Com uma equipe relativamente bem experimentada, o time sub-21 do Chelsea foi a campo no mês de Agosto. Os Young Blues participaram inicialmente de jogos de pré-temporada para, em seguida, iniciarem a campanha da Premier League sub-21, torneio o qual detém atualmente a taça. O elenco sub-21 do Chelsea conta com jogadores experiente como Nathaniel Chalobah, sempre convocado para as seleções inglesas de base, e Lewis Baker, craque do time na última temporada. O mesmo Baker estendeu seu contrato por mais cinco anos a dois dias atrás. Muitos dos outros jogadores, como Jeremie Boga, Izzy Brown e Islam Feruz participaram da pré temporada da equipe principal do Chelsea.
Chelsea sub-21 vence Crawley Town e fica só no empate com Brighton & Hove Albion por amistosos de pré-temporada
Com Patrick Bamford, Josh McEachran, Geoge Saville e Todd Kane o Chelsea foi com tudo a Checkatrade.com Stadium enfrentar o Crawley Town. O Chelsea começou ofensivo com Bamford sempre levando perigo ao gol adversário. Contudo, foram os anfitriões que saíram na frente quando Josh Simpson, aos 34 minutos, finalizou sem chances para o arqueiro dos Blues, abrindo o placar. Antes do intervalo, Izale McLeod ampliou a vantagem.
No segundo tempo os Young Blues lutaram obstinadamente e foram recompensados. Aos 78 minutos, após cobrança de falta de Charlie Colkett, Ola Aina desviou diminuindo para o Chelsea. O empate veio após outra cobrança de falta de Charlie Colkett, desta vez direto para as redes. Musonda garantiu a vitória do Chelsea com um chute a 35 metros de distância.
Após o difícil duelo, Viveash comentou a sua impressão do jogo. “Foi um jogo difícil, mas com exceção aos dois erros que resultaram em dois gols deles, nós realmente não os demos muitas oportunidades. Estou muito satisfeito com o desempenho físico dos meninos do meu time. Você podia ver a melhora da forma física após duros 90 minutos para Fankaty Dabo, George Brady e Patrick Bamford. Foi também uma oportunidade para que possamos dar aos meninos mais velhos, como George Saville, Todd Kane e Josh McEachran seus primeiros reais momentos de pré-temporada e eles adicionaram experiência ao nosso time hoje”.
Na terça-feira, 05/08, os jovens dos Blues viajaram para a costa sul da Inglaterra para disputarem amistoso contra o Brighton & Hove Albion. A partida contou com os retornos de Dominic Solanke e Mitchell Beeney aos Young Blues, que estavam sob a tutela de Jose Mourinho. Os comandados de Viveash poderiam já ter iniciado com um gol, após boa jogada de Kiwomya os londrinos ficaram a reclamar de um toque de mão dentro da área. Contudo, a penalidade não foi marcada. Após boa jogada de Ola Iana pela esquerda, a bola encontrou Solanke, que foi parado antes do arremate sob penalidade máxima. Na cobrança, Musonda não desperdiçou e abriu o marcador.
No segundo tempo a equipe do Brighton voltou determinada e, depois de jogada conjunta de Daniel Pappoe e George Cole, dois jogadores que pertenciam a base dos Blues, que resultou no gol do zagueiro para empatar a partida definindo o placa em 1-1. Após o jogo Viveash analisou positivamenteo duelo, principalmente a primeira metade do jogo. “Foi um bom jogo“, disse ele ao site oficial do Chelsea. “Fiquei muito satisfeito com o primeiro tempo, onde achei que o time foi muito bem ao pressionar no ataque, criando muitas chances”.
Chelsea estreia bem na Premier League sub-21 com vitória de virada sobre o Manchester City
Os Young Blues começaram decididos a defender o título nacional sub-21. Em um jogo duro, os comandados de Viveash saíram atrás no placar, mas mostraram determinação para reverter o placar jogando em casa, no estádio Aldershot Town. O primeiro tempo revelou de imediato que o confronto não seria fácil. Logo antes dos cinco minutos os comandados de Patrick Vieira abriram o marcador. Após escanteio batido pela esquerda, Bamford cortou parcialmente o perigo. Contudo, a bola sobrou para Maffeo que bateu tirando do goleiro Beeney abrindo o marcador. Os Blues revidaram após boa jogada de Bamford que finalizou com um meio-voleio, sobrando para Loftus-Cheek, que foi parado pelo goleiro Angus Gunn. Por outro lado, Todd Kane foi advertido após falta em Mathias Bossaerts. Após cobrança de Sinan Bytyqi a bola encontrou o travessão de Beeney. O Manchester City criava as melhores chances, obrigando Mitchell Beney a fazer boas defesas. Entretanto, os comandados de Viveash também se esforçavam e criaram boas oportunidades até o intervalo.
No segundo tempo o Chelsea voltou melhor. Aos oito minutos, Boga e Bamford fizeram boa troca de passes. A bola sobrou para Baker, mas o jogador foi novamente parado pelo arqueiro Gunn. Mesmo os Blues melhores no segundo tempo, o City ameaçava com os contra ataques. Em uma oportunidade Cole quase amplia, mas Christensen foi fundamental para afastar o perigo. Já aos 77 minutos, Aina fez um cruzamento rasante e Maffeo acabou cortando para a própria meta, empatando o duelo. Os últimos 10 minutos foram dramáticos e cheios de equilíbrio. Já nos acréscimo, Kiwomya cruzou e Musonda desviou sem chances para Gunn, sacramentando a vitória do Chelsea.
