André Villas-Boas: Entrevista completa

 

O Chelsea Brasil traz a entrevista completa, em português, que André Villas-Boas fez para o ChelseaFC.com .  Confira:

No dia em que se tornou o quarto mais jovem treinador da história do Chelsea, André Villas-Boas sentou-se com o site oficial do Chelsea para comentar sobre os caminhos percorridos até aqui e sua visão para o futuro no clube.

 

 

1 – Treinar um clube como o Chelsea é uma ambição que você teve desde a primeira vez que passou por aqui?

Eu era um assistente em um plantel técnico com muito sucesso e sempre levei isso de um modo muito profissional. Eu esperava algum resultado para minha carreira individual, mas o importante era ser parte do grupo. Minha contribuição era importante para a parte técnica e eu não era um obcecado com minha carreira individual ou minha realização profissional em si. Mas quando surgiu uma chance para me tornar treinador,  quando eu estava na Inter de Milão, eu senti isso, de tomar outro caminho, assumir outro papel, enfrentar o desafio, e então eu aceitei a oportunidade de ir para a Acadêmica e deixar José (Mourinho). Treinar não era um tipo de obsessão, e eu não usei o José como meio de chegar nesse caminho, foi algo que aconteceu naturalmente e no momento está tudo indo muito bem – mas com as expectativas do futebol, você precisa continuar tendo sucesso.

 

2 – Você foi surpreendido como tão rápido sua carreira progrediu?

Eu tenho a tendência de não pensar muito nisso. Foi algo que transbordou, não há nenhuma dúvida quanto a isso. Em dois anos nós conseguimos tantas coisas e foram dois anos muito felizes. A coisa mais importante que as pessoas têm que saber é que eu não vejo o jogo como um espetáculo de um homem só, eu vejo o jogo como um conjunto de ideias coletivas e bons jogadores. Eu sou um sortudo de em dois anos ter esses jogadores comigo e talvez desafiar suas ambições e desejos foi o que nos ajudou a chegar nesse patamar de sucesso.


3 – Você estava muito bem no Porto, o que o convenceu que era tempo de mudar para o Chelsea?

Penso que é um grande desafio individual que eu deveria assumir. Eu tive um ano magnífico no Porto, e deixá-lo não é algo fácil pra mim porque é meu clube, é um clube que eu defendo muito. Porto é minha cidade e os que me apoiaram sempre irão sentir que não há nada que eu possa dizer que deletará a sensação de que eles foram traídos. Mas eu senti que esse era um desafio que eu deveria tomar junto com a importância que é o Chelsea, a importância da Premier League, e felizmente eu deixei o Porto com um bom sucesso nas mãos. Agora eu enfrento este novo desafio e focalizo em novamente ser bem sucedido no Chelsea.

 

4 – Você pensa o que Bobby Robson teria achado sobre você assumir um dos trabalhos tops da Inglaterra?

Bobby foi uma pessoa muito importante na minha carreira. Ele foi a pessoa que me aconselhou desde muito novo a fazer cursos de treinamento e destrancou as portas do clube (Porto) para que eu tivesse acesso aos treinamentos. Nós tivemos uma relação muito boa e ele foi alguém que eu respeitei bastante e foi respeitado no futebol mundial. Ele significou muito para o futebol inglês e eu penso que ele estaria feliz, é claro. O que ele fez não foi somente comigo ou com o José, mas com todas as pessoas ao seu redor, promovendo-os, inspirando-os a chegar aos seus próprios caminhos, com seus próprios jeitos. Eu acredito que ele estaria muitíssimo feliz.

 

5 – Na sua passagem pelo Chelsea você era chamado de André Villas, e agora você é André Villas-Boas.

Isso é comum em Portugal, nós temos nomes grandes e meu nome não é só André Villas-Boas, mas ainda tem dois nomes no meio. Mas na Inglaterra nós fazemos coisas com mais facilidade usando apenas dois nomes, primeiro e último. Agora nós temos que tentar expandir as letras e talvez nos tornar fluente ao falar meu nome, mas não será fácil.

 

6 – É inevitável que o que você fizer no Chelsea seja comparado à “Era de José Mourinho”, pelo menos agora no início, mas você já teve experiência similar no Porto, assim, como isso irá ajudá-lo a lidar com a situação?

