
Uma das jovens promessas do Chelsea, Ruben Loftus-Cheek, aceitou as duras críticas feitas por José Mourinho sobre seu desempenho na pós-temporada do clube na Austrália e afirmou que os conselhos do técnico português podem ajudá-lo a se tornar uma figura constante no time principal.
Falando pela primeira vez após as declarações de Mourinho sobre sua atuação contra o Sydney FC, Loftus-Cheek, de apenas 19 anos, reconhece que esteve abaixo do esperado e que se compromete a melhorar.
O meio-campista chamou atenção ao entrar durante a vitória da Inglaterra Sub-21 contra a Suécia, na última segunda-feira (22), pelo Campeonato Europeu da categoria. A partida terminou em 1 a 0, gol marcado pelo jogador do Manchester United, Jesse Lingard. Com uma vitória e uma derrota, a seleção inglesa joga pela classificação contra a Itália, nesta quarta-feira (24).
Loftus-Cheek é um dos mais promissores jogadores da atual base do Chelsea, tendo jogado por quatro ocasiões no time principal. Ele é cotado para ser o primeiro jogador da Academia a figurar na equipe principal desde que Roman Abramovich assumiu o clube. Durante a passagem do clube pela Austrália, Mourinho foi firme em sua declaração sobre o jogador:
“Ruben tem que aprender que, com 19 anos, você tem que correr três vezes mais que os outros jogadores e você tem que jogar no seu limite. Eu não aceito que um jogador, quando não está com a bola, não pressiona, não tem intensidade e fica esperando que outras pessoas recuperem a bola. Eu não aceito isso dos superstars, então por que eu aceitaria isso de um garoto de 19 anos? Ele tem que aprender o que é preciso para jogar conosco.”
Após o jogo contra a seleção sueca, na cidade tcheca de Olomouc, Loftus-Cheek afirmou que absorveu as palavras de Mourinho e falou sobre a chance de estar na equipe na próxima temporada.
“Sim, eu ouvi o que o treinador disse e eu não estava no mesmo nível. Eu preciso melhorar – e eu preciso melhorar se eu quiser jogar no Chelsea. Para mim é um lembrete de que tenho que trabalhar duro para entrar na equipe.
Eu o ouvirei e aprenderei com ele de toda maneira que eu puder, eu realmente quero trabalhar duro agora. Eu só preciso fazer uma boa pré-temporada. Eu quero trabalhar forte, porque no Chelsea é sempre difícil subir para a primeira equipe, mas eu acredito em mim. Se eu trabalhar duro, as coisas irão bem.”
No elenco inglês que está disputando o Europeu Sub-21, Loftus-Cheek é o jogador mais jovem, sendo promovido de categoria principalmente por suas atuações pelo Chelsea no final da temporada.
Após ter entrado no último jogo da Inglaterra, o jogador pode figurar como titular na próxima pardida. Ele comentou sobre suas expectativas com os Blues e com a Seleção Inglesa nessa competição:
“Tudo o que eu farei será dar o meu melhor e tentar aproveitar meu futebol também. Eu realmente não deixo a pressão me afetar. Eu tento só jogar futebol e aproveitar. Espero que isso traga o melhor de mim.
Eu acho que isso é muito bom para meu desenvolvimento como jovem jogador, estar nessas situações em um grande campeonato. Essa é a minha primeira Euro como jogador da Inglaterra. É realmente bom para mim, uma experiência boa para mim e para meu futuro também.
Eu me estabeleci bem (junto à seleção sub-21) e os garotos são muito legais. Eles me ajudaram e me estabelecer muito bem. Agora é jogar um bom futebol e eu quero fazer meu melhor em cada jogo, em cada treino. Eu quero dar meu melhor em todos os momento e ajudar o time a ir longe na competição.”
