Neste momento de crise por que passa o Chelsea, muito tem se falado sobre algumas deficiências na construção do elenco e a falta de contratações, tanto em número quanto em qualidade. Neste sentido, analisando as demais equipes da Premier League é possível verificar a realização de alguns negócios muito bons, que poderiam ser úteis caso tivessem desembarcado em Stamford Bridge. Nesse sentido, selecionamos cinco deles (o que não quer dizer, em absoluto, que não existam outros), confira:
1- Dimitri Payet – West Ham
Ex-Olympique de Marselha, Payet é jogador da Seleção Francesa e chegou ao West Ham por £10,5 milhões. Jogador criativo, que pode atuar tanto pelas pontas quanto pela faixa central do meio-campo ofensivo, o francês é o grande ponto de desequilíbrio de uma equipe do West Ham que tem causado problemas a muitas equipes.
Até o momento, Payet já disputou 10 partidas com a camisa dos Hammers, marcando quatro gols e quatro assistências. Além disso, tem 81% de acerto de passes na Premier League, número respeitável, considerando a quantidade de passes difíceis intentados pelo atleta, e é o jogador que mais proferiu “passes-chave” na competição, com a criação de 29 deles, dois a mais do que Mesut Özil, o vice-líder da estatística. Para mais, Payet tem 88% de aproveitamento de finalizações
Em tempos em que o Chelsea tem sofrido com falta de criatividade e arriscado pouco, parece claro que o jogador de 28 anos poderia desempenhar um bom papel em Stamford Bridge.
2- Yohan Cabaye – Crystal Palace
Se o time tem sofrido com falta de criatividade, conforme supramencionado, em grande parte esta se dá em razão da má fase vivida pelo espanhol Cesc Fàbregas, que se consagrou na temporada passada como o principal criador de jogadas da equipe, o melhor assistente.
Jogador de qualidades semelhantes, o francês Yohan Cabaye, que já tinha experiência na Premier League antes de sua passagem pelo Paris Saint-Germain – o jogador defendeu as cores do Newcastle entre 2011 e 2014 – se encaixou rapidamente ao Crystal Palace e não mostrou necessidade alguma de se readaptar à EPL.
Até o momento, o jogador de 29 anos acertou 84% de seus passes, com média de 21m de diâmetro, criou nove “passes-chave”, conseguiu uma assistência e marcou três vezes. Individualmente, Cabaye não é melhor que Fàbregas, mas a opção por ele no elenco poderia ser de grande valia uma vez que é experiente e teve custo razoável (£9,7 milhões).
3- Virgil van Dijk – Southampton
Talvez o maior sofrimento do Chelsea na última janela de transferências, a arrastada negociação com o Everton pela contratação do zagueiro John Stones fechou os olhos dos Blues para outras alternativas e quando estes foram reabertos já era tarde demais para buscar outras opções de boa qualidade. Dentre estas estava a do holandês Virgil van Djik, que deixou o Celtic e partiu para o Southampton, por £11 milhões.
Muito alto (1,93m) e forte, o jogador chegou à Premier League mostrando grande personalidade. Até o momento o jogador vem tendo percentuais de aproveitamento em lances importantes muito altos – 60% nos desarmes e 72% nas jogadas aéreas. Além disso, em quatro partidas, só cometeu uma falta e marcou um gol, o que não é sua função, evidentemente, mas é um ponto positivo.
Aos 24 anos, o jogador ganhou convocações recentes para a Seleção da Holanda e mostra qualidades, como sua rapidez, que poderiam ser muito úteis ao Chelsea.
4- André Ayew – Swansea City
Outro ex-jogador do Olympique de Marselha, André Ayew fez boa Copa do Mundo com a Seleção de Gana e uma temporada de respeito em 2014-2015. Estas credenciais chamaram a atenção do Swansea City, que buscou o jogador de 25 anos para ser seu principal destaque individual, sem qualquer custo – isso mesmo, a transferência do jogador não onerou o clube galês.
Eleito o melhor jogador do mês de agosto na Premier League, o jogador se encaixou extremamente rápido aos Swans e em oito partidas disputadas na EPL já marcou quatro tentos, vitimando clubes respeitáveis, como Manchester United, Tottenham e o Chelsea, na rodada de abertura da competição.
Outro jogador que pode atuar pelos dois flancos, Ayew é veloz, habilidoso, movimenta-se muito e é um dos jogadores que mais finaliza na competição. Com características diferentes das de Eden Hazard e Willian, por exemplo, seria uma contratação útil, até mesmo por ser canhoto, diferentemente dos habituais titulares dos Blues.
5- Xherdan Shaqiri – Stoke City
Embora não venha tendo uma sequência boa de partidas com seu novo clube, o Stoke City, o suíço-kosovar Xherdan Shaqiri é um jogador que, apesar dos poucos 23 anos, já mostrou bom futebol e acumula experiências em Copa do Mundo e nas ligas de Suíça, Alemanha (onde foi muito bem em vários momentos) e Itália (onde não se encaixou, mas também sofreu com o mal momento da Inter).
Outro jogador canhoto que gosta de arriscar para o gol, Shaqiri poderia muito útil ao Chelsea, até mesmo porque, mesmo quando não prima pela boa técnica, o jogador dificilmente se omite das partidas, sendo uma peça de valor para qualquer elenco que integre.
Mesmo recém-chegado ao Stoke, o jovem, que custou cerca de £12 milhões, já é o quarto jogador que mais criou oportunidades de gol do time, conseguindo uma assistência em cinco partidas – é pouco, mas é um início razoável em uma equipe irregular.
Diante da lista é fácil perceber que o Chelsea perdeu oportunidades no mercado. Ainda que não sejam craques, todos os jogadores citados teriam algum papel no elenco e poderiam ser úteis hoje, neste momento de dificuldades.