Eu acredito que não existe maneira de evitar comparações, isso é algo que interessa à imprensa. Eu não aceitei o trabalho no Porto ou o trabalho no Chelsea porque o José aceitou ambos. Eles são dois dos clubes mais procurados do mundo e no fim eu tive a oportunidade e fui capaz de fazer em mim algo que eles pensaram importante para uma rota rumo ao sucesso. O Chelsea me quis basicamente pelas qualidades humanas e isso é algo que eu quero trazer para este clube novamente. A coisa mais importante é motivar os jogadores em suas ambições corretas, refletir novamente sobre o que o clube conquistou nos últimos seis anos e que nós precisamos continuar o caminho do sucesso.

O Chelsea é um clube que alcançou muita coisa nos últimos seis anos e todos estão esperando que nós continuemos no mesmo caminho. Não tem que haver mais ou menos tolerância por mim se eu não tiver êxito. Então este é o desafio que enfrento e me sinto confiante que nós podemos motivar todo mundo, não só jogadores, mas também toda a estrutura. Eu sinto confiança que posso responder às ambições dos torcedores, da administração e do dono do clube.


7 – Explique sua filosofia para o jogo dos seus times.

Nós somos uma equipe muito técnica que se preocupa em desvendar os potenciais. Todo mundo tem um pouco mais para dar e é na vida do dia-a-dia que todo mundo progride em suas carreiras. Nós sentimos que os jogadores são os mesmos e você tem que estimulá-los e motivá-los para procurar as coisas que antes eles não tentaram. Nós somos uma equipe técnica que incentiva a liberdade de escolha porque no fim, quando os jogadores estiverem enfrentando um momento, são muitas situações diferentes e eles têm que resolver sem a ajuda do gerente/treinador deles. Esse é o tipo de estímulo que nós queremos que os jogadores tenham. Responsabilidade e tomada de decisões, porque no fim do jogo é tudo decidido por eles. É uma colisão de duas boas organizações e no fim é uma relação entre todos para nos conduzir ao sucesso, e é nisso que eu quero trabalhar.

 

8 – É provável que você jogue com a mesma formação do Porto?

Essa não é uma pergunta somente sobre formação, que seria muito restrita. O jogo é muito caótico e muito frenético, e às vezes não corre tão bem quanto você quer, e talvez quando você menos espera, seguir de certo modo é seguir de maneira correta, muito. A coisa mais importante é as pessoas estarem envolvidas novamente com o time e sentir que existe mudanças em andamento, sentir uma nova liderança nova e sentir um novo modo de comunicação, e excitar as pessoas, excitar os jogadores, excitar os torcedores e tentar criar empatia com todo o mundo para alcançar o sucesso.

É muito mais sobre os jogadores, motivação e aumento de novas ambições no futuro do que a chegada de um homem para mudar tudo, porque eu não quero mudar tudo. O passado recente reflete sucesso extremo então mantenhamos esse modo.


9 – Existe alguma pressão para inovar e se manter à frente?

Não está somente no futebol. Numa sociedade moderna você tem que ser capaz de,  constantemente, se adaptar e procurar inovações em todos lugares. Quando nós estávamos pela primeira vez aqui no Chelsea, nós sentíamos que estávamos trazendo uma nova metodologia no futebol, e ninguém está fugindo disso. No futebol você pode ter êxito de vários modos diferentes. Com uma metodologia boa e com uma metodologia ruim, antiquado ou não, no fim de tudo, é a essência dos jogadores e a qualidade deles que podem trazer sucesso para você.

Nós sentimos que podemos relacionar tudo isso para ter êxito. Claro que você tem que ser inovar, você tem que investigar, você tem que constantemente adaptar e elevar seu padrão para a liga mais assistida do mundo. Existe um alto padrão e nós queremos manter o caminho do sucesso. Este é um clube que exige sucesso e nós temos que manter isso para continuar com o hábito de ganhar, e depois ganhar, e assim ganhar ano após ano.


10 – Você já teve algum contato com os jogadores que você já conhece?

