As imprensas britânica e brasileira têm colocado o Chelsea como possível participante da Copa Amazônia, torneio que será disputado no Brasil a partir de 2015, e que tem a pretensão de promover encontros de grandes equipes locais e internacionais. A primeira edição do torneio, que será realizado anualmente nos meses de julho, já tem confirmada as participações de Santos, Paysandu e New York Cosmos.
Os rumores dão conta de que Chelsea, Milan e Real Madrid estariam em negociações para participar da edição de 2016 do torneio, que aconteceria em datas próximas as da edição das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
O Brasil, se aproveitando das atenções esportivas atraídas pela organização da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo de 2014 e da futura Olimpíada de 2016, estaria empenhado em promover anualmente este torneio, em datas que coincidem com o período de pré-temporada das equipes europeias, o que seria um atrativo para clubes do velho continente.
Contudo, em 2016, é provável que muitos dos atletas do elenco principal do Chelsea estejam envolvidos, com suas seleções nacionais, na EURO 2016, o que faria com que, caso os Blues viessem a disputar a Copa Amazônica, participassem com um elenco formado apenas por atletas não envolvidos no torneio europeu, ou seja, o Chelsea viria ao Brasil com um elenco misto, recheado de jovens atletas. Os atletas sul-americanos, de mesma forma, estarão envolvidos na edição centenária da Copa América, o que deixaria o elenco ainda mais desfalcado.
O site brasileiro de notícias esportivas, Futnet, entrevistou o empresário Rivaldo Alves, organizador do evento, que afirmou estar em negociações com Milan, Real Madrid e Chelsea para participar do torneio, que será realizado anualmente na capital do estado do Pará, Belém.