Baker marca novamente e Sub-21 do Chelsea é campeão da Liga em cima do United

Ao contrário do time principal, os times da base obtiveram muitas conquistas nessa temporada (Foto: Chelsea FC)
Ao contrário do time principal, os times da base obtiveram muitas conquistas nessa temporada (Foto: Chelsea FC)

O time Sub-21 do Chelsea virou o jogo para sagrar-se campeão da Liga. Tom Lawrence colocou os anfitriões na frente após 12 minutos com uma finalização de classe por cima de Jamal Blackman, antes de Charly Musonda empatar 10 minutos depois, com da entrada da área.

Os jovens Blues tiveram as melhores oportunidades ao longo do segundo tempo, com Lewis Baker chutando por cima do gol e Ruben Loftus-Cheek exigindo boa defesa de Ben Amos no gol do Manchester United, antes de Baker colocar no canto oposto aos 79 minutos e assegurar a vitória.

Dermot Drummy fez duas mudanças em relação à vitória contra com Manchester City nas semi-finais, já que Nathan Ake e Ruben Loftus-Cheek retornaram. Isak Ssewankambo, que marcou na memorável final da FA Youth Cup contra o Fulham na semana passada, caiu para a defesa juntamente com Ola Aina, Andreas Christensen e Adam Nditi.

Ake comandou o meio-campo, juntamente com Loftus-Cheek e Baker, enquanto o debutante do time principal, John Swift, começou aberto pela direita. Charly Musonda reteve o seu lugar no flanco oposto, e Islam Feruz liderou a linha da frente. Jamal Blackman continuou no gol.

Ambos James Wilson e Tom Lawrence, dois titulares do time principal na vitória por 3-1 contra o Hull na semana passada, voltaram para o time de Warren Joyce. Andreas Pereira, que marcou o único gol na vitória contra o Liverpool na semi-final, também começou jogando, no meio campo.

Primeiro tempo

O Chelsea teve a primeira tentativa da noite, com apenas cinco minutos de jogo: Baker carregou a bola do meio de campo e exigiu boa defesa de Ben Amos no gol do United, antes do Jogador Jovem do Ano testar o goleiro adversário mais uma vez, com um chute de esquerda, após escanteio curto de Musonda.

A primeira ameaça do United foi com uma bola por cima, que Wilson acompanhou, embora Christensen tivesse se antecipado e se posicionado bem no quique da bola, para recuar para Blackman. Entretanto, o ferrolho foi quebrado após 12 minutos e foram os donos da casa que celebraram uma vantagem no começo da partida.

Saidy Janko avançou pela direita e cruzou baixo para a área, onde Wilson ajeitou caprichosamente para Lawrence. O meio-campista enganou a defesa, fingindo que ia chutar, e então disparou no canto oposto, além de Blackman, que acompanhou a bola.

O United continuou ameaçando e ambos Swift e Nditi foram amarelados por chegarem atrasados, antes do time de Drummy empatar nos meados do primeiro tempo. Musonda recebeu de Ake e se infiltrou, levando a melhor sobre dois defensores, antes de chutar de perna direita, no canto direito, para fazer o seu sexto gol na campanha.

Musonda empata a partida ainda no primeiro tempo (Foto: Chelsea FC)
Musonda empata a partida ainda no primeiro tempo (Foto: Chelsea FC)

Seguiu-se um período de controle do Chelsea, com os jovens Blues aproveitando a posse da bola, porém sem criar oportunidades. Swift chutou de longe, antes de um chute de Baker também não conseguir incomodar Amos nos minutos finais da primeira etapa.

Segundo tempo

Amos defendeu bem contra Nditi logo após o reinício do jogo, enquanto Lawrence viu o gol passar diante dos seus olhos, quando um cruzamento alto chegou pela direita, mas não conseguiu fazer contato o suficiente na cabeçada.

Baker, então, teve uma grande oportunidade de colocar os visitantes na frente, após Loftus-Cheek escapar por trás pela direita e levar a bola de volta para o lado do artilheiro da Liga, embora o meio-campista tenha pego muito embaixo, disparando por cima do travessão.

Os Blues continuaram criando chances, e Loftus-Cheek foi o próximo a ameaçar, aparecendo na área após passe de Feruz e chutando baixo em direção ao gol, porém Amos defendeu mais uma vez com o seu pé. Aina defendeu bem contra Lawrence na marca do pênalti, com o garoto do United isolando o zagueiro no um-contra-um, mas foi o Chelsea que continuou criando as melhores aberturas.

Feruz chutou por cima de voleio, após cruzamento de Musonda pela direita. Os anfitriões, então, mostraram que ainda estavam no jogo, quando Ben Pearson roubou a bola no meio de campo e passou por Ainda, para disparar baixo, mas direto em Blackman.

O terceiro e decisivo gol da partida veio faltando 11 minutos para o fim do tempo regulamentar. Feruz se aproveitou de uma jogada estabanada no fundo, e Baker recebeu a bola na entrada da área, chutando brilhantemente através de Amos, no canto oposto. Foi o seu 12º gol da temporada na Liga pelo Sub-21 e o 18º contando todas as competições.

Baker sela a vitória do Chelsea, conquistando o título (Foto: Chelsea FC)
Baker sela a vitória do Chelsea, conquistando o título (Foto: Chelsea FC)

O United respondeu com substituições ofensivas, mas Blackman segurou bem um par de cobranças de falta altas e o Chelsea fez um bom trabalho mantendo a posse de bola, com o apito final se aproximando. Um par de escanteios tardios foram defendidos com segurança e o substituto Blackett forçou Blackman a fazer boa defesa na sua direita, quando finalmente o time de Drummy clamou a vitória para garantir a taça.

Chelsea: Jamal Blackman; Isak Ssewankambo, Ola Aina, Andreas Christensen, Adam Nditi; Ruben Loftus-Cheek (Kasey Palmer 78), Nathan Ake (c), Lewis Baker; John Swift, Islam Feruz, Charly Musonda (Charlie Colkett 86).
Substitutos não utilizados: Mitchell Beeney, Alex Davey, Fankaty Dabo
Gols: Musonda 22, Baker 79
Cartões amarelos: Swift, Nditi

Manchester United: Ben Amos, Guillermo Varela, Reece James (c) (Tyler Blackett 82), Patrick McNair, Michael Keane, Charni Ekangamene, Saidy Janko, Ben Pearson, James Wilson (James Weir 68), Andreas Pereira, Tom Lawrence (Joshua Harrop 85)
Substitutos não utilizados: Joel Pereira, Matthew Willock
Gol: Lawrence 12
Cartões Amarelos: Pearson, Ekangamene

Público: 13,203

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.