Sim, dois deles. E é bom sentir que eles estão ao redor e sentir suas expectativas. Todo mundo está entusiasmado e todos estão esperando para começar novamente e isso é algo positivo. Nós precisamos colocar o grupo de novo junto, sentir o grupo, e então ir lá e enfrentar cada jogo como um jogo que temos que vencer. E devemos lutar para isso com o maior de nossos desejos. Algumas pessoas que ficam fora do campo permaneceram no clube e será de grande ajuda. É bom ver que muitas pessoas continuam aqui. Isso me ajuda a me adaptar melhor além de eu já conhecer suas qualidades. Há tantas pessoas aqui que eu conheço e isso representou muito pra mim e muito para o clube. Eles sabem como eu sou e como eu irei falar com eles.

 

11 – Uma pergunta pessoal. Da vez passada você morou no centro de Londres. Você vai morar novamente?

Londres é uma cidade que oferece tantas coisas de alto padrão e eu tenho certeza que voltando para cá, eu, minha família e as famílias da minha equipe irão se adaptar facilmente. Eu sempre gostei de morar na cidade.

 

12 – Motociclismo ainda é um grande interesse?

Essa é uma das paixões que eu tenho fora do futebol e eu tento seguir quando eu posso. Claro que tempo livre é impossível quando você está num esporte que exige tanto como o futebol e, particularmente, com um desafio como o Chelsea e a Premier League, mas o motociclismo é algo que aqui ou acolá eu ficarei de olho.

 

13 – O Chelsea estará em uma turnê pela Ásia nesse verão. O que você está esperando?

Com o Chelsea eu fui para a Coréia quando nós chegamos a um acordo com a Sansumg e nós tivemos uma boa experiência por lá. E ainda teve um ano que eu estava como olheiro da Barclays Asia Trophy, com observação em Hong Kong. É bom ir para a Ásia e continuar ampliando nossa marca e nosso nome. Voltar para a Ásia é importante porque encurta a distância com o público de lá. É importante eles sentirem que nós temos respeito por eles e nós podemos sentir o calor deles. Eu estou seguro que eles nos darão um grande apoio nos jogos que teremos por lá.

14 – O quão é importante são os treinamentos da pré-temporada?

Nós somos uma equipe que não muda radicalmente o modo de se trabalhar da pré-temporada para a temporada. Futebol é um jogo que se expressa fisicamente, psicologicamente e tecnicamente, e quando isso acontece você tem que treinar desse jeito. Não há nenhum foco agressivo na aptidão completa na pré-temporada, porém, não existem grandes diferenças. Nós gostamos de chegar juntos e não será nada novo porque está na mesma linha de pensamento de José e talvez de outros treinadores. Nós não vamos enlouquecer na pré-temporada, nós somente queremos que todos voltem, fiquem juntos e se preparem para enfrentar os desafios da temporada.

A coisa mais importante é ter certeza que na Ásia nós teremos as instalações que nos permitam treinar, com uma boa distância para o hotel, facilitando o treinamento. Então nós podemos jogar de forma tranqüila.

 

15 – Você está começando o trabalho hoje. O que você pode fazer antes que os jogadores retornem?

Há muitos relatórios para nos focar e eu estarei me comunicando com todo mundo. Existem muitas coisas que eu gostaria de fazer e muitas pessoas que eu gostaria de falar, as pessoas que têm importância neste clube e, passo a passo, nós queremos ter a certeza que tudo estará pronto e correto para começarmos em julho.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

36 comments

  1. essa agora sim vai ser um temporada cheia de sucesso!!!
    espero q ele se movimente bem nessa janela de tranferências!!
    vou torcer mt por ele no Chelsea!!

  2. essa agora sim vai ser um temporada cheia de sucesso!!!
    espero q ele se movimente bem nessa janela de tranferências!!
    vou torcer mt por ele no Chelsea!!

  3. Ótima matéria!!
    E essa entrevista só me deixou ainda mais seguro no potencial do AVB!
    Ouvi td q eu esperava e um pouco mais.

  4. Ótima matéria!!
    E essa entrevista só me deixou ainda mais seguro no potencial do AVB!
    Ouvi td q eu esperava e um pouco mais.

