Chelsea deverá ser primeiro campeão inglês com lucro no mercado de transferências em oito anos

Time está a seis pontos de mais um título da Premier League (Foto: Chelsea FC/ Press Association Images)
Time está a seis pontos de mais um título da Premier League (Foto: Chelsea FC/ Press Association Images)

O título inglês está cada vez mais próximo de Stamford Bridge. Com isso, o time provável campeão é alvo de várias pesquisas e estatísticas comparativas, que mostraram um dado muito relevante sobre a temporada do Blues, especialmente no que se refere ao trabalho do técnico José Mourinho e do mandatário Roman Abramovic. Depois de sete anos, Chelsea deverá ser o primeiro campeão inglês com lucro no mercado de transferências.

Segundo o Fair Play financeiro estipulado pela UEFA, os clubes podem gastar cinco milhões de euros a mais do que ganham por três anos seguidos. Esse valor só pode ser ultrapassado caso seja inteiramente coberto por outras arrecadações do clube (dinheiro injetado pelos donos, por exemplo). Dentro dessa regra, o Chelsea foi muito criticado nos últimos anos por supostamente infringir o regulamento estipulado, dentro dos investimentos de Abramovic, mas provou na temporada 2014/15 que está andando de acordo com as leis.

O último campeão com superávit foi o Manchester United em 2006/07. Na ocasião, Sir Alex Ferguson abriu os cofres somente uma vez, para trazer Michael Carrick, então no Tottenham. Na mesma temporada, Ruud van Nistelrooy foi vendido ao Real Madrid, dando ao time de Manchester um balanço positivo de 1,2 milhões de libras. Para exemplificar o tamanho do êxtio: os atuais campeões, Manchester City, tiveram um déficit de 74,3 milhões de libras nas negociações para 2013/14.

Em números, como o Chelsea lidou com suas negociações para a temporada 2014/15:

SAÍRAM: David Luiz (£40m), Demba Ba (£4.7m), Patrick van Aanholt (£1.5m), Romelu Lukaku (£28m), George Saville (£1m), Andre Schurrle (£22m), Ryan Bertrand (£10m), Thorgan Hazard (£5.8m).

Total: £113m

CHEGARAM: Mario Pasalic (£3m), Cesc Fabregas (£27m), Diego Costa (£32m), Filipe Luis (£15.8m), Loic Remy (£10.5m), Juan Cuadrado (£23.3m).

Total: £111.6m

SALDO: £1.4m POSITIVOS

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Lucas Sanches

Eterno projeto de jornalista. Apaixonado por futebol e viúvo do Fernando Torres. Hazard é o melhor jogador do mundo. Twitter: sanches_07