No último final de semana, apesar da derrota em casa, o torcedor teve motivos para comemorar. O capitão Cesar Azpilicueta tornou-se o 13º jogador a entrar no “Clube dos 400”. Ou seja, o defensor agora faz parte de um seleto grupo que realizou 400 ou mais partidas com a camisa do Chelsea. Além disso, o espanhol é somente o segundo estrangeiro, ao lado de Petr Cech, e o primeiro a alcançar a marca desde o arqueiro, em 2012, em vitória contra o Everton por 2-1.
Os membros
Outros nomes de peso que fazem parte do clube são os ídolos recentes John Terry e Frank Lampard, que entraram na seleção em 2009. Assim, o atual treinador garantiu seu lugar marcando um de seus 211 gols pelo clube nos acréscimos em uma virada dramática contra o Stoke City. Por outro lado, o ex-capitão seguiu a deixa de seu companheiro de equipe quatro meses depois em uma vitória contra o Fulham por 3-1.
Portanto, ao longo da história, outros nove atletas também envergariam o manto mais de 400 vezes. Mas, o primeiro a atingir a marca foi o meio-campista Ken Armstrong, campeão da liga nacional em 1955. Logo após, Peter Bonetti e Ron Harris, os dois recordistas em partidas com 729 e 795, ultrapassaram a marca em 1969 e 1971, respectivamente. Entretanto a noite do goleiro não foi repleta de boas memórias, já que tomou cinco gols em derrota para o Southampton.
Completando os 13 estão John Hollins, o quarto a alcançar o patamar; Eddie McCreadie, primeiro da lista de fora da base do clube; John Bumstead, que passou por dois rebaixamentos e dois acessos com o clube para, duas décadas depois do último, alcançar os 400 jogos; Kerry Dixon, terceiro maior artilheiro da história do Chelsea; Steve Clarke, que atuou por 11 anos com a camisa; e Dennis Wise, que levantou três troféus como capitão nos anos 1990.
Confira a lista completa: