Aniversário de 110 anos: Grandes ídolos falam sobre o Chelsea – Parte III

Osgood: Iniciou e encerrou sua carreia com a camisa do Chelsea (FOTO: Chelsea FC)
Osgood: Iniciou e encerrou sua carreia com a camisa do Chelsea (Foto: Chelsea FC)

Chegou a terceira e última parte das mensagens deixadas por grandes ídolos dos Blues ao longo dos 110 anos de história do clube.

Confira abaixo:

Peter Osgood

Ao todo foram 12 anos defendendo a camisa dos Blues (FOTO: Chelsea FC)
Ao todo foram 12 anos defendendo a camisa dos Blues (Foto: Chelsea FC)

O já falecido atacante iniciou sua carreira profissional no Chelsea em 1964 e ficou lá dez anos. Depois se transferiu para o Southampton e trocou de clube mais algumas vezes. Em 1978 voltou aos Blues para encerrar sua curta carreira de apenas 15 anos. Osgood marcou 150 gols em 380 partidas pelo Chelsea.

“O futebol era sempre divertido. Nós poderíamos ligá-lo. Estávamos felizes. Estou orgulhoso de ver os replays, como era um bom futebol, e uma grande equipe que eu jogava em um lado divertido.”

“Nós tivemos tantas celebridades importantes chegando ao local, Michael Caine, Honor Blackman, Steve McQueen, durante todo o período do adorável Sir Richard Attenborough. Os Beatles and Stones estavam no topo da lista, e nós éramos a moda na época.

Tommy Docherty

Docherty foi jogador e treinador do Chelsea (FOTO: Chelsea FC)
Docherty foi jogador e treinador do Chelsea (Foto: Chelsea FC)

Como jogador encerrou a carreira no Chelsea, fazendo apenas quatro jogos. Mas ao mesmo tempo que encerrava a carreira de jogador em 1962, iniciava a de treinador. Permaneceu no clube até 1967 e conquistou uma Copa da Liga Inglesa na temporada 1964–65.

“O Chelsea é o meu clube. Eu não vou dizer uma má palavra contra eles. Eu amo o Stamford Brigde. Eu vou lá cinco ou seis vezes por ano e eles são brilhantes para mim. Uma das maiores honras que já tive foi ser treinador do Chelsea Football Club.”

Kerry Dixon

Dixon passou a maior parte da sua carreira defendendo o Chelsea (FOTO: Chelsea FC)
Dixon passou a maior parte da sua carreira defendendo o Chelsea (Foto: Chelsea FC)

Kerry Dixon chegou do Reading em 1983 com apenas 22 anos. Ficou no Chelsea até 1992, fazendo 420 partidas e marcando 193 gols. Nos Blues ele conquistou por duas vezes a segunda divisão inglesa em 1984 e 1989.

“Eu tenho uma afinidade com o clube. O termo “gigante adormecido” é o que era o Chelsea.”

“É sempre bom ser interrompido e as pessoas se lembrarem do que você fez. Não é como os tempos brilhantes agora onde estamos desafiando na Europa e no topo da Premier League, e será por muito tempo, mas é bom torcedores do Chelsea ainda lembrarem de jogadores jogaram para eles quando esses tempos não eram tão reluzentes. Fãs retribuem essa lealdade.”

David Webb

O zagueiro foi um dos responsáveis pelo título da FA Cup de 1970 (FOTO: Chelsea FC)
O zagueiro foi um dos responsáveis pelo título da FA Cup de 1970 (Foto: Chelsea FC)

Foi no Chelsea que Webb fez seu nome no futebol. Jogou vários anos nos Blues como lateral-direito apesar de ser zagueiro de origem. Entre 1968 e 1974 fez 299 partidas pelo Chelsea, marcando 33 gols.

“O azul e o azul, com meias brancas – era inteligente. Não era só o Chelsea, éramos muito inteligentes.”

Ruud Gullit

Astro holandês dividiu a função de jogador e treinador durante duas temporadas no Chelsea (FOTO: Chelsea FC)
Astro holandês dividiu a função de jogador e treinador durante duas temporadas no Chelsea (Foto: Chelsea FC)

Chegou ao Chelsea em 1995 já sem os holofotes de antigamente. Mas logo se apaixonou pela torcida. Na segunda temporada nos Blues assumiu o cargo de treinador até 1998. Fez 64 partidas pelo Chelsea e marcou sete gols.

