2015 não começou fácil para os jovens talentos do Chelsea. A equipe acabou sendo derrotada, nos acréscimos, em seu primeiro jogo do ano. O adversário foi o Manchester City, comandado por Patrick Vieira. Contudo, a bela vitória contra o Porto e a recuperação na liga inglesa, diante do West Ham, garantiram o saldo positivo da equipe sub-21 dos Blues e a satisfação de Adi Viveash. Entre os atletas, o destaque ficou para o artilheiro Dominic Solanke, autor de 4 gols em duas partidas. O jovem Kasey Palmer, com belos gols, também merce lembrança.
Jovens blues amargam derrota nos acréscimos para o Manchester City
O time sub 21 do Chelsea amargou uma derrota no final da partida contra o Manchester City, em duelo realizado na quinta feira (08). A equipe chegou a abrir o marcador, mas no final, os comandados de Patrick Vieira saíram com os três pontos, vencendo por 3 a 2. O Chelsea contou com os retornos de Nathan Ake e Izzy Brown, que estavam com a equipe de José Mourinho.
Mesmo jogando fora de casa foi o Chelsea que começou arrasador. Logo aos dois minutos Solanke, aproveitando falha da defesa, arrancou com a bola e marcou o primeiro gol do Chelsea. Contudo, não demorou muito para os jovens do Manchester City igualarem o placar. Baker avançou e chutou sem chances para o goleiro Beeney. O jogo ficou mais preso no meio de campo nos 20 minutos seguintes, até que Pozo dominou e enfiou bola para Ambrose. O atacante dos citizens chutou no canto direito para virar a partida.
Os dois times continuaram atacando, mas foi Beeney que fez as melhores defesas e garantiu que o placar não fosse alterado até a segunda etapa. No intervalo, Viveash colocou em campo Jake Clark-Salter e Jeremie Boga.
Logo no início da segunda etapa, Beeney começou trabalhando, fazendo mais uma boa defesa, em chute de fora da área. Minutos depois, foi a vez do Chelsea atacar. Izzy Brown tocou, a bola foi desviada antes de achar Solanke, para marcar o segundo gol dele no jogo, empatando o duelo.
A partida ficou nervosa, com as duas equipes sentindo que poderiam levar os três pontos. Contudo, foram os comandados de Vieira que levaram a melhor. Bersant Celina assegurou a vitória do City nos acréscimos, definindo em 3 a 2 o placar final.
Chelsea: Mitchell Beeney; Fankaty Dabo (Jake Clarke-Saltert), Ola Aina, Andreas Christensen, Jay Dasilva; Nathan Ake, Ruben Loftus-Cheek, Jordan Houghton (c) (Jeremie Boga); Charly Musonda, Dominic Solanke, Izzy Brown
Gols: Solanke 2, 69
Manchester City Angus Gunn, Pablo Maffeo, George Evans, Kean Bryan, Angelino, George Glendon (c), Thierry Ambrose, Olivier Ntcham, Jose Pozo (Jordy Hiwula), Sinan Bytyqi, Brandon Barker (Bersant Celina)
Gols: Barker 4; Ambrose 24; Celina 90+1
Chelsea vence Porto fora de casa e garante vaga entre as oito melhores equipes da UEFA Youth League
Em um jogo extremamente disputado, o Chelsea conseguiu um belíssimo resultado ao vencer o Porto, em Portugal, por 2-1. Com os três pontos, os Blues garantiram vaga na próxima fase da UEFA Youth League. A equipe de Viveash foi a campo com algumas mudança, devido a atuação do sub-18 uma dia antes. No gol, Jamal Blackman atuou pela primeira vez desde seu retorno de empréstimo ao Middlesbrough.
O Chelsea começou melhor com Loftus-Cheek testando o goleiro Aldo Nonteiro. Minutos depois, Palmer recebeu bom passe, girou e fez o arremate, com a bola passando a centímetros da trave. Contudo, foi o Porto que saiu na frente. Após cruzamento pela direita, Blackman saiu de soco, mas a bola caiu nos pés de Silva. O jogador não titubeou e marcou para os portugueses.
Cinco minutos depois veio à resposta dos Blues. Palmer recebeu da intermediária e soltou um petardo no ângulo de Nonteiro. Golaço para empatar o jogo. A igualdade persistiria até o final da primeira etapa.
No segundo tempo, a chuva e o vento dificultaram muito a prática do bom futebol. Viveash colocou Scott e Adamczyk em campo. Aos 70 minutos, ambos tabelaram bonito e Adamczyk finalizou para a defesa segura de Nonteiro. O Porto passou a pressionar. O zagueiro Osorio quase marcou, após pegar rebote de uma bola jogada na área, chutando por cima do travessão. Adamczyk ainda arrematou mais um chute para boa defesa de Nonteiro.
No finalzinho da partida, Ruben Sammut descolou escanteio para o Chelsea. Após a bola jogada pra área, foi Scott quem aproveitou o bate-rebate para virar a partida e sacramentar a vitória do Chelsea.
O técnico Adi Viveash mostrou-se aliviado e satisfeito com a vitória, visto que o time vinha de derrota para o Manchester City pelo Campeonato Inglês.
