Loftus-Cheek teve 100% de aproveitamento nos passes em sua estreia como titular

2887B64100000578-3075705-image-a-62_1431272453142
Loftus-Cheek teve grande atuação em sua estreia como titular

Considerado uma das grandes promessas não só da base do Chelsea, mas também do futebol inglês, o jovem Ruben Loftus-Cheek faz sua estreia como titular pelos Blues contra o Liverpool, no último fim de semana, em Stamford Bridge. O jogador, de 19 anos de idade, jogou 59 minutos, se mostrou maduro e disciplinado ao lado de John Obi Mikel no meio campo dos Blues, e provou que a expectativa em torno dele é mais do que justificada.

Loftus-Cheek jogou pela primeira vez na Premier League no início da temporada, quando Mourinho trouxe o jovem a campo no final do jogo contra Manchester City, no primeiro turno. E, apesar de não termos visto muito o jovem em campo nesta temporada, pelo método cauteloso de José Mourinho no desenvolvimento de seus jovens jogadores, ter dois jogos na Premier League exatamente contra Manchester City e Liverpool, respectivamente, é um sinal indiscutível de que o jogador tem talento o suficiente para brilhar com a camisa dos Blues.

Contra o Liverpool o volante cobriu bem os espaços e conseguiu ser efetivo para parar a intensa movimentação no ataque dos Reds, sendo que Loftus-Cheek conseguiu anular, em particular, o brasileiro e destaque do time, Philippe Coutinho. O desempenho do jovem foi bom a ponto de Barney Ronay, um dos principais especialistas do periódico The Guardian, descrever Loftus-Cheek como futuro do meio de campo da Seleção Inglesa:

“Parece que ele tem um comportamento e desenvoltura natural em uma posição que os jogadores ingleses têm lutado há anos para preencher. Tem poder de marcação, cobrindo espaços, e com uma presença de profundidade, que ajuda a construir as jogadas ofensivas do time. Ele tem uma calma e um alcance de passe praticamente telescópico.”

E analisando os números da partida, vemos um dado surpreendente: Loftus-Cheek completou impecáveis 100% de seus passes contra o Liverpool. Foram 27 passes durante os 59 minutos em que esteve em campo. Como comparação, John Obi Mikel teve 92% de precisão em 52 passes, porém o nigeriano jogou todos os 90 minutos. Já Cesc Fàbregas teve 78% de aproveitamento em passes, de um total de 51 tentativas. A média do time ficou em 80% no quesito, ou seja, Loftus-Cheek teve um aproveitamento bem acima de seus colegas, demonstrando que, ao contrário do que pode-se esperar de um jogador que faz sua estreia como titular no time principal, o volante não demonstrou nervosismo ou ansiedade durante a partida.

Passes do volante durante a partida (Imagen: Squawka)
Passes do volante durante a partida (Imagen: Squawka)
Movimentação do jovem enquanto esteve em campo (Imagem: Squawka)
Movimentação do jovem enquanto esteve em campo (Imagem: Squawka)

Atuando em um setor de grande pressão, o jovem meio-campista conseguiu seis roubadas de bola, cinco das quais em duelos com o brasileiro Coutinho. Loftus-Cheek realizou ainda três interceptações e bloqueou um chute dos Reds. Todos os quatro jogadores de defesa do time (Ivanovic, Terry, Cahill e Filipe Luís) somados, por exemplo, conseguiram oito roubadas de bola, apenas duas a mais que Loftus-Cheek.

Para as próximas duas partidas finais da Premier League, é esperado que José Mourinho escale novamente o jovem volante como titular, para que possa ganhar experiência para assumir um papel de maior destaque na equipe na próxima temporada, como o próprio treinador português já deixou claro que Loftus-Cheek terá, afirmando inclusive que a joia da base será uma das grandes surpresas do próximo Campeonato Inglês.

Category: Competições

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.