O Chelsea Football Club foi formado em março de 1905 em função da construção do Stamford Bridge, na época o maior estádio de Londres. O clube recém-formado entrou direto para a Segunda Divisão da Football League, então formada predominantemente por clubes do norte da Inglaterra e das Midlands. Assim, o elenco formado às pressas e com muita dificuldade no verão europeu pelo jogador-treinador John Tait ‘Jackie’ Robertson, embarcou em uma noite de sexta-feira na estação Euston em direção à Manchester.
No sábado, 2 de setembro de 1905, a equipe saiu de seu hotel e rumou de ônibus ao Edgeley Park, em Stockport, na Grande Manchester. Diz a lenda que William ‘Fatty’ Foulke, o conhecido e carismático goleiro do clube, foi avisado por um fã no caminho: ‘Você levará uma sova hoje, senhor’.
Foulke, que já tinha vencido duas vezes a FA Cup com o Sheffield United e sido convocado para a seleção em uma oportunidade, teria respondido: ‘Então será a primeira vez nesse ano, meu rapaz.’
O Edgeley Park era conhecido na época como o pior estádio da liga inglesa e seria um mau presságio para o início da história do Chelsea. O campo havia sido descrito como ‘uma extensão quase ininterrupta de grama ainda na semente’.
O primeiro tempo acabou sem gols. Já na segunda etapa, logo no início, Foulke se tornou o primeiro goleiro dos Blues a defender uma penalidade máxima. “Sua desenvoltura foi realmente impressionante”, teria dito o jornal Manchester Guardian sobre o desempenho do goleiro naquela partida. No entanto, a sequência da defesa foi infortuna ao time visitante. Segundo o resumo da partida:
“A bola (ao ser espalmada para o lado) bateu em um dos numerosos buracos do campo e desviou bruscamente para a direita. Foulke pegou o único caminho aberto a ele e correu de seu gol (em direção à bola), mas o atacante do Stockport George Dodd alcançou a bola primeiro e chutou-a em direção a Marshall McEwan, que facilmente teria limpado a jogada se Tommy Miller não tivesse se chocado com ele e com outro atacante ao mesmo tempo, e o resultado foi a bola resvalar no peito de McEwan e ir para as redes.”
O primeiro gol concedido pelo Chelsea foi registrado como de Dodd – o que acabou sendo melhor do que ter sido um gol-contra do meio-campista McEwan.
O atacante dos Blues, Jimmy Windridge, acertou a trave duas vezes e o time teve dois pênaltis não marcados – o primeiro quando Martin Moran foi empurrado dentro da área e o segundo quando um defensor do Stockport colocou a mão na bola em cima da linha. Assim, o público de 7 mil pessoas viu o clube recém-criado perder por 1 a 0 em sua primeira partida.
Nos próximos dias, relembraremos a primeira vitória do Chelsea e a primeira partida do campeonato em casa.