A forma como José Mourinho utiliza a imprensa para criticar, algumas vezes até com muita rigidez, certos jogadores do elenco, já foi criticada em outras ocasiões, principalmente por especialistas das imprensas inglesas e espanholas, sendo que na Espanha a relação dificultosa com os jogadores é dada como principal motivo para seu relativo insucesso em Madrid. Desta vez foi o ex-Chelsea Filipe Luís quem afirma que comentários de José Mourinho para a mídia sobre seus próprios jogadores pode ter um efeito prejudicial sobre alguns atletas
Mourinho tem levado os azuis ao seu pior início de temporada em 37 anos, e durante estes últimos meses criticou publicamente vários membros de sua equipe principal desta campanha, desde médicos e fisioterapeutas até jogadores importantes do elenco, como Eden Hazard e Nemanja Matic.
Filipe Luís se juntou ao Chelsea vindo do Atlético de Madrid por 18 milhões de euros, no início da temporada 2014/2015, mas não recebeu muitas chances e foi autorizado a voltar ao clube espanhol espanhol, em julho deste ano. Em entrevista pela Seleção Brasileira, Luís foi perguntado sobre a abordagem de Mou, e respondeu:
“Mourinho tem a sua maneira de falar com a imprensa, especialmente quando o time perde, o que às vezes pode ser prejudicial para alguns jogadores. Alguns jogadores se beneficiam das críticas, mas para outros pode fazer mal.
Às vezes ele está certo e às vezes não. Às vezes as pessoas pensam que o que ele diz é absurda e, por vezes, concordam com ele. É o jeito que ele é e forma com que ele trabalha…Eu vejo isso como normal”
Luís também comentou sobre seu período em Stamford Bridge, afirmando que pessoalmente acredita ter sido um sucesso, apesar de ter permanecido em Londres por apenas uma temporada:
“Eu não tive a oportunidade de jogar na primeira partida da temporada na Premier League e a oportunidade de jogar o primeiro jogo é fundamental para os jogadores em um novo clube. Isso acabou fazendo tudo tudo mais difícil. Mas eu considero o meu tempo com o Chelsea um triunfo pessoal. Em um ano eu ganhei dois títulos, sendo um deles a Premier League. Eu tenho um troféu em casa que muitas pessoas não têm e, possivelmente, na liga mais competitiva do mundo.”
Luis disputou 26 partidas pelo Chelsea e marcou um gol. No início desta temporada deixou o clube para retornar ao Atleti, pela quantia de 15,1 milhões de euros, cerca de três a menos do valor pago pelo clube londrino exatamente um ano antes. No clube espanhol Filipe tem sido novamente titular e voltou a ser um das principais peças defensivas da equipe de Diego Simeone.