
Treinadores das Soccer Schools do Chelsea em Cingapura, Malásia, Filipinas e Indonésia estiveram em Sabah, na Malásia, no início deste mês, para um curso educativo promovido por funcionários da Chelsea Foundation.
Realizado na Soccer School em Kota Kinabalu, Sabah, o curso teve 11 treinadores da ilha, um de Singapura, dois de Kuala Lumpur, dois das Filipinas e outros quatro da Indonésia. Todos realizaram um curso prático e profissional promovido por Steve Winnett e Dave Stewart, treinadores da Chelsea Foundation. Após a conclusão do curso de uma semana, eles participaram de sessões de avaliação de 30 jovens jogadores locais, com os treinadores sendo agraciados com o Chelsea FC Foundation Introductory Award ao concluir o curso.
O ex-jogador do Chelsea e treinador Ken Shellito, atual diretor técnico da Soccer School em Sabah, vai liderar uma equipe de técnicos qualificados no desenvolvimento das categorias de base na ilha, além de receber funcionários do Chelsea durante o ano. Shellito acredita que o curso irá beneficiar o futebol na ilha, com a Soccer School sendo a única grande organização do futebol em Sabah com funcionários trabalhando atualmente com mais de 100 jovens jogadores em Kota Kinabalu.
“O curso de treinadores foi brilhante para Sabah, permitindo aos treinadores aprenderem a filosofia do Chelsea de desenvolvimento das categorias de base“, disse Shellito, que jogou pelos Blues entre 1959 e 1969 e passou para a atuar na parte administrativa nos anos 70.
“O futebol já percorreu um longo caminho desde os meus tempos de jogador e as novas técnicas de treinamento usadas pelo Chelsea Foundation são fantásticas, tornando o futebol algo divertido e agradável, incorporando aspectos técnicos para melhorar os jogadores jovens. Agora que tenho treinadores certificados pelo Chelsea, eu posso expandir nosso programa, permitindo que mais jovens jogadores venham para a ilha para se beneficiarem da metodologia do Chelsea FC.”
A Soccer School de Sabah fornece uma introdução estruturada para o futebol e oferece aos jogadores a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em um sistema de desenvolvimento de duas camadas.
Winnett, um dos responsáveis pelo apoio técnico internacional, disse: “É ótimo receber os candidatos aprovados. Estamos ansiosos para trabalhar ao lado dos treinadores regularmente. Vários treinadores têm um bom campo de trabalho, e isso irá ajudá-los em suas carreiras. Os treinadores estavam com muita vontade de aprender, e isso foi evidente nas sessões que realizamos.”