Em entrevista para a mídia inglesa, Carlo Ancelotti, que será o novo técnico do Bayern de Munique na próxima temporada, acredita que a falta de motivação de José Mourinho para com seus jogadores, foi fator preponderante pelo momento ruim vivido pelo Chelsea e consequentemente pela demissão do português.
Depois de vencer a Premier League e Capital One Cup na última temporada, Mourinho não conseguiu manter seu elenco jogando em alto nível. Pelo campeonato inglês, em 16 jogos comandando o Chelsea, a equipe já havia sido derrotada nove vezes, tendo perdido quatro partidas em casa.
Em declarações recentes, Demba Ba, que passou uma temporada com Mourinho, disse que o técnico não motiva seus jogadores e que se percebe que um jogador não tem confiança, apenas saca-o do time titular.
“Ele não é alguém que está lá para dar confiança aos seus jogadores. Está lá para conseguir tirar o máximo que puder deles. Ele espera que você motive a si mesmo e se não estiver num momento confiante, tudo que faz é te colocar no banco”, disse Ba.
Ancelotti, vencedor da Premier League e FA Cup de 2009/2010 pelo Chelsea, afirmou que um técnico deve buscar sempre manter seus jogadores motivados.
“Quando as coisas estão indo bem, existe o risco de relaxamento e quando as coisas vão mal, obviamente, há uma perda de confiança. O treinador deve sempre manter um bom equilíbrio nesse sentido, levantando os níveis de confiança, particularmente quando as coisas não parecem funcionar”.
O novo técnico do Bayern, que substituiu Mourinho no Real Madrid, assim que o português retornou para o time de Stamford Bridge, disse que o Special One acabou pagando o preço por não motivar seus atletas num período difícil.
“É um pouco disso que Mourinho pagou (sobre a falta de confiança) e o fato de a equipe não começar como na temporada passada, quando teve um grande desempenho. Este ano foi exatamente o oposto e ele pagou pela falta de motivação entre os jogadores”, finaliza.