Com o término da fase de grupos da UEFA Champions League, as atenções da competição mais importante da Europa voltam-se para o sorteio da fase oitavas de final que ocorre na próxima segunda-feira, em Nyon. O sorteio começará às nove da manhã, horário de Brasília, e terá cobertura completa do Chelsea Brasil. O Chelsea, através de seu site oficial, fez uma rápida análise dos possíveis adversários dos Blues na primeira rodada da fase de mata-mata da Champions.
É importante reiterar que, pelas regras da competição, o Chelsea, classificado como líder do grupo G, não poderá enfrentar na fase de oitavas de final nenhum adversário inglês e nem o segundo colocado do seu grupo. Deste modo, Arsenal, Manchester City e Schalke 04 não tem qualquer probabilidade de enfrentar os Blues na próxima fase do torneio. Uma vez confirmada à liderança do grupo, o Chelsea joga a primeira partida fora de casa e decide a vaga para as quartas de final em Stamford Bridge.
Juventus
Os italianos comandados por Massimiliano Alegri terminaram a primeira fase três pontos atrás do Atlético de Madrid, conquistando a segunda vaga do grupo A. A Vecchia Signora já se sagrou por duas vezes campeã do torneio, sendo a mais recente em 1996. Na Série A (primeira divisão do campeonato italiano), a Juventus lidera com três pontos de vantagem sobre a Roma, tendo sido derrotada uma única vez na temporada.
A Juve conta com grandes estrelas do futebol mundial em seu plantel, tais como o francês Paul Pogba, o chileno Arturo Vidal e o argentino Carlitos Tevez. Na temporada 2012/13, Chelsea e Juventus se encontraram na fase de grupos. Os Blues saíram com um empate em Stamford Bridge e os italianos venceram o duelo no Juventus Stadium. Na temporada 2008/09, o Chelsea eliminou a Juventus exatamente na fase de oitavas de final.
Basel
Após o empate por 1-1 em Anfield contra o Liverpool, o Basel garantiu vaga como segundo colocado do Grupo B, atrás somente do Real Madrid. Comandados pelo ex-técnico do Swansea, Paulo Sousa, a equipe da Basiléia vem demonstrando nos últimos anos um futebol superior ao de muitas equipes tradicionais do futebol europeu.
A equipe suíça é uma rival corriqueira dos Blues nos últimos anos. Na última temporada, enfrentou os Blues ainda na primeira fase, tendo derrotado os comandados de José Mourinho em pleno Stamford Bridge. Por outro lado, o Basel foi eliminado pelo Chelsea nas semifinais da UEFA Europa League da temporada de 2012/2013.
Bayer Leverkusen
O antigo clube de André Schürrle terminou a fase de grupos um ponto atrás do Monaco, garantindo a segunda vaga do Grupo C. A classificação dos alemães foi garantida por excelentes vitórias em casa contra Benfica e Zenit St Petersburg, bem como ao derrotar os russos comandados por André Villas-Boas fora de casa.
Sob o comando do técnico Roger Schmidt, o Bayer está atualmente em quarto lugar na Bundesliga. A última vez em que Bayer Leverkusen e Chelsea se enfrentaram na UEFA Champions League foi na fase de grupos da temporada 2011/2012, com vitória dos Blues em casa por 2-0 e derrota fora de casa por 2-1.
Paris Saint-Germain
A equipe de Laurent Blanc passou da primeira fase em segundo lugar no seu grupo, tendo escapado o primeiro posto após ser derrotada pelo Barcelona por 3-1. O PSG contém jogadores de altíssimo nível em seu plantel, como Zlatan Ibrahimovic, Edinson Cavani, Lucas Moura e Ezequiel Lavezzi, sendo talvez o mais temido dos possíveis adversários do Chelsea para esta fase do torneio. Um possível duelo contra os franceses também iria permitir aos torcedores dos Blues a oportunidade de reencontrar David Luiz novamente em Stamford Bridge.
Na última temporada da Champions, o Chelsea eliminou o PSG na fase quartas de final após uma dramática vitória por 2-0 no jogo de volta, com um gol de Demba Ba quase no apagar das luzes. Por outro lado, em 2004, quando José Mourinho comandava o Chelsea na UEFA Champions League pela primeira vez, os Blues venceram facilmente por 3-0, em jogo realizado em pleno Parc des Princes. O PSG é atualmente o segundo colocado da Ligue 1, um ponto atrás do líder Marselha.
Shakhtar Donetsk
Os ucranianos garantiram a vaga na fase eliminatória da competição ao terminar em segundo lugar no Grupo H, atrás apenas do Porto. A equipe de Donetsk teve como auge da sua campanha, até agora, a vitória fora por 7-0 contra o BATE, um jogo onde Luiz Adriano marcou cinco gols. A equipe é recheada de brasileiros dentre eles o ex-gremista Douglas Costa, o ex-colorado Fred e o ex-galo Bernard.
Atualmente, o Shakhtar é o segundo colocado em seu campeonato nacional, cinco pontos atrás do líder Dynamo Kyiv. Chelsea e Shakhtar se enfrentaram na fase de grupos do torneio de 2012/13, com vitória dos Blues por 3-2 em Londres e derrota, dos então comandados por Rafa Benitez, por 2-1 fora de casa. Importante relembrar que o Shakhtar está mandando seus jogos em Lviv, mais de 600 milhas a oeste de Donetsk, devido ao conflito em curso na Ucrânia.