17 anos. Esta foi a idade em que Dominic Solanke estreou pelo Chelsea. O jovem entrou no segundo tempo da goleada do Chelsea por seis a zero sobre o Maribor, pela Uefa Champions League, e fez sua estreia no time principal, isto, meses após assinar seu primeiro contrato profissional com a equipe azul de Londres.
Sendo decisivo em finais de campeonato, e se tornando o primeiro jogador do Chelsea na década a marcar mais 20 gols pela categoria sub 18, Solanke logo chamou a atenção de José Mourinho, e antes de ser relacionado ao banco de reservas por dois jogos consecutivos, já havia feito parte da pré-temporada do elenco principal.
Em entrevista, Solanke se mostrou muito contente, e tratou sua estreia no Chelsea como um sonho realizado. ”Eu frequentei aqui desde que tinha sete anos e venho trabalhando muito. Finalmente conseguir é incrível. Eu costumava vir ao Stamford Bridge como um torcedor quando era mais jovem, e sempre quis fazer minha estreia aqui, diante de todos. Era um sonho. Ainda mais aqui no Chelsea, um clube em que jogam os melhores jogadores do mundo, jogar ao lado deles será incrível. Tenho muito a aprender” disse Dominic.
Solanke comentou sobre o tratamento que Mourinho teve com ele, antes da grande estreia. ”Ele [José Mourinho] me ajudou muito. Me deu algumas dicas de última hora antes de entrarmos em campo, e disse para eu jogar livremente, porque ele tem fé em mim. Para alguém como ele ter fé em mim, na minha idade, mostra que há uma oportunidade”.
Dominc Solanke também credita sua rápida ascensão até chegar ao time profissional á seu treinador da equipe sub 20, Adi Viveash. ‘‘No inicio da temporada passada, eu não tinha expectativas em fazer o ano que fiz, Adi me ajudou muito e me deu confiança, assim, consegui seguir em frente e fazer uma boa temporada. Ele colocou muita fé em mim e me ajudou a chegar onde estou hoje” explica.
Segundo Solanke, outro fator importante na sua evolução dentro de campo foi o período em que esteve em período integral em Cobham. ‘‘Vir para a escola em Cobham significava que ficaria aqui em tempo integral gerando oportunidades para treinar com jogadores mais velhos. Isso me ajudou a crescer e me desenvolver mais rápido do que se eu entrasse apenas algumas vezes por semana”.
No mês passado, Solanke comemorou seu aniversário de 17 anos e assinou seu primeiro contrato profissional pelo Chelsea, clube em que jogou desde o sub 8. Dominc valorizou a importância de, com a assinatura do acordo, ficar em Cobham diariamente para aprimorar seus recursos.
‘‘Como fico aqui em tempo integral, posso trabalhar em algumas coisas e ficar mais forte’‘, disse Solanke, que ainda entende que tem muitas coisas a melhorar. ”Eu gosto de chegar com a bola, sendo intenso. Mas também tenho trabalhado em busca de outras coisas, para os defensores não souberem o que vou fazer”.
Finalizando, o recém-promovido ao time elenco profissional do Chelsea destacou a importância em atuar com os melhores jogadores do mundo. ”No Chelsea, há vários jogadores de classe mundial, tenho apenas que continuar trabalhando que minha hora chegará. Tem que conciliar talento com trabalho duro para realizar seus sonhos” disse Solanke.