O mês de Dezembro teve importantes jogos para os jovens Blues. O time venceu as três partidas que fez no mês e manteve a liderança na Youth League, além de ter avançado de fase na FA Youth Cup. No último mês do ano, o time ainda garantiu a extensão do contrato de permanência em Aldershot Town tanto para o Sub-18, quanto para o Sub-21.
Mesmo jogando com um a menos a maior parte do jogo, Chelsea se segura e mantém resultado contra o Leeds
No primeiro compromisso do mês de Dezembro, logo no dia 2, o Chelsea visitou o Leeds pela FA Youth Cup e saiu de campo com uma sólida vitória por 2 a 0.
Em um jogo de poucas chances, os jovens Blues aproveitaram as oportunidades que tiveram de ir às redes. Logo aos vinte minutos, Abraham foi derrubado na área por Vann e o árbitro marcou pênalti. Izzy Brown foi pra bola e não desperdiçou.
Com o gol sofrido, o Leeds passou a pressionar o Chelsea em busca do gol. Após grande jogada de Mulhern e Berry, Collins precisou fazer grande intervenção para impedir o empate do Leeds.
No começo do segundo tempo, o jogo que já se mostrava difícil ficou ainda mais. Logo aos três minutos, Collins foi expulso e deixou o Chelsea com dez homens em campo. Para dar lugar a Thompson, goleiro reserva, Charly Musonda foi o escolhido para a substituição; e o que se viu na segunda etapa foi ainda mais pressão do Leeds.
No entanto, conforme os Whites atacavam, mais espaços iam se abrindo no campo. Num desses espaços, Dominic Solanke definiu o jogo para os Blues aos 35 do segundo tempo. Após jogada em velocidade, o camisa 9 invadiu a área, passou pelo goleiro e teve tranquilidade pra tocar pro fundo das redes e decretar a vitória do Chelsea.
Ficha Técnica
Chelsea: Bradley Collins; Fikayo Tomori, Ola Aina, Jake Clarke-Salter, Jay Dasilva; Charlie Colkett (c), Charly Musonda (Jared Thompson 49), Kyle Scott; Tammy Abraham (Kasey Palmer 79), Dominic Solanke, Izzy Brown (Ruben Sammut 63)
Reservas não utilizados: Isaac Christie-Davis, Charlie Wakefield
Gols: Brown 20′, Solanke 80′
Leeds United: Bailey Peacock-Farrell, Michael Taylor, Tom Pearce (Malik Wilks 76), Jack Vann, Liam Bennett, Isaac Assenso, Adam Berry, Tom Lyman, Robbie McDaid (Munya Mbanje 86), Frank Mulhern (c), Piteu Crouz (Tyla Bell 63)
Colkett: “Foi um jogo dificílimo porque nos deparamos com dificuldades com as quais não estamos acostumados”
O capitão do Sub-18 do Chelsea, Charlie Colkett, foi preciso na hora de avaliar o desempenho do time na partida contra o Leeds. Ao mencionar dificuldades com as quais o time “não está acostumado”, o jovem jogador referia-se à expulsão do goleiro Collins logo nos primeiros minutos da etapa final, o que acabou por dificultar ainda mais a vida dos Blues.
“Foi um momento muito complicado, mas nós entendemos que precisávamos colocar a cabeça no lugar para poder lidar com a situação e eu como capitão tive que exercer a liderança que me foi atribuída em campo”, salientou.
Em jogo complicado, Chelsea bate Leicester pela Youth League
Quatro dias depois da vitória sobre o Leeds, o Sub-18 do Chelsea voltou a campo pela Youth League e não decepcionou apesar da dificuldade da partida.
Com três mudanças em relação ao time que venceu o Leeds, os Blues abriram o marcador logo aos dezenove minutos com Isaac Christie-Davis, uma das novidades da escalação. Até sair o gol, ambos os times procuraram se estudar e evitar riscos maiores ao subir para o ataque e preferiram valorizar a posse de bola o quanto pudessem.
Ainda no primeiro tempo o Chelsea teve motivos de sobra para reclamar da arbitragem. O zagueiro do Leicester colocou a mão na bola dentro da área, mas o árbitro mandou seguir.
Já no segundo tempo, a maior parte da ação ficou reservada para os primeiros dez minutos. Logo aos cinco minutos Musonda chegou batendo da entrada da área após passe de Dasilva e aumentou a vantagem dos Blues.
Porém, mal deu tempo de comemorar o gol e administrar a vantagem e o Leicester já diminuiu. Aos nove da etapa complementar, Johnson invadiu a defesa do Chelsea pelo lado direito e passou para Fox que bateu sem chance par Collins. A partir daí os Blues seguraram a vantagem e garantiram mais uma vitória na liga.
Joe Edwards, treinador da equipe Sub-18 dos Blues se mostrou bastante satisfeito com o rendimento apresentado nas duas partidas:
“Depois de um jogo de mata-mata pela Copa e enfrentar um dos adversários diretos pela ponta da tabela, é óbvio que fechar a semana com duas vitórias é muito importante”.
Ficha Técnica:
Chelsea: Bradley Collins; Ola Aina, Fikayo Tomori, Jake Clarke-Salter (c), Jay Dasilva; Ruben Sammut, Kyle Scott, Charly Musonda; Isaac Christie-Davies, Tammy Abraham, Kasey Palmer
Reservas não utilizados: Charlie Wakefield, Jared Thompson, Miro Muheim, Ali Suljic, Faiq Bolkiah
Gols: Christie-Davies 19′, Musonda 50′
Leicester: Max Smith-Varnham, Darnell Johnson (c) (Josh Knight 62), Ben Chilwell, Hamza Choudhury, Elliott Moore, Cedric Kipre, Kyle Bailey, Matt Miles, Keenan King, Danny Rowe, Brandon Fox (Layton Ndukwu 80)
Gols: Fox 54′
Chelsea confirma extensão de contrato de permanência dos times de base em Aldershot Town
O chairman Bruce Buck veio à público confirmar que o Chelsea assinou um acordo para que os times Sub-18 e Sub-21 continue mandando seus jogos no ESS Stadium em Aldershot Town na temporada 2015/16.