  5. por ser apenas a primeira entrevista,,,,,mandou bem demais o villas boas!!!

    ele foi sublime nas respostas e procurou ser coerente com oque o chelsea tem de melhor….
    em momento nenhum ele disse que a equipe precisa de mudanças drasticas………isso pode ser ruim,mais eu acredito que foi planejado para qie o torcedor não espere muito!!!

  6. por ser apenas a primeira entrevista,,,,,mandou bem demais o villas boas!!!

    ele foi sublime nas respostas e procurou ser coerente com oque o chelsea tem de melhor….
    em momento nenhum ele disse que a equipe precisa de mudanças drasticas………isso pode ser ruim,mais eu acredito que foi planejado para qie o torcedor não espere muito!!!

  7. Excelente post!
    Adoro essa postura do Villas-Boas. Sempre pensando no coletivo.
    Bom trabalho para ele no Chelsea! E que Deus nos ajude!

  8. Excelente post!
    Adoro essa postura do Villas-Boas. Sempre pensando no coletivo.
    Bom trabalho para ele no Chelsea! E que Deus nos ajude!

  9. ótimo post!
    pela entrevista deu muita confiança no trabalho q vai fazer.
    parece q não deve mudar muita coisa no plantel.

  10. ótimo post!
    pela entrevista deu muita confiança no trabalho q vai fazer.
    parece q não deve mudar muita coisa no plantel.

  11. Acho que ele escondeu muitas coisas, é óbvio que ele não ia entregar todos os planos logo de cara. Ele foi muito cuidadoso nas respostas, procurou não ofender ou rotular ninguém, adotando uma postura ética, correta. Gostava mais do jeito mourinho de ser: contundente, agressivo, impiedoso, sincero, sem rodeios. O novo treinador é muito cauteloso, isso não quer dizer que ele seja bonzinho com todos. Nada nele, até o momento, se assemelha com a personalidade do Mourinho, e nem cabe agora compará-los. Ele sabe da importância que tem para o grupo e não se comporta como se fosse a estrela do time, e isso é positivo. O Mourinho era autêntico e muito arrogante. Essa era a parte que eu não gostava nele, a arrogância. O Villas-Boas vai ter muito trabalho pela frente, se ele for mesmo querer mudar tantos jogadores na equipe. O time do Ancelotti era “engessado”, vamos ver se isso muda.

  12. Acho que ele escondeu muitas coisas, é óbvio que ele não ia entregar todos os planos logo de cara. Ele foi muito cuidadoso nas respostas, procurou não ofender ou rotular ninguém, adotando uma postura ética, correta. Gostava mais do jeito mourinho de ser: contundente, agressivo, impiedoso, sincero, sem rodeios. O novo treinador é muito cauteloso, isso não quer dizer que ele seja bonzinho com todos. Nada nele, até o momento, se assemelha com a personalidade do Mourinho, e nem cabe agora compará-los. Ele sabe da importância que tem para o grupo e não se comporta como se fosse a estrela do time, e isso é positivo. O Mourinho era autêntico e muito arrogante. Essa era a parte que eu não gostava nele, a arrogância. O Villas-Boas vai ter muito trabalho pela frente, se ele for mesmo querer mudar tantos jogadores na equipe. O time do Ancelotti era “engessado”, vamos ver se isso muda.

  13. concordo plenamente com vc pedro!

    o villas boas escondeu muita coisa que vai acontecer…mais não vai acontecer tanta coisa assim!

    ele foi bastante cauteloso,qualidade essa que todos no chelsea tem….ninguem estava especulando o villas boas no chelsea quando ele foi contratado…
    isso é o que eu chamo de ”comer quiétinho”…kkkkk

  14. concordo plenamente com vc pedro!

    o villas boas escondeu muita coisa que vai acontecer…mais não vai acontecer tanta coisa assim!

    ele foi bastante cauteloso,qualidade essa que todos no chelsea tem….ninguem estava especulando o villas boas no chelsea quando ele foi contratado…
    isso é o que eu chamo de ”comer quiétinho”…kkkkk

  15. Acho que o CFC deve jogar no 4-4-2 nessa temporada, para “delírio” do Fifa.
    Até agora o elenco do Chelsea é mais ou menos este:
    Goleiros: Cech e Hilário.
    Zagueiros:Alex, David , Terry e Ivanovic.
    Laterais: Van der Wiel, Cole e Ferreira.
    Volantes: Essien, Sissoko, Mc Eachran e Ramires.
    Meias: Lampard, Benayoun…
    Atacantes: Sturridge, Anelka, Torres, Falcão e Drogba.
    Tem que trazer mais gente para o meio…se não o time vai continuar jogando só com as bolas aéreas.

