
Antes mesmo que De Bruyne tivesse a chance de demonstrar seu futebol no Chelsea, após retornar de uma boa temporada emprestado ao Werder Bremen e amargar meia temporada na reserva do Chelsea, o belga foi vendido.
Na época parecia um bom negócio lucrar com o atleta, mas o tempo mostrou que teria sido melhor dar chances a ele no meio de campo dos Blues, que sofreu com a falta de opções para o setor. Contudo, após mais de um ano de sua venda, Mourinho veio a público explicar a negociação e revelar que o desejo de deixar o clube partiu do próprio atleta, que não queria ser reserva.
Ao que parece, De Bruyne está em curso para um retorno à Premier League com o Manchester City disposto a fazer uma oferta astronômica pelo meia. Perguntado sobre a chance de ver o belga agora como rival, Mourinho fez uma avaliação franca da passagem do jogador por Londres.
De Bruyne foi titular em apenas duas partidas pelo Chelsea e Mourinho revelou agora que ele não estava preparado para uma batalha com outros jogadores por uma vaga entre os titulares:
“Ele me disse que não era sua personalidade competir por uma posição na equipe. Ele disse que precisava de uma equipe onde ele sabia que poderia jogar todos os jogos.
Ele é o tipo de jogador que precisa saber que é importante.
Ele não queria uma equipe onde ele pensasse: ‘Eu vou jogar ou não?’ Ele precisa de confiança, ele precisa de quantidade.
Eu coloquei ele como titular contra o Hull City e Manchester United, nos dois primeiros jogos da temporada, mas no quarto jogo da Premier League ele estava no banco e me disse que não estava feliz.
Então ele passou a não treinar muito bem e eu pedia mais e ele dizia: “Eu não posso lhe dar mais, é assim que eu sou.”
Segundo o treinador português, uma vez que o atleta demonstrou este tipo de mentalidade, ficou claro que a melhor opção seria negociá-lo, apesar de que Mourinho garante que preferia ter o belga no elenco, e que não era sua intenção inicial vendê-lo:
“Ele queria ser titular e eu disse: ‘Você é jovem e está num time do nível do Chelsea, que tem Juan Mata, Eden Hazard, André Schürrle, Willian e Oscar, então eu não posso te garantir a titularidade’.
Eu queria mantê-lo, mas ele disse que não fazia parte de sua personalidade brigar por um espaço no time, então eu aceitei que, se essa não era a sua mentalidade, a melhor escolha seria deixar ele ir. Percebi que seria melhor para o Chelsea fazer um bom negócio.
Estou feliz por ele, porque ele é um bom garoto.
Nós fizemos um ótimo negócio por ele e se o Wolfsburg fizer também um negócio fantástico, que é bom para eles também. “
A imprensa especula que o City estaria em negociações com o Wolfsburg por De Bruyne, com o clube inglês preparado para pagar 45 milhões de libras pelo belga, que na temporada passada liderou a Europa no número de assistências dadas para gols. Foram 20 no total.