Há algumas temporadas os rumores em torno da possível chegada de um grande zagueiro ao Chelsea tomam conta da imprensa britânica. A cada semana, três ou quatro zagueiros são dados como certos no elenco azul. Mas será que virão? Será que José Mourinho quer um novo zagueiro no elenco? E quem são os candidatos?
O fato de que precisamos de mais uma opção na zaga parece óbvio. Gary Cahill, que já tem praticamente 30 anos, não enche os olhos (apenas de lágrimas, em alguns momentos), apesar de se mostrar seguro em muitos momentos e ter formado uma boa dupla com John Terry nos últimos anos. Kurt Zouma ainda é um jovem talento e, apesar de ter tido grandes atuações na zaga do Chelsea nesta temporada, ainda não se pode cravá-lo como titular da posição. Ele será um dia, mas não agora. Branislav Ivanovic já não joga na zaga há muito tempo, e apesar de fazer a função bem, não dá mais para contá-lo como um homem da posição, hoje ele é mais um lateral que joga na zaga do que um zagueiro que atua na direita.
John Terry, apesar de ter jogado todos os jogos na Premier League, está envelhecendo e os 34 anos podem começar a pesar há qualquer momento. Será preciso dar descanso a ele para que possa manter seu altíssimo nível desta temporada.
E é exatamente Terry que dá a tônica da necessidade de um zagueiro. “O sucessor de John Terry” é um dos assuntos preferidos na Inglaterra há algum tempo e o zagueiro que vier, se carregar consigo já alguma fama, virá com essa ingrata função: substituir uma lenda.
Dentre os candidatos a integrar o elenco do Chelsea na próxima temporada, nem todos trazem um grande nome e fama, ao contrário de outros consagrados e até pedidos pela torcida. Este post trabalhará o assunto, falando um pouco dos nomes que são cogitados pela imprensa e dando uma opinião mais realista sobre a possibilidade de eles vestirem azul a partir de agosto.
Raphael Varane – Possível; é o maior rumor até o momento
Não dá para começar a lista de possíveis alvos do Chelsea para a defesa por outro jogador. Por ter sido revelado por José Mourinho para o mundo, quando o português ainda treinava o Real Madrid, todos colocam Varane como o alvo número um do Chelsea há algumas temporadas. Praticamente todos os dias os tabloides o colocam como “quase fechado” com o Chelsea. Pode não ser verdade que esteja tão perto de acontecer, mas uma transferência do francês para os Blues não seria nenhuma surpresa.
Conta a favor de Varane não apenas sua técnica e porte físico diferenciados, mas o fato de já ter grande e significativa experiência internacional e em alto nível com apenas 22 anos. Pode-se dizer que ele é hoje um dos principais jovens defensores do mundo. Mesmo com a pouca idade, o zagueiro já tem mais de 100 jogos pelo Real Madrid e teve papeis importantes em títulos do clube Merengue, além de ser titular absoluto da Seleção da França.
Conta contra o Chelsea o fato de que dificilmente o Real Madrid se desfaria tão facilmente de um jogador jovem e de tamanho potencial, até porque as opções para a zaga do Real também não são muitas. Se os espanhóis resolverem mesmo vendê-lo, será por uma quantia alta (se especula próximo dos 30 milhões de euros), e isso pode acabar por ser um entreve na negociação.
Mats Hummels – Nem um pouco provável, infelizmente
Apesar de ser especulado sempre como alvo do Chelsea, parece não haver, no momento, chances de o alemão defender as cores azuis na próxima temporada. E pior, ele pode acaber no rival Manchester United, que estaria na liderança para a contratação do defensor.
Apesar da fama e da grande qualidade técnica de Hummels, o Chelsea não pareceu muito interessado por seus serviços em nenhum momento, com os boatos não passando de rumores.
Conta a favor do zagueiro o seu grande potencial como líder e sua presença em campo, que o colocariam como candidato certo para assumir o posto de Terry em campo. Além disto, Hummels tem mantido seu grande nível técnico já há algumas temporadas, tanto no Borussia Dortmund quanto na Seleção Alemã, tendo sido titular, inclusive, na campanha do título da Copa do Mundo de 2014.
Conta contra Hummels o fato de que ele tem se lesionado bastante nas últimas temporadas e isso coloca possíveis destinos em dúvida sobre contratá-lo ou não.
Contra o Chelsea conta seu alto valor, que poderia passar dos 35 milhões de euros, já que o alemão é atualmente um dos melhores zagueiros do mundo. A favor, conta o fato de que o Dortmund, no momento que vive, pode mesmo querer negociar Hummels por um alto valor, que pode ajudar na reconstrução do elenco.
Infelizmente, no momento, Hummels parece mais próximo do United, mas seria um grande nome.
Samuel Umtiti – Você não ouviu falar nele, mas o rumor é forte
O jovem zagueiro francês é um diamante bruto, que tem sido lapidado aos poucos no Lyon. Revelado no próprio clube, e com 21 anos de idade, o defensor já tem mais de 100 jogos no Campeonato Francês, sendo praticamente todos como titular, e tem surpreendido a todos, sendo considerado um dos principais da posição na Ligue 1.
Conta a favor do zagueiro sua capacidade técnica acima da média, sua pouca idade, sua já considerável experiência e sua versatilidade, uma vez que em vários momentos atua como lateral esquerdo pelo Lyon.
Porém, conta contra ele o fato de que o Chelsea já conta com um jovem zagueiro que aos poucos vai ganhando experiência no primeiro time: Kurt Zouma, seu compatriota. E, apesar de parecer que isso não seria impedimento, este tipo de detalhe conta muito para Mourinho na montagem do elenco.