  16. Acho que o CFC deve jogar no 4-4-2 nessa temporada, para “delírio” do Fifa.
    Até agora o elenco do Chelsea é mais ou menos este:
    Goleiros: Cech e Hilário.
    Zagueiros:Alex, David , Terry e Ivanovic.
    Laterais: Van der Wiel, Cole e Ferreira.
    Volantes: Essien, Sissoko, Mc Eachran e Ramires.
    Meias: Lampard, Benayoun…
    Atacantes: Sturridge, Anelka, Torres, Falcão e Drogba.
    Tem que trazer mais gente para o meio…se não o time vai continuar jogando só com as bolas aéreas.

  17. Fifa, é por isso que o Rodrigo briga contigo. Tu é muito precipitado…nem interpretou o texto. Delírio está entre aspas, significa que eu estava sendo irônico. Eu sei que você não gosta do 4-4-2.

  18. Fifa, é por isso que o Rodrigo briga contigo. Tu é muito precipitado…nem interpretou o texto. Delírio está entre aspas, significa que eu estava sendo irônico. Eu sei que você não gosta do 4-4-2.

  19. pedro eu sei que vc sabia,que eu não gostava do 4-4-2….é po isso que eu escrevi…”para a loucura do fifa”.
    eu estava tentando ser bem humorado,mais não teve graça!

    liga não pedro,,,as vezes não dá certo interpretar oque agente comenta aqui.
    até por que sem sempre existe uma grande diferença,entre oque a pessoa escreveu e oque ela realmente quis dizer…a concordancia em comentários,vai pro espaço!!!

    em relação ao rodrigo…pedro agente briga por temos opniões diferentes,,,mais creio que são mais brigas como no passado..
    agora são apenas discussões…porem nunca chegaremos á um acordo! kkkkk

  20. pedro eu sei que vc sabia,que eu não gostava do 4-4-2….é po isso que eu escrevi…”para a loucura do fifa”.
    eu estava tentando ser bem humorado,mais não teve graça!

    liga não pedro,,,as vezes não dá certo interpretar oque agente comenta aqui.
    até por que sem sempre existe uma grande diferença,entre oque a pessoa escreveu e oque ela realmente quis dizer…a concordancia em comentários,vai pro espaço!!!

    em relação ao rodrigo…pedro agente briga por temos opniões diferentes,,,mais creio que são mais brigas como no passado..
    agora são apenas discussões…porem nunca chegaremos á um acordo! kkkkk

  21. esse fifa e antigo kalliu é um otario! desde os tempos de kalliu brigou com um tau de gian depois o rodrigo e ate por isso que mudou de nome para fifa tentando disfarçar que não era mais o kalliu mais logo deu para se perceber que era o kalliu pela arrogancia e idiotice!

  22. esse fifa e antigo kalliu é um otario! desde os tempos de kalliu brigou com um tau de gian depois o rodrigo e ate por isso que mudou de nome para fifa tentando disfarçar que não era mais o kalliu mais logo deu para se perceber que era o kalliu pela arrogancia e idiotice!

  23. fifa 2011, pes 2011 esses nomes logo logo vão acabar…

  24. fifa 2011, pes 2011 esses nomes logo logo vão acabar…

  25. Na boa, esses nomes são meio fraudes, apesar de eu gostar de proevolutionsoccer. Se juntassem os kits licenciados do FIFA com a jogabilidade e gráfico do PES, aí sim seria um jogão. O FIFA monopoliza as licenças das ligas para não perder “terreno”. Acho que a tendência é a KONAMI conseguir quebrar essa barreira. Gosto do futebol da KONAMI desde o Supernintendo.

  26. Na boa, esses nomes são meio fraudes, apesar de eu gostar de proevolutionsoccer. Se juntassem os kits licenciados do FIFA com a jogabilidade e gráfico do PES, aí sim seria um jogão. O FIFA monopoliza as licenças das ligas para não perder “terreno”. Acho que a tendência é a KONAMI conseguir quebrar essa barreira. Gosto do futebol da KONAMI desde o Supernintendo.

