José Mourinho diz que o seu atual elenco no Chelsea é “uma equipe para uma década”, mas acrescentou que, como mostra a história vencer a Liga dos Campeões com o clube de Stamford Bridge não é algo que pode ser tomado como garantido.
Em uma entrevista exclusiva com a ESPN FC, Mourinho admitiu que se sentiu “super feliz” quando o Chelsea venceu a competição europeia em 2012, mesmo sendo ele treinador do Real Madrid na época e a frustração de não ter alcançado a final.
“Eu não ganhei a Champions com o Chelsea, mas eu me senti super feliz com o título”, disse Mourinho. “Eu só não estava mais feliz porque eu perdi na semifinal com o Real Madrid para o Bayern de Munique nos pênaltis, quando Cristiano [Ronaldo] e Sergio Ramos perderam a primeira e a segunda penalidade.
Apesar disso, eu estava tão feliz acerca da vitória do Chelsea porque eu sinto Chelsea de uma maneira diferente.”
Mourinho ganhou a Liga dos Campeões com o Porto em 2004 e com o Inter em 2010, mas nunca passou das semifinais com o Chelsea. Olhando para trás, ele fala sobre como o Chelsea esteve perto de conquistar esse título durante a sua primeira passagem em Stamford Bridge:
“Quando me perguntam sobre a Champions League, acho que o Chelsea é o melhor exemplo do que a Champions League é.
O Chelsea estava numa [2007] semifinal e perdeu a semifinal em penalidades. O Chelsea estava na [2005] semifinal e perdeu a semifinal num gol ilegal. O Chelsea estava na [2008] final e perdeu a final porque o último jogador [John Terry] escorregou e falhou. O Chelsea estava na [2009] semifinal e perdeu a semifinal contra o Barcelona, em um dos maiores escândalos do futebol.
O Chelsea terminou em quinto lugar na Premier League e venceu a Liga dos Campeões em 2012. Isto é a Champions League. Isto é a Champions League.”
Apesar de admitir que seria um sonho levantar o troféu mais uma vez, o português também está contente em saber que ele está construindo um time que poderá ganhar a competição mesmo que ele não esteja no comando:
“Então, se você me dizer que eu vou ganhar com o Chelsea, um dia, incrível, mas se você me dizer que eu vou trabalhar no Chelsea durante mais cinco, seis anos e quando eu deixar a Liga dos Campeões vem como uma seqüência, ótimo. Eu não digo conseqüência, eu digo como uma seqüência – de anos de trabalho e a equipe está pronta para isso, eu estou feliz. Então eu digo que a única coisa que podemos fazer é o que estamos fazendo – trabalhar bem e no duro. “
Do elenco atual do Chelsea, John Terry (34) e Branislav Ivanovic (31) são os únicos com mais de 30 anos de idade. Mourinho compara a atual equipe com o time que tinha durante a sua primeira vez no clube:
“Isso foi uma equipe por uma década. Portanto, esta equipe vai ser uma equipe por uma década.
Se a Liga dos Campeões vier comigo, ótimo. Se a Liga dos Campeões vier depois de mim, ótimo da mesma maneira.“