O jogo da Bélgica contra Israel em Jerusalém foi a única partida das eliminatórias da Euro 2016 na noite de terça-feira (31) – o confronto estava marcado para setembro do ano passado e foi reagendado após problemas de segurança.
Como de costume, Thibaut Courtois e Eden Hazard começaram jogando pelos Red Devils, que teve um começo perfeito após Marouane Fellaini empurrar a bola para as redes dentro da área, logo aos nove minutos.
Apesar da maior posse de bola, a Bélgica não conseguiu aumentar a vantagem – apesar do pênalti não marcado após um desvio com a mão em um chute de Christian Benteke – antes do intervalo.
Hazard foi substituído por Nacer Chadli, do Tottenham, aos 15 minutos do segundo tempo e logo em seguida, Vincent Kompany recebeu seu segundo cartão amarelo e foi expulso. Courtois foi acionado duas vezes seguidas após rápidos ataques de Israel, que começou a pressionar os visitantes em busca do empate. O goleiro dos Blues foi bastante exigido nos diversos cruzamentos para a área do time belga.
Apesar da pressão dos anfitriões a Bélgica conseguiu segurar a vitória, que levou o time à liderança do Grupo B, empatado em número de pontos com o País de Gales, o próximo adversário da seleção em junho.
Em outra partida, Cesc Fàbregas começou o amistoso como capitão da Espanha pela primeira vez, no seu 95º jogo pela seleção.
Na reedição dos jogos históricos nas Copas do Mundo de 2010 e 2014, os espanhóis enfrentaram a Holanda e, assim como foi a partida no Brasil no ano passado, os holandeses saíram vitoriosos com dois gols marcados logo no início do jogo.
Fàbregas jogou os 90 minutos na partida em Amsterdã.
Petr Cech não participou da derrota da República Tcheca por 1 a 0 no amistoso contra a Eslováquia, enquanto Gary Cahill ficou no banco no empate de 1 a 1 entre Inglaterra e Itália, em Turim.
Christian Atsu jogou 67 minutos no empate de Gana contra Mali pelo mesmo placar em Paris, tendo quase marcado no início da partida. O empate de Mali veio após sua substituição.
Já no Sub-21, Tomáš Kalas entrou no final do jogo em que a República Tcheca venceu Portugal por 1 a 0 em Praga. Os tchecos recebem no meio do ano o Campeonato Europeu da categoria e essa foi a primeira vitória do time em quatro jogos contra equipes que participarão do torneio.
A decepção ficou por conta dos jogadores do Chelsea na seleção da Inglaterra sub-19, após o time perder uma vaga no Campeonato Europeu Sub-19 em junho.
Izzy Brown foi o capitão da equipe, que precisava de uma vitória contra a França para se classificar. Ruben Loftus-Cheek e Charlie Colkett foram escalados no meio-campo.
Brown teve um pênalti não marcado logo no início do jogo após ser derrubado na área pelo goleiro, e os jovens Three Lions foram punidos ainda antes do intervalo após os franceses abrirem o placar. Pouco tempo depois, Brown desperdiçou uma boa chance de marcar.
No segundo tempo, a França aumentou a vantagem cinco minutos após a entrada do quarto jogador do Chelsea no jogo. Faltando 15 minutos para o fim da partida, Ola Aina entrou na lateral-direita. A Inglaterra diminuiu logo em seguida, em uma bela jogada de Loftus-Cheek que tocou para Patrick Roberts, do Fulham, marcar. O gol no entanto não foi o suficiente para os ingleses, que acabaram ficando de fora da competição.
Colkett foi substituído faltando oito minutos para o fim da partida, enquanto Alex Kiwomya ficou no banco de reservas.