O ‘Chelsea Ladies’ não disputou nenhuma partida no mês de janeiro, porém ainda sim houveram algumas mudanças no squad, principalmente em contratações e renovações de contrato de algumas atletas. Para reforçar o elenco das Ladies, foi fechada a negociação com Marija Banušić, jogadora sueca de 19 anos que atua como atacante. Vale destacar que Banušić é falada como uma das jogadoras jovens mais promissoras da Europa, tendo inclusive debutado pela seleção da Suécia em novembro do ano passado.
Conhecida pela sua versatilidade, Banušić chega a Londres depois de atuar pelo Kristianstads DFF da Suécia. A jogadora se juntou ao elenco comandado por Emma Hayes no fim desse mês de janeiro, inciando assim os trabalhos da pré-temporada das Ladies:
“Para mim é um grande privilégio atuar pelo Chelsea Ladies e espero ajudar esse grande clube a conquistar títulos. Mal posso esperar para entrosar com minhas companheiras e começar minha carreira aqui”
Para a treinadora Emma Hayes, Marija Banušić é o melhor talento jovem do futebol feminino da Suécia:
“Nós estamos muito felizes por ela ter nos escolhido entre tantos outros clubes europeus. Ela nos trará criatividade e uma outra dimensão na parte ofensiva. Mal posso esperar para começar a trabalhar com uma atleta tão jovem e promissora”
Vale lembrar que Marija Banušić é o quinto reforço para essa temporada, juntando-se assim a Gemma Davison, Millie Bright, Niamh Fahey e sua compatriota Hedvig Lindahl, também sueca.
Duas jogadoras do Chelsea Ladies tem seus contratos renovados
As jogadoras Eniola Aluko e Ji So-Yun tiveram seus contratos renovados. Ambas jogadoras foram fundamentais temporada passada para o time de Emma Hayes, ajudando a equipe a terminar a ‘FA Women’s Super League’ como vice-colocada, qualificando-se para a UEFA Women’s Champions League.
A britânica Aluko tem em seu curriculum 86 partidas e 30 gols pela seleção da Inglaterra, disputando inclusive as Olimpíadas de Londres em 2012. A atleta de 27 anos está em sua segunda passagem nos Blues, tendo se reunido ao time em 2012 após passagem pelo Birmingham City:
“Estou muito contente em assinar a renovação de contrato e confirmar meu compromisso com o futuro do clube. Me sinto orgulhosa de fazer parte desse clube, que sempre acreditou em mim.”
Ji So-Yun, nomeada a jogadora do ano da ‘FA Women`s Super League 1’, teve seu contrato renovado após uma excelente primeira temporada com o clube, tendo assinado com o Chelsea Ladies junto ao INAC Kobe, do Japão.
BT Sport promove o ‘Inspiring Women in Sport’, campanha da qual Emma Hayes faz parte
Outra notícia muito importante não só para as Ladies como para todo o esporte feminino foi a entrada da treinadora Emma Hayes ao grupo das líderes femininas do esporte mundial. Hayes se juntou a grandes nomes como Christine Ohuruogu (atletismo), ministra do esporte Helen Grant e a apresentadora de televisão Clare Balding. A união foi feita para o lançamento do ‘Inspiring Women in Sport’, campanha da BT Sport que visa potenciar o esporte feminino e romper paradigmas na indústria maioritariamente masculina:
“Tenho muito orgulho de participar de um projeto assim. É gratificante estar envolvida no esporte feminino e um prazer ver tantos jovens talentos com vontade de estar nessa indústria (…). As mulheres que servem de inspiração vem cada vez mais se destacando no mundo esportivo e estão motivadas a informar e inspirar a próxima geração de meninas e mulheres a seguir seus passos. O esporte não deve discriminar.”
Datas da FA Women’s Super League são divulgadas
As Ladies viajam para começar sua jornada rumo ao título da competição contra o Nottus County, dia 29 de março. A partida contra as atuais campeãs, o Liverpool, acontece em casa no dia 19 de abril. Mais uma vez vale lembrar que o Chelsea Ladies é a atual vice-campeã da ‘FA WSL1’.
Já o ‘Continental Cup’ terá inicio em julho e as datas ainda não foram divulgadas. Como conseguiram terminar a temporada em segundo lugar, as Ladies também se qualificaram para a ‘UEFA Women’s Champions League’, que começará em outubro.
Volta aos treinos e muito foco na preparação para a temporada
Faz três meses e meio desde que a campanha do Chelsea Ladies em 2014 foi encerrada e, desde então, algumas jogadoras chegaram para reforçar o time, como mencionado anteriormente. Após os exames rotineiros, foi dada a largada para os treinamentos em campo e bom bola, dois meses antes da primeira partida oficial em 2015. A defensora Gilly Flaherty falou ao site oficial do Chelsea sobre os preparativos para a temporada:
“É bacana voltar a ver as garotas. Estamos a quase quatro meses paradas, por isso, é bom estar de volta. Eu conheço algumas das novas garotas, Gemma e Niamh, da época de Arsenal e agora é voltar a fazer o que gostamos que é treinar.”
A jogadora também destacou a importância da convivência para o entrosamento da equipe e comentou um pouco mais sobre o estilo de treinamento que estão fazendo atualmente:
“Agora estamos trabalhando muito controle de bola, toques em espaços reduzidos, marcação-pressão e treinos recreativos. Isso tudo será relevante quando a temporada começar: tem tudo a ver com os jogos. Tem sido basicamente fitness, mas com a bola nos pés.”
O Chelsea Ladies estreia na temporada no dia 22 de março, em partida válida pela quinta fase da ‘Fa Women’s Cup’.