
Chelsea e Barcelona fizeram grande partida na última terça-feira, que terminou por 2 a 2, com os Blues vencendo nos pênaltis e embarcando logo em sequência para Londres, onde já se preparam para a partida contra o Arsenal, pela Community Shield, no próximo domingo.
Na partida contra o Barcelona, o jovem zagueiro Kurt Zouma disputou os 90 minutos e teve boa atuação. Dos três amistosos disputados, Zouma jogou todos os minutos em dois – ele também foi titular na partida contra o New York Red Bulls. Ao site oficial do Chelsea, o francês comentou o duelo, já em solo inglês, fazendo boa retrospectiva da partida:
“Foi um bom jogo e o mais importante foi que ganhamos o jogo e queríamos muito ganhar. Estava um pouco quente, mas não muito. Houve uma boa sintonia com os torcedores e foi bom para nós jogar lá.
É importante para mim jogar 90 minutos para estar em forma e pronto para a partida contra o Arsenal. Acredito que foi uma boa partida para a equipe e para mim. Agora temos que ficar prontos para o jogo de domingo.”
Seguindo gol fantástico de Eden Hazard, o Barcelona transformou a disputa com dois gols no segundo tempo, mas Gary Cahill marcou o gol de empate que levaria a partida aos pênaltis. No lance, o zagueiro inglês arriscou colocar a cabeça na bola mesmo em uma disputa com o goleiro espanhol Masip, que o acertou em cheio na face, levando a uma suspeita de fratura no nariz.
Zouma, ao comentar o lance, destacou a contribuição de seu companheiro defensor, e reiterou discurso de outras entrevistas, em que afirma aprender muito com seus companheiros de zaga:
“Gary (Cahill) se sacrificou pela equipe no lance e marcou o gol. Eu gosto de trabalhar com bons defensores como Gary e John (Terry), eu aprendo muito com eles e espero que eles estejam comigo por um longo tempo.”

Zouma tem mostrado que tem grande futuro como zagueiro, mas na temporada passada teve um bom desempenho no meio-campo, como volante, além de que ele tem um histórico de jogar pela lateral direita, ainda em seus tempos de Saint-Étienne. Contudo, durante a meia hora final contra o Barcelona, ele foi o lateral-esquerdo, já que César Azpilicueta recebeu merecido descanso de José Mourinho.
O polivalente zagueiro comentou a sua nova posição e afirmou que onde quer que o treinador português o queira em campo, ele estará pronto para ajudar seus companheiros:
“É uma posição nova para mim, eu joguei na esquerda apenas uma vez, quando eu estava ainda em Vaulx-en-Velin, como jovem da base, mas eu tenho que ajudar a equipe e onde o treinador me colocar eu jogarei. Desta vez foi a lateral-esquerda e não foi um problema. Eu só quero jogar e desfrutar do meu futebol e o mais importante foi que ganhamos, e eu pude ajudar a equipe.”
Durante a partida, o time foi empurrado por um considerável número de torcedores do Chelsea dentre os 78.914 que compareceram em Washington DC. Durante toda a viagem à America do Norte, o número de torcedores azuis foi massivo e surpreendeu Zouma, que não imaginava o sucesso do Chelsea do outro lado do Atlântico:
“Eu não esperava isso. Eu não sabia que o Chelsea era tão grande nesta parte do mundo e isso foi mais um motivo para nós darmos tudo: para nós e para eles também.”
Com a possível lesão de Gary Cahill, Zouma deve ser titular do Chelsea na partida contra o Arsenal, pela Community Shield, partida oficial que abre a temporada na Inglaterra e que já vale a primeira taça de 2015/2016. O confronto será em Wembley e acontece às 11 horas da manhã, horário de Brasília. O duelo contará com cobertura completa do Chelsea Brasil.