  27. pedro…eu sei que aqui não é lugar para conversar sobre video game..mas…

    não pude deixar de ler o seu comentário….

    cara o PES é um jogo muito,mais parecido com um simples simulador,…
    a tendencia é as pessoas gostarem mais dos pes,principalmente aquelas pessoas que gostam de um ”JOGO”.

    o FIFA… é um jogo mais realista e condizente com a realidade,é mais um jogo de estratégia ,onde a inteligencia é fundamental e proncipalmente..toca a bola!!!
    no fifa vc não consegue ter muito espaço pra sair driblando,então a solução e tocar e tocar e tocar….
    as tabelas e todos os angulos do jogo..é tudo perfeito!!!
    o gráfico do fifa,tambem é melhor…idependentemente da liga ou da fama mundial do time…os rostos dos jogadores são praticamente iguais aos da vida real!
    o fifa foi o primeiro jogo no MUNDO que lançou um especial pra se jogar com goleiros!
    o fifa tem o modulo manager e o season,que aplica no jogo praticamente toda a temporada de um time na vida real,,,,,os jogos são os mesmos da vida real,os horarios dos jogos são os mesmos da vida real,,entre outras coisas…
    o fifa lançou um tipo especial de jogabilidade onde cada jogador tem um tipo de movimentação e caracteristica própria que condiz exatamente com os movimentos dos jogadores na vida real…

    no PES os jogadores tem 4 estilos de correr e 11 de bater faltas….

    no fifa é ilimitado as formas e estilos dos jogadores…

    no PES a quantidade de rostos e faces é basicamente limitado aos jogadores mais famosos e os que jogam em ligas mais ricas…
    e mesmo assim no PES,o chelsea é conhecido como LONDON FC….

    ME DESCULPE PEDRO…GOSTO NÃO SE DISCUTE…MAIS O FIFA É O MELHOR JOGO DE FUTEBOL DIGITAL DO MUNDO…E NÃO PRECISA DE NENHUM TIPO DE FUSÃO PRA SER MELHORADO! XD

  28. pedro…eu sei que aqui não é lugar para conversar sobre video game..mas…

    não pude deixar de ler o seu comentário….

    cara o PES é um jogo muito,mais parecido com um simples simulador,…
    a tendencia é as pessoas gostarem mais dos pes,principalmente aquelas pessoas que gostam de um ”JOGO”.

    o FIFA… é um jogo mais realista e condizente com a realidade,é mais um jogo de estratégia ,onde a inteligencia é fundamental e proncipalmente..toca a bola!!!
    no fifa vc não consegue ter muito espaço pra sair driblando,então a solução e tocar e tocar e tocar….
    as tabelas e todos os angulos do jogo..é tudo perfeito!!!
    o gráfico do fifa,tambem é melhor…idependentemente da liga ou da fama mundial do time…os rostos dos jogadores são praticamente iguais aos da vida real!
    o fifa foi o primeiro jogo no MUNDO que lançou um especial pra se jogar com goleiros!
    o fifa tem o modulo manager e o season,que aplica no jogo praticamente toda a temporada de um time na vida real,,,,,os jogos são os mesmos da vida real,os horarios dos jogos são os mesmos da vida real,,entre outras coisas…
    o fifa lançou um tipo especial de jogabilidade onde cada jogador tem um tipo de movimentação e caracteristica própria que condiz exatamente com os movimentos dos jogadores na vida real…

    no PES os jogadores tem 4 estilos de correr e 11 de bater faltas….

    no fifa é ilimitado as formas e estilos dos jogadores…

    no PES a quantidade de rostos e faces é basicamente limitado aos jogadores mais famosos e os que jogam em ligas mais ricas…
    e mesmo assim no PES,o chelsea é conhecido como LONDON FC….

    ME DESCULPE PEDRO…GOSTO NÃO SE DISCUTE…MAIS O FIFA É O MELHOR JOGO DE FUTEBOL DIGITAL DO MUNDO…E NÃO PRECISA DE NENHUM TIPO DE FUSÃO PRA SER MELHORADO! XD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.