O Chelsea Sub-18 teve um bom começo na nova temporada, com uma vitória por 2×0 sobre o Sunderland em Cobham. Os gols foram marcados por Charly Musonda e Dominic Solanke.
Os onze iniciais escolhidos por Viveash para a nova temporada contou com uma série de caras já conhecidas, misturadas com jovens promissores. Dion Conroy e Jonathan Muleba formaram a dupla de centrais, com Fankaty Dabo na parte de trás pela esquerda e Aina Ola à direita.
Charly Musonda operou o papel de camisa 10, ajudando Kasey Palmer e Isaac Christie-Davies no meio-campo, enquanto George Cole e Chike Kandi apoiavam pelos flancos. Dom Solanke levou a linha de frente, enquanto Brad Collins defendia o gol.
Primeiro tempo
Foi um começo animado. Com os Blues atacando pelos lados e finalizando bastante. O goleiro do Sunderland fez duas grandes defesas.
Pelo lado direito, Collins teve que subir para apoiar o ataque dos Blues, mas o goleiro adversário foi muito bem. Solanke testou o guarda-redes com um chute rasteiro depois que o defensor do Sunderland errou na cobertura, mas não teve sucesso.
O Chelsea continuou soberano até o fim da primeira etapa, mas não conseguiu tirar o zero do placar.
Segundo tempo
O segundo tempo começou num ritmo parecido com o do primeiro. Apenas cinco minutos foram necessários para o Chelsea finalmente abrir o placar. Solanke sofreu uma falta fora da área e Musonda cobrou com perfeição.
Depois do gol, o Sunderland acordou e partiu para a cima dos Blues, o jogo ficou paralisado no meio-campo e num contra-ataque rápido o Chelsea quase ampliou o placar.
Viveash então resolver mexer no time e colocou Mukhtar Ali e Tammy Abraham no lugar de Palmer e Christie-Davies. O Sunderland continuou a pressionar e por pouco não empatou.
Em uma brilhante jogada feita por Aina e Dabo, Solanke se apresentou na área e não desperdiçou a chance. O jovem atacante concluiu bem e tirou as chances do goleiro rival, fazendo o segundo gol do Chelsea.
Depois do segundo gol, o Sunderland perdeu o ânimo para buscar o empate e o Chelsea teve mais chances, mas nenhuma delas foi aproveitada. O jogo acabou em 2×0 e Viveash elogiou os jovens, que no próximo confronto recebem o West Ham, dia 24 de agosto.
Chelsea: Brad Collins; Ola Aina, Dion Conroy, Jonathan Muleba, Fankaty Dabo; Isaac Christie-Davies (Mukhtar Ali 53’), Kasey Palmer (Tammy Abraham 59’), Charly Musonda, George Cole, Chike Kandi (Jay Da Silva 66), Dominic Solanke.