O Monaco, atual oitavo colocado do Campeonato Francês, teria abordado o treinador do Chelsea, José Mourinho, para saber de suas intenções de treinar o clube, e ao contrário dos rumores muitas vezes sem fontes, a afirmação não partiu de um tabloide, e sim de um dos principais acionistas do clube do principado, Alessandro Proto.
O chefe dos Blues está sob grande pressão na Inglaterra, depois de um início desanimador de a temporada que faz com que o time de Stamford Bridge seja atualmente o 15º colocado na tabela da Premier League. A derrota para o West Ham no último fim de semana foi a quinta em 10 jogos do torneio, o pior início de temporada do time londrino na história da Premier League.
E de acordo com entrevista dada ao periódico espanhol Sport, Alessandro Proto afirma que o time da Ligue 1 teria contactado Mourinho exatamente após a derrota para os Hummers, para fazer uma proposta ao treinador, caso ele venha a deixar a Inglaterra:
“Na noite de sábado (24) fizemos o primeiro contato com José Mourinho sobre a possibilidade de ele assumir o Monaco. Nós ainda estamos em uma fase de negociações muito precoce, mas estamos convencidos de que Mourinho poderia treinar Mônaco muito em breve.”
A declaração polêmica e surpreendente de Proto vem num momento em que muito se discute a permanência de Mourinho no comando técnico do Chelsea. Rumores também dão conta da possibilidade de Guardiola assumir o clube na próxima temporada e de que, caso Roman Abramovich decida despedir Mou, Carlo Ancelotti e Guus Hiddink seriam os preferidos para assumir o time interinamente, até o fim da temporada. Contudo, na Inglaterra, há também posições fortes na imprensa de que o Chelsea dará um voto de confiança a Mourinho pelo menos até o fim da temporada. O atual contrato do português com o clube londrino vai até o fim da temporada 2018/2019.