“Na minha carreira, eu sempre escolhia uma equipe que não teve muita sorte e eu sempre ganhava as coisas com as equipes vestindo meias brancas.”

“Quando eu vi Stamford Bridge, pela primeira vez, que era antes do início da temporada, o lugar estava uma bagunça. Eu comecei a me perguntar, mas assim que eu joguei lá eu sabia que tudo ficaria bem.”

Bobby Tambling

Tambling: 17 anos defendendo o Chelsea (FOTO: Chelsea FC)
Tambling: 17 anos defendendo o Chelsea (Foto: Chelsea FC)

O atacante chegou ao clube com apenas 16 anos em 1957. Chegou aos profissionais em 1959 e ficou até 1970. Fez 370 jogos e marcou 202 gols.

“Chelsea é a minha vida, a minha vida inteira. Quando eu volto eu sempre tenho uma boa recepção. Eu não sei por que, eu sou apenas um cara velho agora, mas os torcedores não veem isso. Eles são maravilhosos.”

Dan Petrescu

Petrescu conquistou seis títulos nos Blues (FOTO: Chelsea FC)
Petrescu conquistou seis títulos nos Blues (Foto: Chelsea FC)

O defensor chegou ao Chelsea em 1995 depois de passagens apagadas por vários clubes. No Chelsea se destacou fazendo 208 jogos e marcando 23 gols durante cinco anos defendendo os Blues.

“Minhas lembranças são fantásticas do Chelsea após cinco anos lá, ganhar tantos troféus, estar com grandes jogadores e torcedores fantásticos.”

“Eu tenho uma filha que se chama Chelsea. É tudo para mim. Foi o melhor momento da minha vida como jogador de futebol com certeza.”

Frank Blunstone

Defendeu somente duas equipes na carreira, Crewe Alexandra e Chelsea (FOTO: Chelsea FC)
Defendeu somente duas equipes na carreira, Crewe Alexandra e Chelsea (Foto: Chelsea FC)

Blunstone chegou ao Chelsea numa transferência que custou apenas 7500 libras. O lateral esquerdo chegou em 1953 e encerrou sua carreira nos Blues em 1964. Fez 347 partidas e marcou 54 gols.

“Eu tive 15 anos fantásticos no Chelsea e estou orgulhoso de ter feito parte dessa equipe. Éramos bons embaixadores para o clube eu penso, e Chelsea foi um grande clube para nós também. Foi recíproco.”

“Conseguimos algo especial para um clube fantástico e alguns torcedores fantásticos; outros clubes de futebol são orgulhosos do que as gerações passadas têm alcançado e Chelsea deve ser igualmente orgulhosa de sua herança na minha opinião.”

Peter Bonetti

O goleiro campeão do mundo de 66, tem 600 jogos com a camisa do Chelsea (FOTO: Chelsea FC)
O goleiro campeão do mundo de 66, tem 600 jogos com a camisa do Chelsea (Foto: Chelsea FC)

Bonetti também é um dos responsáveis pelo primeiro título da FA Cup dos Blues em 1970. Além disso conquistou a Copa da Liga Inglesa em 1965 e a Recopa Europeia em 1971. Defendeu o Chelsea entre 1960 e 1975 e depois de 1976 até 1979.

“Eu tive muita sorte de ter um bom relacionamento com os torcedores e até mesmo hoje em dia, eles sempre me fazem sentir importante.”

“Eu ainda sinto que eu pertenço aqui. É um clube fantástico. Eu sempre apreciei o apoio e aclamação que me deram.”

Terry Venables

O meio campista subiu para o profissional do Chelsea com apenas 17 anos (FOTO: Chelsea FC)
O meio campista subiu para o profissional do Chelsea com apenas 17 anos (FOTO: Chelsea FC)

Chegou ao Chelsea em 1958 com apenas 15 e dois anos depois já era profissional na equipe. Ficou até 1966 fazendo 237 partidas e marcando 31 gols.

“Chelsea sempre foi o meu primeiro amor. Eu teria gostado de ter passado toda a minha carreira, em Stamford Bridge, mas não era para ser. Eu sempre darei um lugar especial no meu coração para o Chelsea.”

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.