Chelsea goleia o Basel na estreia da UEFA Youth League

Chelsea estreia em grande estilo na UEFA Youth League. (Foto: Chelsea FC
Chelsea estreia em grande estilo na UEFA Youth League (Foto: Chelsea FC)

Os garotos do Chelsea começaram a campanha na UEFA Youth League da melhor forma possível, goleando de forma convincente a equipe do Basel por 4×0, em Cobham. Os gols foram marcados por Deni Kadoic (contra) e John Swift no primeiro tempo, e Islam Feruz e Alex Kiwomya no segundo.

O treinador Dermot Drummy teve algumas dificuldades para escalar a equipe para essa partida, pois como o campeonato é sub-19, alguns jogadores do sub-21 não puderam ser relacionados.

O próximo jogo do Chelsea na UEFA Youth League será fora de casa, contra o Steaua Bucareste.

Primeiro tempo

Ficou evidente logo ao início da partida que a equipe suíça poderia dificultar as coisas para o Chelsea, pois veio bem organizada defensivamente. Também seria uma partida de grau mais elevado do que as em nível nacional.

Drummy, como sempre faz nas partidas em casa, armou o time para dominar a posse de bola por longos períodos, e enquanto estávamos com a bola, o Basel se fechou tentando anular as jogadas do Chelsea, fazendo com que a equipe tivesse paciência para achar uma brecha.

Foram os Blues que tiveram a primeira grande chance da partida. Loftus-Cheek fez uma bela jogada com Lewis Baker, se livrou do marcador e chutou com força no canto, obrigado o goleiro do Basel, Pascal Albrecht, a fazer uma brilhante defesa.

O jogo continuava e o Chelsea continuava dominando as ações ofensivas das partidas, agora com Feruz perdendo uma boa oportunidade, quando ele ignorou a marcação de Isaías Brown e tentou chegar ao gol em jogada individual, sendo bloqueado.

Aos vinte minutos, o Chelsea conseguiu furar o bloqueio do Basel. Após jogada de Brown, Feruz, na entrada da área, chutou cruzado, a bola não tinha a direção do gol, mas após o desvio do zagueiro Kadoic, a bola foi parar no gol suíço, sem chances para Albrecht.

Mesmo o gol saindo numa infelicidade de Kadoic, o Chelsea já merecia o gol, e poderia faze-lo à qualquer momento, pois estava criando muitas chances de gol.

Depois de abrir o placar, os garotos continuaram pressionando, e não tiveram que esperar muito para ampliar a vantagem. Aos 27 minutos, em jogada pela esquerda de Kevin Wright, ele cruzou nos pés de John Swift, que calmamente tirou do goleiro e marcar o segundo gol dos Blues na partida.

Após sofrer o segundo gol, o Basel tentou pela primeira vez um ataque ao gol defendido por Mitchell Beeney. Cedric Jan Itten foi o primeiro a ameaçar, mas ele calculou mal o chute e a zaga do Chelsea conseguiu bloquear.

Com nenhuma jogada mais incisiva, tanto o Chelsea como o Basel levaram o jogo calmamente até o intervalo.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com uma ótima oportunidade para os donos da casa ampliarem ainda mais o placar do jogo. Swift tentou o chute, e apesar da defesa de Albrecht, a bola sobrou para Isak Ssewankambo, mas o defensor não conseguiu finalizar com qualidade e a bola foi pra fora, sem perigo.

Pouco antes dos 15 minutos, era a vez de Baker perder uma boa oportunidade. Brown fez jogada pelo lado esquerdo e cruzou no segundo pau, mas como Swift deixou a bola passar, a bola sobrou para Baker chutar, porém, o chute saiu com pouca força e facilitou a defesa do goleiro.

A primeira substituição feita por Drummy saiu cedo, com a entrada de Charly Musonda no lugar de Loftus-Cheek, que vinha fazendo uma grande partida. Pouco tempo depois o Chelsea conseguiu ampliar ainda mais o placar.

O gol saiu após jogada de Kiwomya pela direita, que tocou para Feruz chutar e estufar as redes. Feruz, que já tinha perdido uma boa chance na partida, viu seu chute ser defendido por Albrecht, mas dessa vez não deu mole e, no rebote, tirou do goleiro e botou a bola no fundo da rede, fazendo o 3×0.

Kiwomya foi crescendo no jogo e a sua influência foi se tornando mais significativa ao longo do segundo tempo, com a defesa do Basel lutando para conter suas jogadas em velocidade.

Como o ataque do Basel se mostrava praticamente inexistente na segunda etapa, o terceiro gol assegurou que o Chelsea controlasse a partida confortavelmente, com os visitantes visivelmente abatidos em campo.

Uma bela jogada entre Baker e Swift quase rendeu uma outra oportunidade faltando seis minutos para o fim do jogo, mas a dupla optou por tocar mais a bola. Ambos os jogadores, no entanto, mostraram tanto individualmente, como em parceria, que foram os melhores jogadores da partida, deliciando a quem assistia a partida.

No fim, o Chelsea ainda teve tempo para marcar o quarto gol no jogo. Musonda, que estava bem na partida, encontrou Kiwomya livre na área, o atacante quase caiu após ser empurrado e, posteriormente, marcou o gol que ele vinha tentando desde o início. Embora o goleiro adversário tenha feito uma grande partida, ele sentiu que poderia ter feito melhor no chute do atacante.

Drummy elogia o time, mas diz que ainda há coisas para melhorar

Na coletiva pós jogo, Drummy refletiu que o trabalho foi bem feito pela equipe, mas sentiu que ainda há pontos em que o time tem que melhorar

Nós tínhamos uma ideia de como o Basel estaria armado e nós tínhamos um plano, mas eu senti que havia um pouco de nervosismo, porque o jogo foi disputado em um ritmo lento e com muitos erros“, disse ele

Tenho certeza de que podemos jogar com mais velocidade, mas estamos felizes com o resultado. É sobre o que você faz com a posse, mas também é sobre não dar chances para o adversário, e eu acho que nós demos essas chances, mas vamos trabalhar nisso. Eles são jovens, nós jogamos um jogo aberto, às vezes nós mesmos deixamos ele ficar aberto, mas eu tenho que aceitar isso como treinador.

“Nós começamos nossa campanha com três pontos e temos de continuar a tentar ganhar todos os jogos, porque isso é o que é necessário, e espero fazê-lo em grande estilo.”

Chelsea (4-3-3): Mitchell Beeney; Isak Ssewankambo, Andreas Christensen, Nathan Ake(c), Kevin Wright; Lewis Baker, Ruben Loftus-Cheek (Charly Musonda 63′), John Swift; Alex Kiwomya, Islam Feruz, Isaías Brown.

FC Basel (4-3-3): Pascal Albrecht; Michael Schar, Deni Kadoic, Cedric Jan Itten, Robin Kamber; Albian Ajeti, Breel-Donald Embolo, Neftali Manzambi (Antonio Fischer 63′); Joel Keller (Raul Petretta 80′), Marko Drakul, Manuel Weber.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.