O português preenche lacunas com cuidado e se ele tem um jovem zagueiro no grupo, provavelmente ele não irá contratar outro e correr o risco de ter de jogar com dois inexperientes em algum grande jogo. É mais provável que venha alguém mais experiente, da preferência de Mourinho, até para que Zouma possa continuar seu desenvolvimento. Ter os dois no elenco poderia significar o crescimento de um deles, o que pode fazer com que o Chelsea não queira investir nele, no momento.
Pode até ser que o Chelsea o compre e empreste, como fez com Zouma ou possa até mesmo emprestá-lo para outro clube, até porque o valor de mercado de Umtiti não é tão alto, algo próximo dos 15 milhões de euros. Contudo, apesar de o rumor ser forte, não parece tão provável assim a chegada dele à Londres.
Miranda – Improvável: muito se fala mas nada se mexe
Miranda é um grande zagueiro, não há dúvidas disso, e tem mantido um grande nível há muitos anos, mas não parece que sua contratação pelo Chelsea vá avançar, até porque o brasileiro estaria próximo de acertar uma transferência para a Inter de Milão.
Conta a favor de Miranda sua experiência conseguida em grandes temporadas no Atlético de Madrid e seu estilo seguro e atlético que Mourinho parece preferir em zagueiros. Contudo, conta contra si o fato de já está batendo na porta dos 31 anos, o que torna pouco provável que o Chelsea vá mesmo desembolsar um alto valor por alguém que já estaria na reta final de sua carreira. Sua transferência estaria avaliado em 15 milhões de euros.
Diego Godín – Improvável também, mas seria um bom nome
Depois que o Chelsea trouxe, em uma levada só, Diego Costa, Filipe Luís e Thibaut Courtois do Atlético de Madrid (é bem verdade que o goleiro já era dos Blues), parece que a imprensa inglesa criou um fetiche por jogadores do clube Madrilenho. Volta e meia o Chelsea está, segundo os rumores, interessado em meio time do Atleti.
Talvez o interesse em Godín seja mais motivado por isso do que por qualquer outro motivo, mas é inegável que o uruguaio seja um grande defensor, de nível mundial.
Conta a seu favor sua capacidade técnica e sua liderança natural, além de sua presença pelo alto, ofensiva e defensiva, que o torna um grande destaque nos campos europeus. O zagueiro mostrou grande nível jogando na Champions League contra grandes oponentes e em La Liga contra alguns dos melhores atacantes do mundo. conta contra si, no entanto, o fato de já ter praticamente 30 anos e, portanto, não ser exatamente o perfil de “substituto de John Terry” que o Chelsea procura.
John Stones – Pode acontecer e, apesar de pouco badalado, é um grandíssimo nome
O jovem zagueiro inglês, de apenas 21 anos, é sem dúvida um dos grandes jovens nomes da Inglaterra no momento e fez uma temporada impecável pelo Everton. Em grande parte da temporada, Stones segurou a barra de seu time, mostrando segurança e maturidade, apesar da pouca idade.
Considerado já um dos principais zagueiros ingleses, Stones já é convocado com frequência para os Three Lions, tendo feito quatro partidas pelo selecionado desde o ano passado. A seu favor, conta não só sua grande capacidade técnica e física, mas também, e principalmente, o fato de ser inglês, algo que não só o Chelsea procura, mas que é fundamental para manter as regras de jogadores nativos em dia.
Conta também a favor do jovem o fato de que ele tem exatamente o perfil de sucessor de John Terry à médio prazo. Seria uma contratação incrível para os Blues e não se surpreenda se acontecer (Manchester United, City e Liverpool também estariam interessados).
Contra Stones não conta nada na verdade, a não ser um valor possivelmente alto de sua transferência, já que ele sairia por mais de 20 milhões de euros. Mas, vá por mim, vale o investimento.
BÔNUS: Tomas Kalas – o prata da casa ignorado
Kalas tem talento e personalidade o suficiente para ser zagueiro do Chelsea e pode ser mesmo que venha a integrar o elenco dos Blues em um futuro próximo, mas no momento parece mesmo destinado a dançar na ciranda de empréstimos que a diretoria azul pratica com seus jovens talentos.
Conta a favor de Kalas as boas performances com a camisa azul (aquele magistral jogo contra o Liverpool, entre eles) e por outros clubes, tendo sido destaque na boa campanha do Middlesbrough na Championship, a ponto de receber elogios de todas as partes. Por sua Seleção, a República Tcheca, o zagueiro também mostra alto nível e maturidade, com Petr Cech sempre fazendo questão de elogiar suas atuações e de colocá-lo como talento indubitável. Além do mais, Kalas tem apenas 22 anos e pode ser muito útil a médio/longo prazo.
Contra Kalas conta sua personalidade forte, que a principio é qualidade, mas que deixou de ser quando o mesmo entrou em conflito com Mourinho, na temporada passada, com Kalas reclamando bastante da falta de oportunidades no time principal, afirmando inclusive “que não passava de um cone de treinamento para o Chelsea”.
Mourinho não gostou nada e, de propósito ou não, resolveu dar uma chance ao jovem exatamente contra um Liverpool faminto com Suarez e Sturridge visando um título. E não é que Kalas surpreendentemente anulou o ataque vermelho e teve uma das maiores atuações de um jovem jogador na Premier League nos últimos anos?
Todavia, isso não impediu de o Chelsea o emprestar e preencher sua vaga com Zouma, que ganhou várias chances ao longo da temporada. Muitos gostariam de ver Kalas vestindo azul e ele pode mesmo ter destaque ao longe de sua carreira no Chelsea, mas parece que no momento ele vai mesmo ter que se contentar em vestir outros mantos.