“É ótimo para nós conseguirmos a primeira vitória em 2015 e estamos entre os oito agora. Por isso, queremos seguir em frente e vencer. Esse é o desafio; para os Sub-21 buscarem ganhar um troféu a nível europeu”.
Chelsea: Jamal Blackman; Trevoh Chalobah (Kyle Scott), Jordan Houghton (c), Dion Conroy, Fankaty Dabo; Nathan Ake, Andreas Christensen, Ruben Loftus-Cheek; Reece Mitchell, Ike Ugbo (Ruben Sammut), Kasey Palmer (Hubert Adamczyk)
Gols: Palmer 20, Scott 90+1
Porto: Aldo Nonteiro, Igor Osorio, Luis Alves, Francisco Ranos, Andre Silva, Victor Fernandez, Leander Sierann, Toras Podstawski, Marko Paulouski (Joao Graca), Frederic Naciel (Luis Trabulo), Joris Ditu (Djin Celestin)
Gol: Silva 15
Chelsea atua com maturidade e vence o West Ham com propriedade
O time sub-21 fez uma partida sólida nesta Sexta Feira (23) e venceu com autoridade a equipe do West Ham por 3-1. Em relação ao time que perdeu para o Manchester City, Viveash fez quatro alterações, colocando em campo Charlie Colkett, Jake Clarke-Salter, Dion Conroy e Kasey Palmer. Musonda atuou como armador, enquanto Palmer e Izzy Brown jogaram mais abertos. Todos buscando municiar o centroavante Solanke.
Os Young Blues começaram a todo vapor. Colkett levou perigo após cobrança de falta. Depois foi a vez do artilheiro Solanke obrigar o goleiro Spiegel a fazer boa defesa. Em seguida, Musonda cruzou da direito e a bola achou Palmer, que arrematou com precisão e abriu o placar. O mesmo Palmer quase marca em chute baixo, mas Spiegel fez grande defesa.
Após a forte pressão inicial, o Chelsea reduziu um pouco mais o ritmo de jogo e o West Ham equilibrou mais o confronto. Os Hammers quase chegaram ao empate, quando Djair Parfitt-Williams cruzou para a boa cabeçada do capitão Josh Cullen. Bola para fora.
Os Blues voltaram a atacar forte e Izzy Brown obrigou Spiegel a mais uma grande defesa, após cabeçada. Contudo, o Chelsea foi impiedoso no final da primeira etapa. A equipe fez mais dois gols, ambos do centroavante Solanke. O primeiro, após boa jogada de Izzy Brown e o segundo, na sequência de um belo passe de Colkett.
No segundo tempo o Chelsea controlou bem o jogo e, mesmo após West Ham diminuir o placar, aos sete minutos da etapa final, a vitória dos Blues não foi ameaçada. No finalzinho da partida, Boga, que entrou no segundo tempo, quase amplia a goleada mas, novamente Spiegel salvou os Hammers.
Com a vitória, o Chelsea assegurou a liderança, tendo o mesmo número de pontos do Tottenham Hotspurs e Southampton. Os últimos, serão os primeiros adversários dos jovens talentos do Chelsea no mês de Fevereiro. Após o jogo Adi Viveash, mostrou-se, extremamente satisfeito com o desempenho da equipe.
“O primeiro tempo, tivemos um excelente desempenho. Nós tivemos cinco dias de preparação para o jogo, com todos os jogadores que a disposição, o que é fundamental. Fiquei satisfeito com o ritmo de partida de Solanke, Brown e Palmer, os nossos jogadores de frente. Eles foram soberbos no primeiro tempo e foi um desempenho coletivo excelente”.
Chelsea: Mitchell Beeney; Ola Aina (Fankaty Dabo), Dion Conroy, Jake Clarke-Salter, Jay Dasilva; Charlie Colkett, Jordan Houghton (c), Charly Musonda (Jeremie Boga); Izzy Brown, Dominic Solanke, Kasey Palmer (Reece Mitchell)
Gols: Palmer 5; Solanke 44, 45+1
West Ham: Raphael Spiegel, Alex Pike, Sam Westley, Moses Makasi, Reece Burke, Reece Oxford, Sebastian Lletget, Josh Cullen (c) (Matthew Carter), Jordan Brown (Jahmal Hector-Ingram), Grady Diangana (Joe Powell), Djair Parfitt-Williams
Gol: Lletget 52
Blue sub 21 do mês: Dominic Solanke
O jovem Palmer bem que poderia ser escolhido o Jogador do Mês na equipe sub-21, marcando sempre nas últimas partidas e, principalmente, após a pintura de gol que fez contra o Porto pela UEFA Youth League. Contudo, o momento de Solanke é iluminado. Mesmo na derrota contra o Manchester City, o atacante marcou duas vezes e na partida seguinte pelo Campeonato Inglês, marcou outros dois gols. O jogador é o artilheiro da UEFA Youth League com sete tentos marcados. Números fantásticos como esses renderam a Solanke o prêmio de Melhor Jogador Jovem do ano na Inglaterra, em escolha feita por treinadores. O atacante foi peça importante no título europeu conquistado pela equipe sub-17 da Inglaterra. Solanke estreou na equipe principal contra o Maribor, em 2014. Com muitos gols nas categorias de base, Solanke é uma grande esperança para o ataque do Chelsea.