“Estou ficando melhor com o tempo”, afirma José Mourinho

José Mourinho acredita que pode treinar ainda por mais 20 anos (Foto: Getty Images)
José Mourinho acredita que pode treinar ainda por mais 20 anos (Foto: Getty Images)

O treinador do Chelsea, José Mourinho, é um dos mais bem sucedidos e reverenciados dentro da profissão ao redor do mundo, principalmente por ter ganho títulos em sua terra natal, Portugal, além de Itália, Espanha e Inglaterra. Considerado um dos grandes da história do futebol, Mourinho já venceu a UEFA Champions League em duas oportunidades, uma no Porto, fato considerado impressionante por especialistas; e outra vez na Inter de Milão.

De volta ao Chelsea desde a temporada passada, o treinador parece destinado a vencer pela terceira vez a Premier League, tendo conquistado o torneio nas duas oportunidades em sua primeira passagem pelos Blues, entre 2004 e 2007. Atualmente o seu Chelsea conta com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o rival Arsenal, com ainda um jogo a menos. Aos 52 anos de idade, Mourinho acredita que todas as facetas de seu estilo de gestão melhoraram e continuam melhorando a cada dia. O treinador também revelou que não tem intenção de desacelerar tão cedo, afirmando que sente que ainda tem, pelo menos, 20 anos de profissão pela frente.

Em entrevista ao periódico britânico The Telegraph, o português falou sobre futebol, religião, vida pessoa, carros, relógios e muitos outros assuntos. Ironizando sobre “problemas” que teriam com técnicos e torcidas adversários, Mourinho afirmou:

“Eu acho que eu tenho mesmo um problema,  que é que eu estou ficando melhor em tudo relacionado ao meu trabalho com o tempo. Houve evolução em diversas áreas: na forma de eu ler o jogo, o jeito que eu preparar o jogo, a forma como eu treino, a metodologia. Eu me sinto melhor e melhor. Mas há um ponto em que eu não posso mudar: quando eu enfrentar a mídia, eu nunca serei hipócrita.”

O português também comentou sobre sua idade, sobre seu amadurecimento como treinador e falou de suas perspectivas para se manter treinando por muito tempo:

“Você sabe, para o futebol, eu não sou tão velho. Aos 52 anos, talvez eu tenha 20 anos ainda como treinador. Mas eu me sinto, como se diz, uma” velha raposa”. Nada me assusta, nada me preocupa muito. Parece que nada de novo pode acontecer para mim. Estou muito, muito estável, no controle das minhas emoções, mas eu preciso do meu tempo para pensar. Não posso simplesmente acordar no meio da noite preocupado com a lesão de alguém, ou a tática para este jogo. Eu preciso refletir, eu preciso tentar antecipar problemas. Eu preciso do meu tempo.”

Mourinho, que já levou o Chelsea ao título da Copa da Liga nesta temporada, afirmou ainda que ele não é o homem mais importante no clube:

“O treinador não é a pessoa mais importante do clube, é claro que não. Eu continuo dizendo, a pessoa mais importante no clube é: primeiro o torcedor, segundo o proprietário, em terceiro lugar os jogadores, e depois que venha eu. Mas é para o treinador que todo mundo aponta o dedo. Até os jogadores estão te observando, analisando você. Eles querem ver a sua reação, eles querem ver a sua estabilidade.”

José Mourinho volta a mandar seu time a campo no próximo domingo, em um clássico londrino, contra o Queens Park Rangers, na casa do adversário. A partida será válida pela Premier League e contará com cobertura completa do Chelsea Brasil.

Category: Chelsea Football Club

Tags:

Article by: Chelsea Brasil

Somos o Chelsea Brasil, marca oficialmente reconhecida pelo Chelsea no Brasil e especializado em conteúdos e na comunidade de torcedores do Chelsea no Brasil.