Viveash estava claramente satisfeito com o resultado e com o desempenho da equipe, principalmente após o intervalo “Foi um jogo muito difícil contra uma equipa muito forte, muito física. Eles nos causaram problemas, mas o jogo era tudo que eu esperava que fosse. O gol no início abalou-nos um pouco e por algum tempo, parecia que decidiria o jogo, como acontece em muitos jogos da Premier League, mas no segundo tempo o quadro mudou. No primeiro tempos não fomos bem em situações defensivas e estávamos um pouco desleixados ao perder a posse de bola, entregando-lhes oportunidades. Contudo, no segundo tempo, tivemos muito mais consistência, paixão e qualidade com a bola. Foi um final fantástico para o jogo e uma vitória brilhante para nós”.
Chelsea: Mitchell Beeney; Ola Aina, Nathaniel Chalobah, Andreas Christensen, Todd Kane; Lewis Baker (c), Charlie Colkett (Charly Musonda 55), Ruben Loftus-Cheek; Alex Kiwomya, Patrick Bamford (Dominic Solanke 66), Jeremie Boga
Gols: Maffeo (contra) 77, Musonda 90+2
Man City: Angus Gunn, Mathias Bossaerts, Angel Tasende, Pablo Maffeo, Shay Facey, George Glendon (c), Sinan Bytyqi, Seko Fofana, Thierry Ambrose (Jordy Hiwula 61), Oliver Ntcham (James Horsfield 64), Devante Cole
Gol: Maffeo 3
Equipe sub-21 dos Blues consolida bom início na Premier League com vitória sob o Norwich
Os Young Blues conquistaram a segunda vitória em dois jogos ao derrotarem o Norwich por 3-1 no domingo, 24/08. Em um jogo mais tranquilo que o da semana anterior contra o Manchester City, o Chelsea construiu sua vitória ainda na primeira metade do jogo. Viveash mostrou sua flexibilidade tática e escalou os jovens dos Blues em 4-2-2-2, com o ataque formado pela dupla Boga e Solanke.
Já nos quatro primeiros minutos Baker disparou de fora da área, a bola sobrou, mas Solanke foi desarmado. O time do Norwich marcava com muito ímpeto, dificultando ao Chelsea criar reais chances de gol. Após alguma insistência os londrinos foram recompensados após finalização de Boga, abrindo o marcador aos 30 minutos do primeiro tempo. Apenas dois minutos depois o placar foi dobrado. Após boa jogada pela esquerda, Solanke apareceu para concluir, marcando o seu primeiro gol como sub-21. O Norwich passou então a ser mais ofensivo, mas foi o Chelsea que quase ampliou no final do primeiro tempo, após Ake receber bola em condição irregular.
No início da segunda etapa o Norwich demonstrou o mesmo ímpeto ofensivo que terminara o primeiro tempo e logo aos cinco minutos diminuíram o marcador. Reece Hall-Johnson fez boa jogada pela ala direita cruzando para Lucciano Becchio cabecear sem muita força, mas o suficiente para balançar a rede do Chelsea, descontando para os canários. Solanke teve duas boas oportunidades de ampliar o marcador. A primeira, após bom passe de Musonda, e em seguida após uma finalização acrobática defendida por Killip. Contudo o arqueiro nada pode fazer, após Baker cobrar escanteio pela direita e King fazer contra, devolvendo a vantagem de dois gols aos Blues. No final, o Chelsea controlou a vantagem, garantindo os cem por cento de aproveitamento no início da liga.
Viveash mostrou-se contente com o desempenho dos jovens atletas. “É bom ganhar dois jogos em dois disputados, mas é sobre o desenvolvimento dos atletas, e a este nível temos que desafiar os jogadores em diferentes posições”. Sob o padrão tático da equipe Viveash reiterou: “Começamos com um 4-2-3-1, com três “camisas 10” e é um sistema que utilizamos no ano passado contra o Wolves com o sub-18 e que realmente nos deu um monte de frustração naquele dia. Pode parecer muito precipitado, mas Nathan Ake nos deu boa movimentação pela esquerda e Fankaty cresceu no jogo”. Os Young Blues jogarão agora contra o Everton, em duelo marcado para o dia 15 de setembro.
Chelsea: Mitchell Beeney; Fankaty Dabo, Ola Aina, Andreas Christensen, Nathan Ake; Lewis Baker (c), Ruben Loftus-Cheek; Charly Musonda Charlie Colkett (Alex Kiwomya 63); Jeremie Boga, Dominic Solanke (Reece Mitchell 83)
Gols: Boga 30, Solanke 32, King (contra) 62
Norwich: Ben Killip; Michee Efete, Harry Toffollo, Ray Grant, Nathan Fox (Louis Ramsay 64), Reiss Awuah, Jacob Murphy, Cameron McGeehan (c), Lucciano Becchio, Cameron King (Sam Kelly 63), Reece Hall-Johnson (George Couzens 76)
Gol: Becchio 50
Blue sub-21 do mês: Destaque para Tike Musonda
O versátil Musonda chegou aos Blues em 2012, vindo do Anderlecht, e vem mostrando um futuro promissor na categoria de base. O jogador, nascido em Zambia e radicado na Bélgica, teve funções importantes nos setores defensivos e ainda municiou o ataque dos Blues de forma efetiva. Além das boas assistências, Musonda fez gols importantes na pré-temporada e marcou o segundo gol do time na estreia da Premier League contra o City, garantindo a heroica vitória dos Blues aos 92 minutos do segundo tempo.