O Chelsea está com grande ansiedade enquanto tenta concluir a assinatura do bem cotado jovem jogador Bertrand Traore e mantê-lo longe das garras de seus rivais europeus.
Traore teve um bom desempenho em suas três apresentações durante o tour dos Blues pela Ásia, marcando duas vezes e impressionando seus colegas de equipe.
“Ele é promissor e se continuar assim estará entre os principais jogadores do mundo”, disse o zagueiro inglês Gary Cahill, apesar de que o meia de 17 anos, nascido em Burkina Faso, esteja momentaneamente sem clube.
Não há nada para impedi-lo de assinar com qualquer clube. O visto de trabalho foi o que impediu o Chelsea de oficializar a contratação da jovem promessa.
Traore joga em ambos os lados do campo e também na função de camisa 10, distribuindo o jogo. Ele é alto e rápido, com um bom pé esquerdo. O jovem foi comparado com Abou Diaby, além da técnica, os dois vieram do Auxerre, da França.
A ressalva é claro, é que os jogos em que ele atuou, os adversários não eram assim tão bons. Apesar disso, Traore tem a vantagem de já ser desenvolvido fisicamente, ao contrário de outras promessas como Josh McEachran, Islam Feruz e Gael Kakuta.
“Gostaríamos de manter o Traore”, disse o técnico do Chelsea, José Mourinho. “Precisamos esperar até que ele faça 18 anos para resolver a situação de vez”.
Traore é um jogador completo. O jovem já atuou na seleção de Burkina Faso, inclusive disputou o Campeonato Africano das Nações de 2012 e continuou a ser chamado, apesar de estar sem clube.
Sendo assim, ele está seguindo os passos de sua família. Seu pai, Feu Traore Isai, também representou o seu país, enquanto seu irmão mais velho, Alain Traore, joga como atacante no Lorient, da França.
O jovem está no Reino Unido com um visto de estudante, de acordo com o Chelsea, isso os impede de contratá-lo no momento.
Os critérios mudarão quando ele completar 18 anos, em setembro, mas ele ainda terá que cumprir os regulamentos de autorizações de trabalho se ele quiser jogar para o clube de Stamford Bridge. Ele poderia assinar e sair por empréstimo para um clube de outro país, como alguns clubes da Premier League têm feito ultimamente com importações de jovens. O lateral-direito Wallace, que foi contratado pelo Chelsea, tem o mesmo problema, ele não poderá obter uma autorização de trabalho e vai passar a próxima temporada por empréstimo em algum clube de outro país, para ver se futuramente conseguirá uma licença.
O país de Traore, a Burkina Faso, subiu rapidamente pelo ranking da FIFA nos últimos meses e encontram-se atualmente na 42º colocação, tendo subido 50 lugares desde o começo do ano. Isso ajudará Traore a continuar motivado.
Traore é o craque da Seleção Nacional Sub-17, participou da Copa do Mundo Sub-17 com apenas 14 anos. Agora ele ajuda também a principal.
O Chelsea tem sido cauteloso sobre sua situação, consciente de que ele é vulnerável a uma abordagem de outro clube, mas os Blues estão confiantes de que o jovem os escolherá.
Em 2010, Traore deixou a academia do Auxerre e foi para a do Chelsea. O jovem contou sobre seu encontro com Didier Drogba e Salomon Kalou no campo de treinamento de Cobham. “Eles me acolheram e me chamaram de irmão mais novo”, disse ele. “Eles me deram muitos conselhos”.
Mourinho disse que gostaria de acelerar o desenvolvimento da promessa africana nas categorias de base do Chelsea, para depois promovê-lo a equipe principal quando estiver pronto.
Traore certamente deixou uma boa impressão para o comandante português e o resto do elenco durante os jogos de pré-temporada.
“Eu sei da qualidade de formação que é feita em Cobham, rapazes como Traore já podem jogar em alto nível”, disse Cahill. “Ele está trabalhando bem e marcou um gol fantástico. É completo e tem muita confiança, com certeza será um dos melhores do mundo futuramente”, concluiu o zagueiro.