O Chelsea entrou em campo três vezes em outubro pelo campeonato inglês sub-18. O clube manteve o bom aproveitamento e ampliou seu saldo de gols em partida histórica contra o Aston Villa. Os blues sub-19 enfrentaram o Maribor, pela terceira rodada da UEFA Youth League e mantiveram 100% de aproveitamento na competição.
O Chelsea enfrentou o Norwich fora de casa, no início do mês. Aos nove minutos de jogo, os anfitriões saíram na frente com um gol de Jamal Lewis. A comemoração do Norwich não durou muito, pois Tammy Abraham foi derrubado na área pelo goleiro e converteu, ele próprio, o pênalti marcado. No fim do jogo Abraham marcou novamente, para garantir a vitória dos blues e somar 12 gols nesta temporadas em todas as competições.
Ficha Técnica
Chelsea: Jared Thompson; Josh Grant, Fikayo Tomori, Jake Clarke-Salter (c), Jay Dasilva; Ruben Sammut, Isaac Christie-Davies (Mukhtar Ali 71), Kyle Scott; Charlie Wakefield (Faiq Bolkiah 58), Tammy Abraham, Miro Muheim (Ike Ugbo h/t)
Substituições não utilizadas: Nathan Baxter, Cole Dasilva
Gols: Abraham (pen) 14, 82
Norwich: Aston Oxborough, Michee Efete, Louis Ramsey, Ray Grant (c), Nathan Fox, Toby Syme, Lewis Byrne-Hewitt (Harley Black 63), Kofi Boateng, Jake Simpson, George Couzens, Jamal Lewis
Substituições não utilizadas: Tom Walters, Marcus Beauchamp, Devonte Aransibia
Gol: Lewis 9
Chelsea vira pra cima do Aston Villa e se mantém no topo
A equipe do Chelsea recebeu o Aston Villa para defender o primeiro lugar na tabela. O time estava perdendo de 2 a 0 com 15 minutos de jogo. Porém, aos 16, os blues começaram a reagir com um gol de Boga. Com um gol de Abraham e outro de Boga, o Chelsea virou o jogo. Muheim e Solanke, duas vezes, marcaram para o Chelsea que levou o placar de 6 a 2 para o intervalo.
Logo no começo do primeiro tempo, Muheim marcou duas vezes para completar seu hat trick no jogo. Scot também deixou o seu no início do jogo. Com uma belíssima cobrança de falta, Boga marcou seu terceiro gol na partida. Abraham fez seu segundo gol e Ugbo entrou para finalizar a goleada de 12 a 2.
Ficha Técnica
Chelsea: Jared Thompson; Charlie Wakefield, Ruben Sammut, Jake-Clarke-Salter (c) (Ike Ugbo 78), Jay Dasilva; Kyle Scott, Isaac Christie-Davies, Mukhtar Ali (Miro Muheim 34); Tammy Abraham, Dominic Solanke, Jeremie Boga (Josh Grant 75)
Substituições não utilizadas: Nathan Baxter
Gols: Boga 16, 27, 73; Abraham 25, 81; Muheim 43, 54, 60; Solanke 45+3, 45+5; Scott 63; Ugbo 89
Aston Villa: Dylan Forth, Kodi Lyons-Foster, Corey Taylor, Jack Clarke (Alex Prosser h/t), Rory Hale, Easah Suliman, Harry Lewis (Jordan Cox), Harry McKirdy, Rushian Hepburn-Murphy, Khalid Abdo (c), Callum O’Hare (Jake Humphries)
Substituições não utilizadas: Charlie Bannister
Gols: McKirdy 11; Hepburn-Murphy 15
Desfalcado, Chelsea perde para o Brighton
A equipe sub-18 viajou para Brighton para mais um jogo do campeonato inglês sub-18. O time, que viajou sem alguns de seus jogadores, sofreu uma derrota de 2 a 1.
