Blues ajudam a garantir o Vitesse na próxima Europa League; confira a semana dos emprestados pela europa

Delač, que não teve muitas  oportunidades no Chelsea, foi o único emprestado a conquistar um título em 2014/15 (Foto: site oficial Chelsea FC)
Delač, que não teve muitas oportunidades no Chelsea, foi o único emprestado a conquistar um título em 2014/15 (Foto: Site Oficial Chelsea FC)

Os Blues que atuam no Vitesse Arnhem, da Holanda, ajudaram diretamente na conquista da vaga da Europa League para a próxima temporada, enquanto um dos jogadores do Chelsea conseguiu garantir um título no apagar das luzes desta temporada.

Veja mais sobre a semana dos emprestados:

Holanda

Após despachar o PEC Zwolle dos playoffs na semana passada, o Vitesse enfrentou o Heerenveen em uma disputa de dois jogos pela terceira rodada classificatória da Europa League.

Bertrand Traoré, um dos principais jogadores da equipe durante a temporada assumindo a posição de centroavante e tendo marcado 17 gols até agora, foi o destaque do time. Ele foi titular nas duas partidas, assim como Josh McEachran, que se estabeleceu como titular da equipe desde o começo de março. Wallace também apareceu nas duas últimas partidas, após ter ido bem como ala pelo lado direito na partida de ida.

O primeiro jogo acabou em um empate por 2 a 2, que foi justo pelo futebol apresentado pelas duas equipes. Já no jogo de volta, a partida se encaminhava para o mesmo resultado, empatada no final do segundo tempo.

Na prorrogação, o Vitesse contou com a boa fase de Traoré para liquidar o jogo. O burquinense converteu um pênalti e anotou mais um gol, enquanto Wallace aproveitou bem sua oportunidade como titular para marcar o dele e se selar a participação do Vitesse nas primeiras preliminares da Europa League de 2015/16.

Bósnia-Herzegovina

Apesar de ter levado um gol na última rodada da temporada e não ter atingido a marca de dez jogos sem tomar gol na temporada, Matej Delač foi o único jogador emprestado pelo Chelsea a conquistar a liga doméstica com seu clube.

O jovem goleiro, que voltou ao clube que defendeu no início de 2014, ajudou o FK Sarajevo a conquistar seu primeiro título nacional em oito anos e pode continuar no clube após junho a fim de seguir crescendo, agora no âmbito europeu.

Itália

Marco van Ginkel se despediu da temporada junto ao Milan com uma bela performance contra a Atalanta, na vitória dos rossoneri por 3 a 1. Apesar da crise do gigante italiano, que teve uma temporada para esquecer, van Ginkel emergiu nos últimos meses como um dos principais meio-campistas do elenco.

Com a Udinese, Stipe Perica teve uma aparição sem alarde contra o já rebaixado Cagliari e foi substituído no intervalo. A equipe perdeu por 4 a 3. Já Mohamed Salah voltou a sentir a lesão de semana passada e foi substituído com apenas 27 minutos em campo. Mesmo assim, deu uma assistência, ajudando a Fiorentina no triunfo por 3 a 0 e a terminar a Seria A em quarto lugar.

Ex-Blues

Paul Clement, que já foi assistente no Chelsea, treinará o Derby County em 2015/16 (Foto: site oficial Chelsea FC)
Paul Clement, que já foi assistente no Chelsea, treinará o Derby County em 2015/16 (Foto: site oficial Chelsea FC)

Com o final da temporada 2014/15 e os jogadores entrando de férias, podemos falar sobe algumas pessoas ligadas ao Chelsea.

Carlo Ancelotti deixou o Real Madrid juntamente com seu assistente, Paul Clement. Rafa Benítez, que não conseguiu classificar o Napoli à próxima Champions League após perder por 4 a 2 para a Lazio, é especulado para assumir o lugar do italiano no time merengue.

Enquanto Ancelotti tem seu futuro indefinido, Clement, que já foi assistente do time principal do Chelsea e treinou algumas equipes jovens da Academia, deu seu primeiro passo para treinar o Derby County, na Championship.

Outro ex-treinador dos Blues, o português André Villas-Boas, levou o Zenit St. Petersburg ao título russo com duas rodadas de antecedência.

Na Alemanha, Arjen Robben ganhou mais uma Bundesliga junto ao ao Bayern de Munique. Já o Wolfsburg, que conta com André Schürrle e Kevin De Bruyne, terminou em segundo colocado e conseguiu conquistar a Copa da Alemanha ao bater o Borussia Dortmund por 3 a 1 neste sábado (30). De Bruyne anotou o segundo gol da decisão, que ocorreu em Berlim.

Na Holanda, Jeffrey Bruma foi um dos principais jogadores do miolo de zaga do PSV, que venceu sua primeira Eredivisie desde 2008.

O também zagueiro David Luiz conquistou todos os títulos franceses com o Paris Saint-Germain na temporada: a Ligue 1, a Copa da França e a Taça da Liga Francesa.

No Chipre, Nuno Morais foi bicampeão com o APOEL Nicosia. É seu quinto título com o time cipriota desde que deixou o Chelsea, em 2007.

Voltando à Inglaterra, Shaun Wright-Phillips foi liberado pelo QPR após mais um rebaixamento do time da Premier League. Na Championship, o sérvio Slaviša Jokanović levou o Watford de volta à primeira divisão, mas ainda não foi confirmado se seguirá no comando do clube na próxima temporada.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: João Palma