Após fazer boa parte de sua pré-temporada em solos canadense e norte-americano, o Chelsea retornou à capital inglesa na última semana para a disputa da FA Community Shield, contra o rival Arsenal. Embora a partida tenha marcado o início oficial da temporada 2015-2016 na Terra da Rainha, os Blues ainda farão um último amistoso antes do começo da Premier League, contra a Fiorentina, no Estádio Stamford Bridge. A partida acontecerá às 16h00 (horário de Brasília) e terá transmissão do canal Esporte Interativo. Você também acompanha tudo sobre o encontro em nosso twitter oficial, o @Chelseanewsbr.
Falcao deve ser titular
Mesmo sem saber se poderá contar com Diego Costa, que sofreu desconforto muscular e foi poupado do último encontro, José Mourinho confirmou em entrevista coletiva que escalará Falcao García no time titular, ainda no processo de ambientação e preparação pelo qual o colombiano passa. Considerando a forma como conduziu os últimos amistosos dos Blues e o fato de o Chelsea ter jogado um jogo duro no final de semana, é esperado que o clube londrino entre em campo com uma formação mista.
Fiorentina vem de vitória contra o Barcelona e tem novidade no elenco
O saldo da Fiorentina na pré-temporada atual é positivo. Apesar de sair derrotado em confronto com o Paris Saint-Germain, o clube italiano venceu o Benfica, nos pênaltis, e o Barcelona, em seu último encontro. Para o encontro contra o Chelsea, a Viola não poderá mais contar com o futebol de Mario Gómez, emprestado ao Besiktas, mas terá uma novidade. O lateral-direito brasileiro Gilberto, ex-Botafogo e Internacional, foi relacionado para a partida e poderá estrear contra os Blues.
Prováveis Escalações
Chelsea (4-2-3-1): Courtois (Begovic); Ivanovic, Cahill, Terry (Zouma), Azpilicueta; Matic (Mikel), Fàbregas; Willian (Cuadrado), Oscar (Ramires), Hazard (Moses); Falcao. Téc.: José Mourinho
Fiorentina (4-2-3-1): Tatarusanu (Sepe); Tomovic (Gilberto), Gonzalo Rodríguez, Roncaglia (Hegazi), Pasqual (Alonso); Badelj, Valero; Joaquín, Ilicic, Bernardeschi; Babacar (Rossi). Téc.: Paulo Sousa
Entrevistas Pré-Jogo
José Mourinho (Chelsea)
Após a derrota na FA Community Shield, Mourinho não falou abertamente sobre a partida contra a Fiorentina, mas confirmou a presença, como titular, de Falcao García, sobretudo em função da ausência de Diego Costa, que sentiu desconforto muscular no sábado, e ressaltou que sua equipe ainda está em ritmo lento.
“Eu já esperava que a equipe jogasse em ritmo lento, é normal. Alguns jogadores como Falcao começaram a treinar faz uma semana. Os outros tiveram duas semanas e meia. (…) Falcao terá mais um pouco de futebol, ele vai jogar contra a Fiorentina desde o início. Temos o Remy também, mas caso não tenhamos Diego Costa, estou feliz mesmo assim com os atacantes que eu tenho”.
Paulo Sousa (Fiorentina)
Em entrevista antes da partida contra os Blues, o português Paulo Sousa, comandante da Fiorentina deixou clara a importância que enfrentar uma equipe da qualidade do Chelsea pode ter para seu time.
“Somente jogando neste nível de dificuldade nós poderemos crescer individual e coletivamente. Temos de fazer frente às dificuldades que vamos encontrar, porque sabemos que nos podem ajudar a crescer e a superar as nossas limitações mais e mais, de forma que possamos elevar o nível de nossas performances.
Desde o primeiro dia os jogadores mostraram um extraordinário desejo de trabalhar e eu estou muito feliz com isso. Isso reflete os valores dos torcedores e da cidade, como sabemos que muitos deles trabalham duro e gastam seu dinheiro para estarem lá nos jogos e mostrarem seu amor pela Viola.
Nós precisamos refletir o espírito de sacrifício e refletir os torcedores no campo. Espero que estejamos aptos a fazer os torcedores ainda mais orgulhosos do que nós fazemos”.
Último encontro
Chelsea e Fiorentina nunca se enfrentaram.
Fique de Olho
Autor de dois gols em oito minutos contra o Barcelona, o garoto Federico Bernardeschi, de 21 anos, ganhou espaço na Viola no decorrer da última temporada, atuando em 10 partidas, marcando três vezes e provendo duas assistências. Winger pelo lado direito, o jogador tem passagens por vários escalões das seleções italianas de base e, na presente pré-temporada, deu indícios de que tem potencial para causar problemas à defesa dos Blues.
Curiosidades
– Na última temporada o Chelsea contratou Juan Cuadrado junto à Viola e cedeu Mohamed Salah. Outro jogador que passou pela Fiorentina foi Marko Marin;
– Desde a temporada 1999-2000, a Fiorentina tem tido um bom histórico contra times ingleses. Atuando contra Arsenal, Everton, Liverpool, Manchester United e Tottenham, a Viola computa seis vitórias, dois empates e duas derrotas;
– Contra italianos, nas últimas dez partidas oficiais, o Chelsea não deu sorte. Computam-se cinco derrotas, três vitórias e dois empates.