Joe Edwards fez quatro alterações na equipe que enfrentou o Aston Villa, já que Boga e Jay Dasilva se juntaram a equipe sub-21 e Solanke ficou no banco do time principal contra o Crystal Palace. O Chelsea começou perdendo. Isaac Christie-Davies empatou para os blues, mas o Brigton logo marcou o segundo e garantiu a vitória.
Christie Davies, que marcou o gol de empate contra o Brighton, assinou seu primeiro contrato profissional com o Chelsea.
Ficha Técnica
Chelsea: Jared Thompson; Josh Grant, Jake Clarke-Salter, Mukhtar Ali, Cole Dasilva (Trevoh Chalobah 60), Ruben Sammut, Isaac Christie-Davies, Kyle Scott, Charlie Wakefield (Mason Mount 67), Miro Muheim (Jacob Maddox 72), Ike Ugbo
Substituições não utilizadas: Nathan Baxter
Gol: Christie-Davies 48
Chelsea mantém aproveitamento de 100% na UEFA Youth League
O Chelsea sub-19 recebeu o Maribor, no jogo da terceira rodada da UEFA Youth League. O técnico Adi Viveash fez três alterações na equipe que goleou o Sporting por 5 a 0. Ruben Sammut e Jake Clarke-Salter iniciaram o jogo pela primeira vez nesta competição. Thompson continuou no gol, com Andreas Christensen e Ola Aina completando o restante da defesa. Charlie Colkett e Ruben Loftus–Cheek foram mantidos no meio-campo central, com Jeremie Boga e Alex Kiwomya retornando ao ataque da equipe. Izzy Brown foi capitão e Charly Musonda completa os onze iniciais dos blues.
Após troca de passes com Brown ainda no início do jogo, Boga abriu o placar para os anfitriões. No fim do primeiro tempo, nova jogada de Brown e Boga origina o segundo gol do Chelsea. Dessa vez, o francês chutou de fora da área e o goleiro Damjan Prineg do Maribor aceitou. Com a vitória, o Chelsea manteve 100% de aproveitamento na competição e pode assegurar a vaga nas oitavas se vencer o próximo jogo contra o próprio Maribor.
Ficha Técnica
Chelsea: Jared Thompson; Ruben Sammut (Charlie Wakefield 19), Andreas Christensen, Jake Clarke-Salter, Ola Aina; Ruben Loftus-Cheek, Charlie Colkett; Alex Kiwomya, Jeremie Boga, Charly Musonda (Kasey Palmer 60); Izzy Brown (c) (Ike Ugbo 78).
Substituições não utilizadas: Nathan Baxter, Isaac Christie-Davies, Kyle Scott, Mukhtar Ali
Gols: Boga 13, 45
Maribor: Damjan Prineg, Luka Uskokovic, Damjan Majanovic, Nik Lorbek (c), Deni Straus, Ziga Sostaric, Jan Grmek (Almir Mulalic 90+2), Anel Hajric (Timotej Polanc 81), Martin Kramaric, Jure Volmajer (Kobe Vid Bjedov 77), Nejc Rober
Substituições não utilizadas: Zan Flis, Ljubomir Moravac, Zan Babsek, Karic Sven Sostaric
Solanke ganha chance no time principal
O jogador, de 17 anos das categorias de base do Chelsea, fez o seu jogo de estreia em Stamford Bridge com o time principal. Solanke entrou na partida contra o Maribor, pela Liga dos Campeões. O jogador reconhece que a concorrência é muito maior no time principal, mas se diz feliz pela confiança de Mourinho nele.
“Didier, Diego e Loic me ajudam muito. Me dão várias dicas. Eles são grandes modelos para mim. Obvio que no time principal o nível é maior que nas categorias de base, então quando você sobe, você não pode se esconder (…)É muito bom que ele tenha fé em mim, na minha idade. Isso mostra que ali tem uma oportunidade e trabalhando com Mourinho, tenho apenas a melhorar. Se eu tiver uma chance, estarei muito feliz”.
Destaque
Tammy Abraham. O jogador segue como peça fundamental para o time. Marcou gols em momentos importantes das partidas e virou duas vezes para o Chelsea. Em outubro, o jogador assinou seu primeiro contrato profissional.