Chelsea chega a segunda vitória pela UEFA Youth League

Sub-19 também vence por 4x0 contra Steua na Romênia. (Imagem: Chelsea FC)
Sub-19 também vence por 4×0 contra Steua na Romênia (Imagem: Chelsea FC)

O Chelsea sub-19 jogou contra o Steaua Bucaresti pela segunda rodada da UEFA Youth League e venceu fora de casa por 4×0, com dois gols para John Swift e para Alex Kiwomya. O time chegou a segunda vitória seguida na competição, ambas pelo mesmo placar após vencer o Basel na abertura do torneio em Londres. O time da base dominou o primeiro tempo e saiu na frente logo no começo quando Swift abriu o placar. Com controle total da partida, o time de Dermot Drummy só conseguiu consolidar o placar no segundo tempo, quando marcou mais três gols, liquidando a partida e garantindo a liderança do grupo.

Drummy não fez nenhuma mudança no time que começou jogando em relação ao que já havia batido o Basel por 4×0 há duas semanas, com Nathan Ake levando a faixa de capitão, enquanto Kasey Palmer – destaque do sub-18 – recebeu uma chance de participar da competição, começando no banco de reservas.

O primeiro tempo começou com o Chelsea já pressionando o time da casa, que precisava se recuperar da derrota sofrida fora de casa contra o Schalke por 3-0. A primeira chance veio logo aos quatro minutos quando Ake passou para Isaiah Brown, que ao tentar fazer cruzamento foi cortado pelo zagueiro adversário oferecendo a Kiwomya o rebote, porém o atacante chutou para fora.

O time continuou mostrando qualidade com a bola, articulando bem as jogadas e logo Brown teve nova chance de assistir seus companheiros. Islam Feruz recebeu o passe e preferiu tentar driblar o goleiro ao invés de chutar, oferecendo ao arqueiro Valentim Cojocaru a chance de se recuperar no lance.

Os três meias do time Lewis Baker, Swift e Ruben Loftus-Cheek continuavam dominando as ações no campo de ataque do Chelsea, e o gol parecia apenas uma questão de tempo. Explorando os espaços e limitando as chances do Steaua contra-atacar, os Blues finalmente abriram o placar aos 26 minutos. Swift passou a bola para Loftus-Cheek que lançou Kiwomya pela ala direita com um belo passe. O próprio Swift atravessou o campo a tempo de receber cruzamento preciso de Kiwomya e em belo voleio mandou a bola para o fundo da de Cojocaru.

Ainda no primeiro tempo, o Chelsea teve a chance de ampliar a vantagem com Feruz, que recebendo cruzamento de Ake cabeceou para fora.

Na etapa complementar, o Chelsea manteve o ritmo em que terminou o primeiro tempo e continuou pressionando o Steaua, sendo que Kiwomya foi o primeiro a ter nova chance de marcar, mas o goleiro Cojocaru não permitiu o gol no chute no canto do atacante. Em seguida, Swift se apresentou ao ataque lançando Kiwomya que correu para receber na frente. Dessa vez, o goleiro romeno não conseguiu parar o chute do atacante que marcou o seu segundo gol na partida, ampliando a vantagem do Chelsea para 2×0.

O jogo ficou muito pegado no meio campo, com os times tendo mais dificuldades para chegar às áreas adversárias para tentar marcar. Razvan Stoica, em uma das raras vezes em que os mandantes chegaram na área do Chelsea, recebeu cartão amarelo por simular um pênalti, desperdiçando chance de abrir o placar para o Steaua. Do outro lado, Kiwomya estava inspirado e teve nova chance ampliar, tentando encobrir o goleiro, mas mais uma vez Cojocaru frustrou o jovem dos Blues.

Com alterações no time local, os romenos começaram a buscar mais o gol e tentar uma reação, mas a defesa do Chelsea estava bem e os avanços do Steaua ofereceu espaço para os contra-ataques, com Feruz e Lewis liderando as ações dos visitantes. Faltando 12 minutos para o jogo acabar veio o golpe que sacramentou a vitória do time londrino. Baker se livrou dos seus marcadores, passando a bola para Swift na entrada da grande área. O meia driblou os oponentes e o goleiro e estufou a rede com chute potente para fazer 3×0. E aos 97 minutos, Lewis novamente recebeu bola em ótimas condições, dessa vez de Kiwomya e com tranquilidade chutou para selar o placar final. Chelsea 4×0.

Drummy se mostrou novamente satisfeito com o desempenho do time e elogiou a atuação dos garotos.

O placar de 4×0 é a recompensa de termos jogado buscando o gol o tempo todo. Steaua é um time muito bem organizado e que jogou sério até o último minuto de jogo, sem facilitar para nós. Mas com a velocidade de Alex Kiwomya e a inteligência e visão de John Swift nós conseguimos fazer placar. Mas o crédito pela boa partida vai para todos os jogadores, pois estiveram bem e não relaxaram. Vamos continuar trabalhando para acumular mais pontos e nos classificarmos para a próxima fase da competição,” falou o técnico ao fim da partida.

Ficha Técnica

Chelsea (4-3-3): Mitchell Beeney; Isak Ssewankambo, Andreas Christensen, Nathan Ake, Kevin Wright; John Swift, Lewis Baker, Ruben Loftus-Cheek (Jordan Houghton, 88); Alex Kiwomya, Islam Feruz, Isaiah Brown (Kasey Palmer, 82).

Substituições não usadas: Ben Killip, Dion Conroy, Fankaty Dabo, Ola Aina.

Steaua Bucharest (4-2-3-1): Valentin Cojocaru; Alin Iordache, Robert Hodorogea, Catalin Alexandru, Cosmin Marius; Alexandru Antonio (Bogdan Andrei, 54), Bogdan Vasile; Toni Razvan, Daniel Gheorghe (Razvan Stoica, 65), Alexandru Tarnovan; Ionut Mitrita.

Substituições não usadas: Marian Virtej, Marius Balan, Adrian Boitos, Andrei Tandara, Laurentiu Lupu.

Gols: Kiwomya (2x), Swift (2x)

Árbitro: Aleksei Eskov (Rússia)

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.