“O gramado de Stamford Bridge foi trocado no verão e nós trouxemos o antigo para cá para essa temporada. Isso permitiu que os nossos garotos joguem em um gramado de padrão da Premier League. Nós estamos muito felizes em dar prosseguimento à nossa relação de trabalho com o pessoal de Aldershot, uma vez que eles receberam muito bem os nossos times de base durante a última temporada.”
No último compromisso do mês, Sub-18 do Chelsea goleia o West Ham fora de casa por 5 a 2
Na melhor atuação do time em Dezembro, o jovem time do Chelsea precisou de menos de meia hora para abrir uma boa vantagem por 2 a 0, com gols de Ugbo logo aos cinco minutos e Scott aos 26′ de pênalti. No final da primeira etapa, os Hammers ainda diminuíram a vantagem com Parfitt-Williams.
No segundo tempo, só deu Chelsea. Os Blues fizeram mais três e abriram 5 a 1 com gols de Bolkiah, Palmer e novamente Ugbo. Já nos acréscimos o West Ham ainda encontrou tempo para descontar com Sheriff, mas já era tarde.
Ficha Técnica:
Chelsea: Bradley Collins, Fikayo Tomori, George Brady, Jake Clarke-Salter (c) (Faiq Bolkiah 66), Josh Grant; Ruben Sammut, Isaac Christie-Davis, Kyle Scott (Miro Muheim 79); Charlie Wakefield (Ali Suljic 75), Ike Ugbo, Kasey Palmer
Reservas não utlizados: Jared Thompson, Mukhtar Ali
Gols: Ugbo 5, 81; Scott (pen) 26; Bolkiah 67; Palmer 72
West Ham: Clarke Bogard, Alex Pike, Vashon Neufville, Noha Sylvestre, Manny Onariase (c), Tunji Akinola, Jos Powell, Kieran Bailey, Jordan Brown, Grady Diangana, Djair Parfitt-Williams
Gols: Parfitt-Williams 43, Sheriff 90
Sorteado o adversário do Chelsea na FA Youth Cup
O próximo adversário do Sub-18 do Chelsea na FA Youth Cup já foi definido. Os Blues receberão o Huddersfield Town no próximo dia 13 em Aldershot Town e a partida será transmitida ao vivo pela Chelsea TV.
Destaque
O destaque do mês foi sem dúvida o goleiro Bradley Collins. Apesar de um mau começo com a expulsão no jogo contra o Leeds, o jovem arqueiro foi fundamental ao fazer grandes defesas para segurar a vantagem contra o Leicester na vitória apertada por 2 a 1 e por salvar o time em pelo menos duas oportunidades contra o West Ham quando o time ainda não desfrutava de larga vantagem no placar.
UEFA Youth League: Sub-19 goleia o Sporting Lisboa por 6 a 0 e garante o primeiro lugar do grupo
Mesmo com a derrota por 2 a 0 para o Schalke 04 na rodada passada da UEFA Youth League, o Sub-19 do Chelsea conseguiu atingir seu objetivo e garantir o primeiro lugar da chave após uma implacável goleada por 6 a 0 sobre o Sub-19 do Sporting Lisboa.
Os Blues não deram a menor chance para o adversário, visto que ao final do primeiro tempo, o time de Aldershot Town já ostentava uma vantagem de três gols. No segundo tempo, ao contrário do que se imaginava, o time não tirou o pé e foi pra cima, dobrando o marcador.
O destaque do jogo foi o atacante Solanke, que guardou um hat-trick. Boga deixou mais dois e Musonda, à exemplo da partida contra o Leicester, anotou mais um.
No sorteio que definiu os confrontos da próxima fase, o Chelsea vai pegar o Zenit em casa. Ao contrário da UEFA Champions League, no Sub-19 os confrontos de mata-mata são em partida única.
Com o sorteio, os jogos de oitavas-de-final ficaram assim:
Benfica v Liverpool
Ajax v Roma
Atletico Madrid v Arsenal
Real Madrid v Porto
Shakthar Donestk v Olympiacos
Anderlecht v Barcelona
Manchester City v Schalke
Chelsea v Zenit St. Petersburg
Ficha Técnica:
Chelsea: Bradley Collins; Andreas Christensen, Fikayo Tomori, Ola Aina, Jay Dasilva (Jake Clarke-Salter h/t); Ruben Sammut, Charlie Colkett; Izzy Brown (c) (Charlie Wakefield 57), Jeremie Boga (Dujon Sterling 62), Charly Musonda; Dominic Solanke
Reservas não utilizados: Jared Thompson, Isaac Christie-Davies, Tammy Abraham, Ike Ugbo
Gols: Boga 18′, 45′; Solanke 23′, 56′, 71′; Musonda 79′
Sporting: Jose Marinheiro, Goncalo Araujo, Bruno Wilson, Guilherme Ramos, Serrano (c), Bubacar Djalo, Rafael Barbosa, Pedro Ferreira (, Felicio Quiaque 60), Lisandro Semedo (Ronaldo Tavares 55), Jose Postiga (Arilton Ebo 73), Luis Eloi