O Chelsea confirmou hoje pela manhã através de seu site oficial que Thibaut Courtois foi levado ao hospital durante a partida do último domingo, contra o Arsenal, para a realização de exames afim de diagnosticar se houve alguma lesão na cabeça. Os exames não retornaram qualquer lesão.
Sendo assim, Courtois tratou um pequeno corte no ouvido e foi liberado pelo hospital no fim da noite passada. Ele deve se apresentar normalmente à seleção da Bélgica para os compromissos desta semana.
Novas regras para atendimentos em incidentes de cabeça são questionadas
A Headway, instituição que trata sobre lesões cerebrais, questionou a aplicação das novas regras impostas pela Premier League para lances onde haja choque de cabeça. Após forte divida com Alexis Sanchez, Courtois foi atendido dentro de campo e liberado para continuar jogando.
Peter McCabe, diretor executivo da Headway, disse ao site da instituição: “As novas regras introduzidas nesta temporada foram impostas para garantir que não haja riscos à saúde dos atletas envolvidos. Eles afirmaram claramente que se houver qualquer suspeita de concussão, os jogadores devem ser removidos de campo e não autorizados a retornar. É difícil entender como não se suspeitar de uma concussão após uma trombada tão feia.”
Courtois foi retirado de campo somente após um líquido aparentar ter escorrido de seu ouvido. Ainda segundo McCabe, “O sangramento de um ou ambos os ouvidos é um dos sintomas aparente, e que requer uma visita ou retorno imediato ao hospital após um machucado na cabeça”. E disse mais: “O fato do sangramento se tornar aparente somente após 15 minutos demonstra a natureza evolutiva de uma concussão, e destaca o porque uma abordagem de primeiros socorros deve ser tomada com todos os choques de cabeça”.