O ex-Chelsea, Salomon Kalou pode ser multado em até £ 7100 por ter vandalizado restos do Muro de Berlim. Atualmente jogando pelo Hertha Berlin, o marfinense foi flagrado por uma TV local arrancando um pedaço do Muro, na Galeria Eastside.
O ato de Kalou foi cometido no último sábado (14), após o Hertha empatar com em 2×2 com o Schalke 04 e isso poderá lhe render uma multa pesadíssima. O que resta do Muro de Berlim, que dividia a capital da Alemanha 1961-89, tem estado sob ordem de proteção desde 1991 e ninguém pode danificá-lo ou sequer desfigurá-lo.
“Eu quase caí do sofá quando vi as cenas“, Kani Alavi, o presidente da Galeria Eastside, disse ao jornal Berliner Kurier após assitir ao vídeo.
“Temos em foco uma celebridade bem remunerada que busca chamar atenção à custa de um monumento nacional. Sem respeito. E com o apoio claro da televisão. Só porque não há segurança patrulhando a Galeria, não significa que você pode sair por aí fazendo o que você quer. Se ele tivesse feito isso no Portão de Brandemburgo, o jogador provavelmente teria sido preso.”
Salomon Kalou teve uma longa passagem pelo Chelsea e se transferiu, após a conquista da UEFA Champions League em 2011-12, para o Lille da França. O jogador chegou nesta temporada na Alemanha e ainda não brilhou com a camisa do Hertha.