Callum Elder 67′), George Taft; Jak McCourt, Michael Cain, Archange Nkumu; Harry Panayiotou, Marko Futacs, Tom Hopper.