O Chelsea reservou lugar nas semi-finais da Cup Youth depois de uma vitória memorável em St James’ Park. Dominic Solanke abriu o placar na metade do primeiro tempo, fazendo seu 18º gol da temporada, antes dos anfitriões virarem o jogo com gols de Olivier Kemen e Adam Armstong.
No entanto, os Blues iniciaram a busca pela vitória aos 52 minutos, através de Alex Kiwomya marcando e Jeremie Boga (foto) fazendo gol sensacional de 30 metros, com 25 minutos restantes. O Chelsea teve que defender fortemente durante todo o período restante, com Mitchell Beeney interrompendo várias jogadas, para reivindicar a vaga na semifinal da competição pela quinta campanha consecutiva.
O técnico Adi Viveash fez duas mudanças em relação ao time que começou a 5ª rodada da Youth Cup, um 2 a 0 contra o Cardiff City, com Isak Ssewankambo indo para a defesa e Izzy Brown voltando de uma lesão. Ssewankambo se juntou aos quatro presentes com Andreas Christensen e Ola Aina e Mitchell Beeney protegendo o gol.
Ruben Loftus-Cheek foi o capitão no meio de campo ao lado de Charlie Colkett e Jeremie Boga, enquanto Alex Kiwomya se juntou a Brown para ajudar Dominic Solanke de fora da área.
Primeiro-tempo
No começo da primeira parte do jogo, Kiwomya teve a oportunidade de esticar as pernas e correr da defesa do Newcastle depois de alguns minutos após um passe inteligente de Colkett, mas seu cruzamento foi cortado por Lubomir Satka. Antes, Beeney tinha sido rápido fora de sua linha para impedir o avanço Adam Armstrong ao gol.
Antes dos blues encontrarem o caminho do primeiro tento, Brown ganhou a posse no meio de campo e iniciou uma jogada, brecando rapidamente e tocando para Solanke, que chutou com confiança além de Woodman, fazendo seu sexto gol da Youth Cup na temporada.
No entanto, o bom tempo do Chelsea no jogo não durou muito com os anfitriões empatando em circunstâncias controversas seis minutos após o tento inaugural de Solanke. Rolando Aarons deu passe para Greg Olley na entrada da área, onde Olivier Kemen recebeu a bola e marcou em impedimento que não foi visto pela arbitragem.
Com Olley testando Beeney, o Newcastle cresceu em confiança e, depois de um período em ascensão, os Magpies adicionaram mais um gol ao placar. Um erro de Loftus-Cheek na passagem de bola foi punido clinicamente pelo atacante Armstrong quando finalizou além de Beeney, para empatar com Solanke na artilharia da Youth Cup. Primeiro tempo finalizado, Newcastle 2×1 Chelsea.
Segundo-tempo
O Newcastle começou a segunda parte do jogo à frente, novamente com boa jogada na área e Olley ficando na cara do gol. Entretanto, sete minutos depois Solanke forneceu excelente passe para Kiwomya que chutou ao gol, marcando o seu segundo em dois jogos da Youth Cup.
Sem o Newcastle dar trabalho e pressionando o meio de campo dos adversários, minutos depois Boga bateu os defensores dos Magpies numa corrida veloz, perfurando a rede de Woodman com um chute de 30 metros.
Os anfitriões mantiveram uma ameaça com Conroy tendo que cobrir duas vezes de forma inteligente na zaga, antes de Colkett desperdiçar uma boa chance de marcar. Depois de Boga fornecer passe na direita, Solanke cabeceou por cima da trave antes de Beeney fazer uma dupla defesa após tentativa dos jogadores adversários tentarem empatar o jogo. No entanto, isso não dificultou para os blues, que vão encontrar o Arsenal nas semi-finais da FA Cup Youth, sendo a primeira partida em Stamford Bridge.
Chelsea: Mitchell Beeney; Isak Ssewankambo, Dion Conroy, Andreas Christensen, Ola Aina; Charlie Colkett (Jordan Houghton 85), Ruben Loftus-Cheek (c), Jeremie Boga; Alex Kiwomya, Izzy Brown (Reece Mitchell 75), Dominic Solanke
Substitutos não utilizados: Bradley Collins, Jay Dasilva, Charly Musonda.
Gols: Solanke 22, Kiwomya 52, Boga 63
Newcastle: Freddie Woodman, Jamie Sterry, Liam Gibson (Ben Drennan 59), Greg Olley (Tom Heardman 86), Ryan McKinnon, Lubomir Satka, Olivier Kemen, Liam Smith (Jonathyn Quinn 70), Alex Gilliead (c), Rolando Aarons, Adam Armstrong
Substitutos não utilizados: Brendan Pearson, Callum Roberts Gols: Kemen 28, Armstrong 37.